‍♀Como evitar a pele seca durante o aquecimento (principais recomendações)

0

Para as mulheres, um dos parâmetros mais importantes para a manutenção da beleza são os cuidados com a pele do rosto. Atenção especial deve ser dada a este fator na estação fria. Afinal, é então que aumenta a influência negativa dos fatores externos: as baterias e outros aparelhos de aquecimento secam o ar dos quartos. A falta de hidratação leva à pele seca, descamação, coceira, o que traz muitos minutos desagradáveis. A equipa editorial do site "bestx.htgetrid.com/pt/" propõe-se a conhecer as recomendações que irão prevenir os riscos de pele seca durante a estação de aquecimento.

Fatores que afetam a pele seca

O período de inverno é um verdadeiro teste para a pele das mãos e do rosto. É difícil dizer o que causa maior impacto negativo - geadas ao ar livre ou ar seco nas casas. Considerando que a maior parte do tempo durante a estação de aquecimento é gasto em ambientes internos, deve-se tomar cuidado para manter o nível de umidade no apartamento ou escritório.

Por que a pele começa a ficar vermelha e descascar de maneira especialmente intensa no inverno? No clima frio, o ar interno fica seco devido ao aquecimento. O nível de umidade cai para 20% e, em alguns casos, para 10%. Ao mesmo tempo, as normas deste indicador não devem ser inferiores a 50-70%. O ar seco desidrata rapidamente e envelhece a pele. Como resultado, aparecem sintomas negativos como vermelhidão, descamação e coceira. Tudo isso traz muitos minutos desagradáveis. Além disso, bactérias patogênicas podem entrar em microfissuras na pele, o que só agrava a situação.

Como prevenir a pele seca

Existem várias maneiras de criar o nível de umidade necessário. O suporte abrangente inclui várias direções ao mesmo tempo, projetado para proteger a pele do ressecamento excessivo no inverno.

Umidificação da sala

Já foi mencionado que no inverno a umidade do ar em apartamentos e casas é significativamente reduzida. A falta do nível de umidade exigido, pelo menos 40%, afeta negativamente os presentes e o meio ambiente. A pele e as mucosas do corpo ressecam, havendo riscos de doenças como sinusite e sinusite. Crianças pequenas são especialmente sensíveis ao ar seco, cuja imunidade é significativamente enfraquecida. Além disso, plantas e animais de estimação sofrem de falta de umidade.

Como conseguir a necessária umidificação do ar em uma sala com a influência ativa de dispositivos de aquecimento? A maneira mais fácil é comprar um umidificador ultrassônico. É praticamente silencioso, ajustado para gerar grande quantidade de vapor. Quando o aparelho está em funcionamento, o nível de umidade de uma sala média atinge seu valor ideal em poucos minutos. O custo do dispositivo, dependendo das características, funcionalidade e fabricante, varia de cerca de 5.000 a 15.000 rublos.

A atmosfera interna desejada pode ser alcançada sem nenhum custo adicional. Você também pode umidificar o ar usando meios improvisados ​​comuns.

Recipientes com água

A evaporação constante da umidade reduz a secura do ar.Para isso, basta colocar os recipientes com água próximos aos aquecedores. Podem ser vasos, tigelas ornamentais que funcionam como umidificadores. É importante não se esquecer de lavar os vasilhames periodicamente e trocar a água.

Ebulição

A água quente evapora ativamente, umidificando o ar ao longo do caminho. Você precisará ferver a água em uma panela ou chaleira e deixar a tampa aberta. O vapor umedecerá parte da sala por um tempo. Se adicionar algumas gotas de óleos aromáticos à água, o apartamento ficará adicionalmente repleto de cheiros agradáveis. Neste caso, não se deve esquecer das medidas de segurança e colocar os recipientes com água a ferver em local seguro.

Banheiro

Uma das opções mais simples para umidificar um apartamento é deixar a porta do banheiro aberta após o término do tratamento da água. Você também pode preencher previamente um banho quente. Os vapores de grandes quantidades de água cumprirão a tarefa de umidificar o ambiente.

Secando roupas

Uma ótima maneira de hidratar seu apartamento adicionalmente é secar suas roupas após a lavagem. Basta colocar secador com roupa lavada pela bateria. As coisas vão secar mais rápido, o ar ficará saturado com a umidade necessária. É importante lembrar que este método só é adequado para roupas bem lavadas e sem resíduos de detergente.

Umidificação mecânica

Para que o ar seco desapareça rapidamente da sala, é recomendável pendurar toalhas úmidas periodicamente nas baterias. Você também pode usar uma garrafa de água ou outro recipiente onde parte do tecido é colocada. Este projeto irá fornecer tecido hidratante contínuo e evaporação da umidade.

Ornamentos decorativos

Quer umidificar o apartamento e ao mesmo tempo manter a harmonia no interior? Para fazer isso, você deve prestar atenção a algumas soluções de design. Uma pequena composição na forma de uma fonte doméstica fornecerá umidade adicional ao ar, que é tão importante durante o período de aquecimento.

Ter um aquário no apartamento também ajuda a umedecer o ar. Não vale a pena plantar peixes especialmente. Essa ideia não pode ser chamada de racional. Mas se houver o desejo de decorar a casa com um aquário, então, além da percepção estética, os amantes da vida marinha têm a oportunidade de uma forma adicional de eliminar o ar seco.

Limpeza do quarto

Manter a limpeza do apartamento, em particular a limpeza úmida, ajuda a manter um nível confortável de umidade e remove o pó acumulado. Também é recomendado ventilar regularmente as instalações. Isso ajudará a eliminar o excesso de bactérias e a refrescar o ar.

No combate ao ar seco, é importante não esquecer que a umidificação excessiva pode ter um efeito negativo. Em ambientes internos, o nível de umidade não deve exceder 70%. Caso contrário, pode-se desenvolver mofo, que é um excelente fator para o desenvolvimento de patógenos e alergias. Além disso, é improvável que a umidade excessiva no quarto seja confortável para uma residência permanente.

Regime de bebida

Beber certa quantidade de água regularmente ajudará a manter o equilíbrio de fluidos no corpo. É melhor usar água potável limpa e sem gás. O consumo recomendado é de até 2,5 litros diários. Frutas e vegetais suculentos, como pepinos, melancias, tomates, frutas vermelhas, ajudarão não apenas a fornecer a quantidade necessária de umidade, mas também a saturar o corpo com as vitaminas e antioxidantes necessários, que são tão importantes para manter a pele jovem.

Cuidados com a pele

As partes mais vulneráveis ​​do corpo durante a estação de aquecimento são a pele das mãos e do rosto. São eles que sofrem principalmente de secura, descamação e irritação. Para garantir a hidratação contínua, uma série de regras simples devem ser seguidas periodicamente.

Procedimentos de água

A limpeza da pele é uma das principais condições da sua saúde. Não use água quente para lavar o rosto e as mãos. Lavar com água fria será muito mais útil. Ao mesmo tempo, é recomendável evitar detergentes agressivos, como sabões sólidos e géis. A melhor opção é sabão líquido ou óleo hidrofílico para lavar.Esses produtos são capazes de proteger a pele do ressecamento tanto quanto possível.

Em alguns casos, em vez de lavar o rosto, basta enxugar o rosto com um tônico ou loção.

Cosméticos

A diferença entre a temperatura ambiente e a externa não tem o melhor efeito sobre o corpo. O ressecamento interno e as geadas de inverno aumentam a sensibilidade da pele facial. A estação fria faz seus próprios ajustes aos procedimentos cosméticos. Como procedimentos matinais, recomenda-se nutrir a pele, não hidratar, pois quando você sai de casa, partículas de umidade se cristalizam e causam irritação.

No inverno, a melhor época para aplicar cosméticos hidratantes é à tarde. Nesta época do ano, recomenda-se o uso ativo de máscaras hidratantes, tônicos, loções corporais. Uma máscara de alginato é reconhecida como uma das mais eficazes. É um produto cosmético natural à base de algas. A substância incluída na máscara aumenta o tom da pele, retém a umidade e melhora o trabalho das propriedades protetoras da pele.

As máscaras de alginato estão lutando ativamente contra problemas como:

  • envelhecimento da pele;
  • processos inflamatórios;
  • descamação e ressecamento;
  • cicatrizes devido ao período de acne;
  • o aparecimento de redes vasculares;
  • manchas escuras.
máscara de alginato

As máscaras hidratantes com componentes de algina são consideradas universais, adequadas para todos os tipos de pele. Especialmente indicado para peles secas e envelhecidas. A frequência de aplicação de um produto cosmético no inverno é várias vezes por semana. Em alguns casos, é recomendado fazer um curso de 2 semanas com aplicação diária do componente. A máscara é fácil de usar não só no salão, mas também em casa. Quando aplicado no rosto, o produto endurece, transformando-se em uma grossa massa elástica. Após a aplicação junto com a máscara, as toxinas e substâncias nocivas são removidas da superfície da pele.

O cuidado das mãos não é menos importante. Para esses fins, cremes são adequados, os quais incluem óleo de espinheiro-mar, suco de babosa. A presença de ceramidas e fosfolipídios em cosméticos também é um fator importante. Uma fina camada de gordura que se forma na pele após a aplicação de cremes protege-a da evaporação do excesso de umidade, tão importante em ambientes secos.

Mas com fundos, cujos principais componentes são glicerina ou ácido hialurônico, você deve manuseá-los com cuidado. Em condições de baixa umidade sob o efeito dessas substâncias, a pele resseca ainda mais. Na hora de escolher os cosméticos, é importante atentar para a composição dos cremes. A composição ideal para o cuidado da pele no inverno é um baixo teor de glicerina e ácido hialurônico em combinação com gorduras.

Cosméticos decorativos

Por falar em cosméticos, também merecem destaque os cosméticos decorativos. Na estação fria, os cremes tonais desempenham funções protetoras, evitando, entre outras coisas, o ressecamento da pele.

Os preparados modernos contêm todos os componentes necessários para a hidratação e seu uso frequente é praticamente inofensivo. Óleos naturais, vitaminas, cera cosmética, ácido hialurônico incluídos na composição tonal evitam o ressecamento da pele e previnem o envelhecimento prematuro.

A consistência de uma base com efeito hidratante deve ser semelhante a creme azedo de espessura média. A estrutura viscosa evita a perda de umidade após a aplicação.

Removendo maquiagem

Na estação fria, em condições de aumento do ar seco, é melhor recusar desmaquilhantes agressivos, como espumas e géis. Eles removem perfeitamente até mesmo a maquiagem persistente, limpam bem a pele, mas ao mesmo tempo ressecam, interrompendo o equilíbrio natural da água.

Água micelar, leite e cremes especiais de remoção de maquiagem podem não ser tão eficazes, mas fazem um ótimo trabalho no cuidado da pele. Mas seu uso não destruirá o equilíbrio da água. Como esse procedimento deve ser realizado diariamente, deve-se escolher produtos de qualidade.

Água micelar

Água termal

Em condições de aumento do ar seco, não se deve descurar um remédio para a pele do rosto como a água termal. A composição mineralizada do líquido tem um efeito benéfico na camada externa da epiderme e é inclusive utilizada no combate a doenças dermatológicas. Finalidade da água termal:

  • hidrata a pele em ambientes secos;
  • alivia a irritação na pele, elimina a descamação;
  • estreita os poros;
  • normaliza o equilíbrio água-lipídio;
  • tonifica, remove os vestígios de fadiga;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • corrige a maquiagem e também limpa a pele após a maquiagem;
  • cria uma camada protetora evitando a evaporação excessiva de umidade.

O preço médio da água termal é de 500 a 600 rublos. É importante selecionar uma amostra para o seu tipo de pele. Cada opção possui uma composição mineral diferente. Para hidratação máxima, um produto com concentração de sal reduzida é adequado. Após a aplicação da água, um efeito maior será obtido se a umidade remanescente no rosto for enxugada com um lenço de papel.

A água termal pode ser usada antes da aplicação dos cremes, permitindo que a pele "respire". Pulverizar após a aplicação de cosméticos decorativos contribui para a durabilidade da maquiagem. Mas, neste caso, não é recomendável borrifar água diretamente no rosto. Você precisa borrifar água em uma pequena "nuvem" e entrar nela.

Para manter um equilíbrio ideal da umidade da pele, os procedimentos cosméticos podem ser realizados na seguinte sequência:

  1. Limpeza facial da pele. Por recomendação de cosmetologistas, é aconselhável usar água fria para a lavagem. Às vezes, basta limpar a pele com um tampão embebido em leite ou loção cosmética. Isso refrescará a aparência sem permitir que a umidade natural desapareça.
  2. Recomenda-se aplicar o creme nutritivo não antes de 40 minutos antes de sair. Os hidratantes devem ser usados ​​em uma sala de baixa umidade e antes de dormir.
  3. A água termal ajuda a manter o regime de água durante o dia, é uma ferramenta indispensável para uma longa estadia num escritório ou apartamento. Pulverizar o rosto até 3-4 vezes ao dia é permitido.
  4. Ao escolher cosméticos decorativos, deve-se prestar atenção à base com efeito hidratante. A camada de maquiagem aplicada protege a pele do ressecamento excessivo.
  5. De vez em quando recomenda-se fazer máscaras faciais com efeito hidratante.

Durante a estação de aquecimento, a umidade do ar interno é significativamente reduzida. Portanto, a pele facial requer cuidados adicionais. O equilíbrio hídrico necessário é mantido por uma série de fatores: o uso de cosméticos hidratantes nutritivos, o consumo de água potável e a umidificação mecânica do espaço. Se você conhece outras maneiras de proteger sua pele contra o ressecamento, escreva sobre isso nos comentários.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *