‍♀O que é massagem bucal? Benefícios e malefícios

0

A massagem facial escultural-bucal é uma das técnicas inovadoras sobre a qual você pode encontrar as análises mais controversas de cosmetologistas e pacientes que a experimentaram em si mesmos. A revisão de hoje explicará a essência do procedimento e as razões de sua eficácia, informará quanto custa uma sessão e o que procurar ao escolher um salão em que este serviço seja prestado.

O que é isso

A técnica é um estudo da musculatura da face e camadas profundas da epiderme, realizado simultaneamente de dentro da boca e de fora ao longo das linhas do queixo, maçãs do rosto e sobrancelhas. O termo é presumivelmente derivado do latim "bucca " - bochecha, ou do francês "bouche " - boca. Outro nome é sublingual, ou seja, massagem bucal. O forte efeito nos músculos e na pele causou uma violenta reação negativa entre os cosmetologistas. Até aquele momento, acreditava-se que era inaceitável a aplicação de técnicas de massagem de força no rosto, pois isso levava ao aparecimento de hematomas e diminuição do fluxo sanguíneo nas camadas profundas da epiderme. No entanto, a técnica de execução é verificada e elaborada de tal forma que após o procedimento, nenhum dano ou traço permaneça na face. A seguir, vamos considerar quais são os tipos de massagem bucal.

Escultural

A direção do movimento é de baixo para cima, do decote ao pescoço e queixo. Então eles trabalham:

  • Do queixo às aurículas de baixo para cima;
  • Da área do cordão da bolsa às aurículas, malhando as maçãs do rosto.

A testa é massageada do centro às têmporas e das sobrancelhas à linha do cabelo. Depois disso - movimentos na direção oposta, para baixo. Traços leves alternam com pressão intensa. As pregas nasolabiais, o queixo e a cana nasal se enrolam com movimentos deslizantes, agarrando a pele, como se os dedos levantassem e impulsionassem a onda formada pela pele de baixo para cima. Esse tipo de manipulação é projetado para trabalhar ao máximo os músculos que estão em repouso na maior parte do tempo e ceder mais rapidamente devido ao baixo envolvimento facial. O fortalecimento da circulação sanguínea ativa a estrutura muscular, fazendo-a "funcionar" corretamente, desempenhando uma função de suporte. O fluxo linfático e sanguíneo aumenta em todas as camadas do epitélio.

Vantagens:

  • Trabalho simultâneo de camadas profundas de tecidos da pele e músculos faciais;
  • Ao ativar o metabolismo do tecido, aumenta a produção de colágeno, a pele é endurecida;
  • Rejuvenesce o rosto.

Desvantagens:

  • Não, se a técnica for seguida.

Tecido profundo

É realizado das maçãs do rosto aos lábios, de cima para baixo, enquanto os pontos de junção dos músculos mastigatórios estão ativamente envolvidos. Ao mesmo tempo, as superfícies externa e interna das bochechas, gengivas e a área da bolsa ao redor da boca são massageadas. Mecanismo de ação: aumento do fluxo sanguíneo e linfático, pelo qual os tecidos e músculos da face ficam tonificados, saturados de oxigênio.

Para tonificar os músculos e dispersar a gordura subcutânea nas camadas profundas do epitélio, o massagista agarra o músculo facial com os dedos, puxando-o para fora. Antes do início da dor, volte à posição inicial. A manipulação é realizada alternadamente com todos os músculos.

Vantagens:

  • Ativa o fluxo sanguíneo e linfático, satura os tecidos com oxigênio;
  • Fortalece o metabolismo do tecido;
  • Elimina eficazmente as bochechas redondas, quebrando os depósitos de gordura em excesso.

Desvantagens:

  • Pessoas com baixo limiar de dor podem sentir desconforto.

O paciente não se depara com a questão de como escolher o tipo de massagem - a sequência e a combinação correta de manipulações são escolhidas pelo massagista individualmente. Principais critérios de seleção:

  • Características e tipo de pele;
  • Estado da epiderme;
  • A idade do paciente;
  • Efeito desejado.
Massagem bucal: fotos antes e depois do curso

Às vezes, a massagem interoral também é chamada de bucal, mas isso não é totalmente correto. A técnica de exposição difere da bucal em que as manipulações são feitas principalmente com a área da bolsa e com a área das bochechas por fora e por dentro, enquanto o método francês cobre todo o rosto, assim como pescoço e decote.

Uma abordagem não padronizada para o rejuvenescimento não cirúrgico foi proposta pela bioquímica e cosmetologista francesa Joelle Siocco, que dedicou mais de 30 anos ao estudo de técnicas cosméticas para preservar a juventude do rosto. A nova técnica de beleza da pele facial tem causado polêmica no mundo da cosmetologia, mas os resultados de pesquisas e testes confirmaram a eficácia do método. Ele é realmente capaz de se livrar das rugas desagradáveis ​​da zona do cordão da bolsa (nasolabial), apertar o oval do rosto que “flutuou” com a idade, enfatizar as maçãs do rosto e alisar os “pés de galinha” ao redor dos olhos.

A eficácia é garantida pelo cumprimento de várias condições:

  1. O procedimento deve ser realizado por profissional que tenha concluído cursos avançados no estudo da metodologia e técnica de sua implementação. Idealmente, esse especialista deve ter formação médica e compreender a mecânica muscular da face, bem como conhecer a estrutura e as articulações das fibras musculares.
  2. A sessão não dura mais que 40 minutos, enquanto a técnica é rigorosamente observada, caso contrário o rosto "reagirá" com hematomas e edema. O paciente assume a posição mais confortável para si: sentado, deitado ou reclinado.
  3. Todas as manipulações são feitas com luvas esterilizadas e com o rosto limpo.
  4. O curso deve ser de no mínimo 5 sessões, no máximo - 10. O tipo de massagem é atribuído durante o exame inicial do paciente. A quantidade é determinada pela esteticista individualmente no decorrer do trabalho. A reação dos músculos e da pele à terapia após as primeiras 2-3 sessões permite que você avalie objetivamente o resultado e as perspectivas de implementação posterior.

Algumas pessoas chamam o procedimento de aptidão facial, porque o mecanismo de ação lembra o treinamento físico ativo. Há muito está provado, tanto científica como empiricamente, que a atividade física permite manter o corpo em forma por muito tempo, retardando o processo de envelhecimento. O mesmo princípio se aplica à massagem sublingual: a estrutura muscular é tonificada, o que ativa os processos de regeneração, reinicia a produção de colágeno. Portanto, a eficácia é clara. Mas é tão inofensivo quanto afirmam os seguidores de Joel Ciocco?

Benefício e dano

Como qualquer procedimento, a técnica possui indicações e contra-indicações. Se você não o usar com contra-indicações, não fará mal. Nomeado para os seguintes problemas:

  • Perda de elasticidade da epiderme, que acarreta flacidez da pele, deterioração da tez e aparecimento de rugas miméticas no nariz e nos cantos externos dos olhos;
  • Enfraquecimento e flacidez da estrutura muscular, como resultado - oval "flutuante" da face, aprofundamento das pregas nasolabiais;
  • Desaceleração dos processos metabólicos da pele com a idade, provocando o acúmulo de gordura subcutânea (as bochechas aumentam e caem, aparece um segundo queixo);
  • Atrofia do músculo facial devido a doenças neurológicas.

Como regra, as primeiras 5-6 sessões são realizadas em intervalos de 2-3 dias (2 por semana). Além disso, a critério do massagista, o intervalo entre as sessões pode ser de uma a duas semanas.

A técnica também é prescrita para as seguintes condições:

  • Paralisia facial, incluindo após um acidente vascular cerebral, ou patologia do nervo facial - a técnica permite restaurar gradualmente o trabalho dos músculos faciais, parcial ou totalmente, e se recuperar mais rapidamente após uma doença;
  • Estado nervoso - neste caso, o mecanismo de ação é muito interessante.As experiências emocionais muitas vezes se refletem no rosto, esse processo é praticamente incontrolável. Em um estado de tensão nervosa, uma pessoa pode caminhar por horas com essa "máscara" sem perceber. Nesse caso, os vincos e rugas faciais são fornecidos. A massagem relaxará os músculos congelados em uma careta, o feedback funcionará: a careta é removida do rosto e a tensão nervosa que a causou retrocede automaticamente. Este método de "tratamento de causa por efeito" tem sido usado por muitos seguidores da medicina alternativa e dá resultados.

Recomendações da esteticista: não se apresse e marque sessões você mesmo. Para meninas com menos de 25-28 anos, essa técnica é irrelevante. O método é mais adequado para mulheres a partir dos 30 anos.

Durante este período, via de regra, ocorre uma desaceleração significativa dos processos metabólicos e de regeneração. Em alguns casos, quando o estado degenerativo está à frente do indicador de idade, as sessões podem ser prescritas em uma idade mais precoce, mas somente após exame por um cosmetologista.

Agora - em detalhes sobre contra-indicações. As sessões não são recomendadas para as seguintes condições:

  • Feridas e arranhões na pele e na mucosa das bochechas;
  • Neoplasias: herpes, verrugas, papilomas;
  • Erupções cutâneas alérgicas;
  • Malha capilar;
  • Hematomas;
  • Doença gengival;
  • Gravidez e lactação;
  • Oncologia.

Além disso, o procedimento pode não dar o efeito desejado e até prejudicar se a técnica não for seguida. Portanto, é necessário certificar-se de que o cosmetologista realmente conhece a técnica da massagem francesa e possui o certificado de formação adequado. Para evitar o menor erro na escolha de um especialista, será útil estudar todas as avaliações sobre ele antes de se inscrever, prestando atenção especial ao que os clientes estão reclamando especificamente.

Conselho do cosmetologista: não se pode economizar na massagem sublingual, porque neste caso o ditado do mesquinho que paga duas vezes é mais relevante do que nunca.

Salões econômicos provavelmente não conseguirão contratar um profissional de alto nível que domine a técnica de massagem bucal. Em primeiro lugar, porque um especialista com tais habilidades, boa reputação e formação médica não vai trabalhar em um salão de terceira categoria. Portanto, você não deve esperar uma prestação de alta qualidade deste serviço de um massagista em tal instituição.

Atuando em casa

A técnica pode ser dominada e executada em casa por conta própria, mas é necessário seguir estritamente o procedimento correto. A técnica específica complica a conduta independente: é difícil adaptar-se para massagear simultaneamente a boca por dentro e as bochechas - por fora. Para eliminar erros, você precisa estudar cuidadosamente a descrição do vídeo e a master class ministrada por Joel Siocco. O vídeo demonstra todas as etapas do procedimento passo a passo e explica em detalhes como fazer os dois tipos.

Conselho do cosmetologista: a primeira sessão não deve durar mais de 10 minutos. É importante!

A mesma regra se aplica no salão quando as manipulações são feitas por um profissional. O cosmetologista deve entender como os tecidos moles e os músculos reagem a certas manipulações, sem “entupi-los”, por assim dizer, com uma sessão completa.

Etapas no salão e em casa:

  1. Limpeza. Você pode usar uma luva cosmética especial feita de bucha ou análogo sintético, completa com uma espuma de limpeza ou sabonete. Você também pode usar um esfoliante para remover as partículas mortas da pele. Em seguida, o rosto é tratado com um anti-séptico (em casa, uma solução alcoólica de ácido bórico ou salicílico, ou uma loção de limpeza diária é adequada). Isso limpará completamente os poros da poeira e do excesso de sebo.
  2. Escovar os dentes, as gengivas e a língua é uma etapa necessária, já que a boca é o local menos higiênico do ser humano.
  3. Use luvas esterilizadas. Você pode comprar luvas cirúrgicas esterilizadas na farmácia a um preço de 18 a 500 rublos por par - a funcionalidade e as características são idênticas às luvas usadas no salão.Se desejar, você pode encontrar produtos por 1.000 rublos, mas vale a pena pagar a mais? Os produtos possuem apenas um material - látex especialmente processado.
  4. Massagear o rosto ao longo de linhas fisiológicas para que os músculos se aqueçam, fiquem mais plásticos e respondam melhor a futuras manipulações.
  5. Manipulações em técnica escultural e tecida profunda.
  6. Termine com tapinhas leves com a ponta dos dedos.
  7. Aplicação de hidratante ou óleo - o produto também é martelado com a ponta dos dedos, não esfregado.

Conselho da esteticista: o óleo deve ser natural, senão os poros ficarão entupidos com produtos químicos em vez de ficarem saturados de nutrientes. Isso pode provocar inflamação e supuração local.

Você também pode usar um gel ou hidratante de colágeno ou ácido hialurônico.

A chave do sucesso é a regularidade. Um efeito visível virá depois de um curso de procedimentos, que deve ser feito completamente para consolidar o resultado por um longo tempo.

Para melhorar a eficácia do procedimento, você precisa seguir uma série de regras:

  • É altamente recomendável não consumir álcool e nicotina 2 a 3 dias antes do procedimento;
  • Não há necessidade de se empanturrar 2 horas antes da sessão;
  • No dia marcado, é melhor abandonar o chá, o café e o álcool. É melhor aumentar a quantidade de água pura consumida - vai acelerar o metabolismo e as trocas intercelulares, acelerando a eliminação de toxinas do corpo em geral e dos tecidos da pele em particular;
  • Não há necessidade de se maquiar - o rosto é limpo antes da sessão, então não vale a pena perder tempo aplicando e desmaquilhando;
  • Durante o procedimento, você precisa relaxar - a tensão afetará os músculos faciais, será mais difícil trabalhar com eles, o efeito diminuirá;
  • Nos intervalos entre os procedimentos e após o curso, você deve usar regularmente cosméticos de suporte com colágeno e ácido hialurônico.

Importante! Sensações desagradáveis ​​e até uma leve dor nas primeiras 2-3 sessões são consideradas a norma. No entanto, se a dor tiver que ser suportada por um esforço de vontade, a sessão deve ser interrompida imediatamente. As fortes sensações de dor são um sinal seguro de que as manipulações são realizadas com uma violação da técnica de execução.

Resumindo, podemos destacar uma série de prós e contras da autoconduta.

Vantagens:

  • Economizando dinheiro (o preço médio por sessão é de 3.000 a 6.000 rublos nos salões com as melhores críticas e reputação);
  • Não há necessidade de se ajustar à programação do massoterapeuta.

Desvantagens:

  • A técnica correta é bastante difícil, principalmente porque nem sempre é conveniente enganchar os dedos na área desejada desde o interior da boca. O estudo e a reprodução correta das manipulações da massagem levarão algum tempo.

Agora, sabendo tudo ou quase tudo sobre massagem bucal, você pode ir com segurança à procura de uma advogada esteticista que possa limpar vários anos do seu rosto sem deixar rastros. E para evitar que voltem, lembre-se de cuidar bem da sua pele.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *