☕Qual é o melhor chá: uma revisão das melhores variedades de chá verde e preto

1

O chá é história, é tradição, é cultura, é filosofia e apenas uma bebida. Os editores do site "bestx.htgetrid.com/pt/" irão ajudá-lo a compreender a questão da escolha do chá.

Um pouco de historia

De acordo com a mitologia chinesa, o conhecimento de uma pessoa com o chá aconteceu mais de 2.000 aC. De acordo com outras fontes, o uso dessa bebida como medicamento começou no século 500 DC. Só podemos dizer com certeza que a pátria da tradição de beber chá é a China.

Até a primeira metade do século 19, quase todos os chás do mundo vinham da China.

A própria palavra “chá” veio da China para a língua russa - uma folha de chá preparada e seca no dialeto chinês do norte é pronunciada “cha”, e o nome da bebida produzida a partir dessa matéria-prima soa como “ch-a-i”. A mesma história com a palavra inglesa "Tea", é originária do sul da China, onde o nome do chá se pronuncia "te".

A cultura do chá na China, ao longo da longa história deste grande país, experimentou um declínio e um renascimento. Muitas tradições associadas à cultura de beber a bebida foram emprestadas por diferentes povos da China e ao mesmo tempo foram completamente esquecidas em sua terra natal. Por exemplo, a cerimônia do chá japonesa foi quase inteiramente emprestada da China, mas agora é posicionada como uma tradição puramente japonesa.

A turbulência política na China, as guerras, as revoluções e a atitude em relação às suas tradições como relíquias levaram à perda quase total das tradições do chá e à perda da posição de liderança do fornecedor de chá no mercado mundial. Desde a década de 70 do século XX, a cultura do chá na China vive uma nova fase de renascimento, mas não será fácil reconquistar a liderança na produção deste produto no mercado mundial.

Seria errado falar sobre chá e não falar sobre a Inglaterra.

A Inglaterra é o ancestral da tradição europeia de beber chá.

Desejando ganhar a independência da China no fornecimento de chá, a Inglaterra contribuiu para a disseminação da árvore do chá em muitas de suas colônias com um clima adequado para o cultivo desta planta. Assim, a árvore do chá apareceu na Índia, Sri Lanka, no continente africano na República do Quênia. Após a independência, muitos países obtiveram bons rendimentos com o comércio do chá, graças a processos de produção e canais de distribuição bem estabelecidos no passado colonial.

O arbusto de chá também é cultivado na Rússia, no Território de Krasnodar, bem como na Geórgia e no Azerbaijão. E isso também é resultado da tentativa do Império Russo de ter seu próprio chá e não depender do fornecimento de matéria-prima da China. A tradição de beber chá na Rússia é menos regulamentada e não tão pretensiosa do que na Inglaterra (que é apenas a tradição das "cinco horas"), mas em certo sentido é ainda mais forte. Uma festa com um samovar no centro da mesa, com pastéis, mel, geléia, aos poucos, durante uma simples conversa, não era sinal de riqueza ou de pertencimento a alguma classe, mas era dado como certo o fim de um bom dia de trabalho.

Devido às condições climáticas, a árvore do chá no Império Russo demorou muito para criar raízes, e somente no final do século XIX e início do século XX foi possível encontrar uma variedade de planta mais ou menos adaptada. Já na URSS, nos anos do pós-guerra, o trabalho dos criadores foi coroado de sucesso e foram obtidas variedades que não só são capazes de resistir a geadas por um curto período de até -25 ° C, mas também fornecem matéria-prima para a produção de uma bebida de muito boa qualidade. Cultivar um arbusto de chá ao norte do Território de Krasnodar é possível, mas não é comercialmente viável.

O que é chá

Anteriormente, esse era o nome de uma bebida produzida ou produzida a partir de uma folha previamente preparada de camélia chinesa.

Na interpretação moderna, esse é o nome de uma bebida produzida a partir de qualquer material vegetal. Regra geral, o nome desses chás é acrescentado ao nome da planta ou dos produtos a partir dos quais é preparado, por exemplo, "Chá Rooibos", "Chá de camomila", "Chá de hortelã-pimenta", "Frutas" ou "Chá de bagas".

Antes de me deter um pouco mais em cada tipo de bebida, alguns fatos sobre o chá em geral devem ser observados.

  1. Todos os tipos de chá são folhas, botões, brotos da mesma planta - camélia chinesa. Todas as diferenças residem no momento da coleta, em que partes da planta são coletadas e na posterior preparação do material coletado.
  2. O chá, a princípio, não pode ser muito barato, já que há muito trabalho manual em sua produção. Folhas, botões e brotos de chá são colhidos principalmente à mão. As tentativas de mecanização desse processo levaram a uma diminuição da qualidade do produto acabado, a tal ponto que a mecanização da coleta do chá praticamente não é utilizada.

Um pouco sobre o processo produtivo

A produção consiste em várias etapas.

Coleção de folhas de chá. Diferentes partes da planta são colhidas para diferentes tipos de chá. Podem ser apenas botões de folhas ou uma ou duas folhas jovens, rebentos jovens com folhas já em flor, terceira, quarta e quinta folhas maduras no rebento. A colheita é realizada em diferentes épocas do ano, em diferentes horas do dia e em diferentes condições climáticas. Tudo isso, em última análise, tem um grande impacto no sabor e no aroma do produto final.

Após a colheita, ocorre a secagem, na qual a folha de chá perde um pouco de sua umidade e amolece.

O próximo passo é rolar repetidamente a folha de chá manualmente ou mecanicamente. Como resultado da torção, o suco é liberado.

Então começa o processo de oxidação enzimática, ou, como também é chamado de outra forma, fermentação. Como resultado, o amido contido no suco se decompõe em açúcares e a clorofila em taninos. Ao mesmo tempo, as catequinas são convertidas em tioflavina e thearubigina, que são laranja e marrons. O grau de fermentação da raposa depende da duração do processo.

Para diferentes tipos de chá, o grau de fermentação é diferente:

  • Para verde, branco, amarelo - o estado de oxidação atinge de 3 a 12 por cento;
  • Preto - quase completamente oxidado - cerca de 80 por cento;
  • Oolong tem um estado de oxidação de 30-70 por cento;
  • Pu-erh inicialmente tem um estado de oxidação semelhante ao do chá verde, mas à medida que envelhece, o grau de fermentação aumenta. Grosso modo, o processo de fermentação do puer é constante.

A última etapa da preparação da folha de chá é a secagem forçada a uma determinada temperatura, que permite interromper o processo de fermentação. Em seguida, são realizados a triagem, o corte, se necessário, e a embalagem do produto acabado.

Que tipo de chá acontece

Existem duas variedades de árvore do chá

  • Camellia sinensis var. sinensis - variedade chinesa (chá chinês, japonês, vietnamita, georgiano e outros);
  • Camellia sinensis var. assamica - variedade assamesa (chá indiano, ceilão, queniano).

Todas as outras árvores de chá são híbridas.

Por origem, o chá pode ser

  • Chinês;
  • Indiano;
  • Ceilão;
  • Queniano;
  • Japonês;
  • Coreano;
  • Vietnamita;
  • Etc.

A China detém atualmente cerca de 25% do mercado mundial de chá. Todas as espécies existentes são produzidas na China, mas a maior parte da produção é verde.Além disso, apenas a China produz um chá amarelo. Deve-se observar que os chás verdes são populares principalmente nos países asiáticos. Todo o chá na China é feito com folhas de espécies de árvores chinesas. Muitos chás aromatizados são produzidos, mas os próprios chineses preferem a bebida em sua forma pura, acreditando que aditivos com sabor e aroma estranhos apenas estragam o sabor da bebida. Quase todo o produto feito na China é folha sólida.

A Índia é o segundo maior fornecedor de chá para o mercado mundial. Os volumes de produção excedem significativamente o consumo doméstico. Basicamente, abastecem o mercado com variedades pretas de chá cortado ou granulado, que em suas características gustativas são consideradas melhores que as chinesas, mas inferiores a elas no aroma. A maior parte da matéria-prima é derivada do arbusto de chá assamês. A mistura é ativamente usada para alcançar a estabilidade do sabor e do aroma da variedade. Variedades verdes de chá indiano têm pouca demanda no mundo e são vendidas principalmente para países vizinhos.

O chá do Ceilão (produzido pelo Sri Lanka) ocupa cerca de 10% do mercado mundial. Apenas o chá assamês é cultivado. Chá preto de muito boa qualidade proveniente de plantações alpinas. Também são produzidas variedades verdes.

O Quênia em anos diferentes ocupou o terceiro-quarto lugar em termos de volume de oferta do produto ao mercado mundial, apesar de o consumo interno dessa bebida ser pequeno. Produz-se apenas chá preto, em maior quantidade, de qualidade não muito elevada, com alto grau de extrato e sabor picante, que é utilizado posteriormente para blends e liberação de produtos embalados. Existem variedades quenianas de grande altitude que não são inferiores em qualidade às do Ceilão e da Índia.

No Japão e na Coreia produzem o seu próprio chá verde em pequenos volumes, com tradições próprias, segredos de tecnologia, com sabor e aroma únicos. Mas o produto desses países é bastante caro.

Em muitos países do mundo, onde as condições climáticas permitem, eles plantam e produzem seu próprio chá, mas, via de regra, ele vai apenas para o mercado interno e é pouco representado fora desses países.

Pelo tipo de folhas secas, o chá pode ser:

Baykhovy (solto):

  • Frondoso (grande);
  • Quebrado ou quebrado (médio);
  • Sementeira ou migalha (pequena).

Pressionado:

  • Tijolo;
  • Ladrilhado;
  • Comprimido.

Extraído (solúvel).

O chá, como produto acabado, é dividido nos seguintes tipos:

  • Verde;
  • Preto (na China é chamado de "chá vermelho");
  • Oolong;
  • Puer;
  • Branco ou prateado;
  • Chá amarelo.

Agora um pouco mais de detalhes sobre cada espécie.

Chá verde

O tipo de chá mais popular na Ásia (China, Japão, Coréia, Vietnã). O seu custo, em maior medida, depende da matéria-prima de que é feita - as matérias-primas das folhas novas são mais caras do que as maduras, simplesmente porque são menos e o ambiente influencia mais a qualidade das folhas novas.

Normalmente, o chá verde não é cortado. Após a colheita, a folha é fixada preliminarmente com vapor, a fermentação não pode ser realizada ou ocorre em dois dias, após o qual a folha é seca. Quando seco, apresenta uma cor verde escura.

É fermentado à taxa de 1 colher de chá de matéria-prima por 1 xícara a uma temperatura de água de 65 ° C a 90 ° C. Infundido de 30 segundos a 2-3 minutos. Quando pronto, a raposa do chá se abre. A infusão é amarelo palha ou verde com um aroma herbáceo pronunciado. O sabor é ácido, pode ser ligeiramente doce com um amargor ligeiramente pronunciado. Sabor residual. Após o consumo, permanece uma agradável sensação de frescura.

Tem um efeito revigorante. Não é recomendável adicionar açúcar ou mel. Combinação muito interessante com menta, limão, lima ou laranja. Pode ser diluído com leite. Brew 2-3 vezes em um curto período de tempo. Pode ser consumido fresco (principalmente com suco de limão).

Existe chá verde que é praticamente transformado em pó. É encontrada principalmente no Japão e na Coréia. Dissolve-se muito rapidamente na água, deixando um leve sedimento, e é utilizado como aditivo em sorvetes ou massas para dar sabor e cor do chá verde ao produto final.Também é usado como chá instantâneo, embora não seja. Recentemente, a bebida Green Latte está ganhando popularidade - chá verde com leite e espuma de leite batido.

Uma grande quantidade de pesquisas foi realizada para estudar os benefícios do chá verde para o corpo humano.

Pode-se argumentar sem sombra de dúvida que o chá verde é uma das bebidas mais saudáveis.

Melhor Chá Verde

Matcha de arte orgânica

O chá verde japonês Matcha (Matcha) é tradicionalmente usado na clássica cerimônia do chá japonesa. As folhas secas são moídas e transformadas em um chá praticamente solúvel. Atualmente, é usado ativamente como suplemento culinário.

O preço médio da Organic Art Matcha é de 580 rublos por 50 gr.

Chá Verde Orgânico Art Matcha

Mlesna

Chá verde de folhas grandes de alta qualidade, produzido de acordo com a tecnologia tradicional chinesa. Tem um gosto azedo. A infusão é transparente, de cor verde-amarelada.

O preço médio do chá verde Mlesna é de 672 rublos por 200 gr.

Chá verde de folhas grandes de Mlesna

Maitre Assorted Whole China em bolsas

Apesar de se tratar de um saquinho de chá, graças a ele é possível ter uma ideia de toda a variedade possível de sabores e aromas do chá verde chinês de diferentes províncias, produzido com algumas diferenças de tecnologia. Posteriormente, você pode dar sua preferência a uma determinada variedade e comprá-la apenas.

Preço médio de Assorted Maitre All China em sacolas - 97 rublos por 25 sacas.

Saco de chá verde completo Maitre

Chá verde com aditivos

Existem muitas variedades de chá verde com aditivos, mas podemos recomendar algumas, as mais interessantes e harmoniosas.

Em primeiro lugar, claro, chá verde com jasmim. Não menos interessante é a mistura de chá verde com sementes de lótus. E para um lanche, um pouco exótico, mal representado no mercado russo - este é o chá verde com arroz frito. A infusão deste chá é um pouco turva e nutritiva, devido ao amido contido no arroz, e irá permitir-lhe não só revigorar, mas também refrescar ligeiramente. É verdade que a sensação de fome pode permanecer.

Chá Verde com Melhor Sabor

Dragão negro com jasmim

A versão clássica do chá verde com flores de jasmim. Recomenda-se a fermentação com água a uma temperatura não superior a 85 ° C para preservar o aroma de jasmim.

O preço médio do Black Dragon com jasmim é de 126 rublos por 100 gr.

Chá Verde Dragão Preto com Jasmim

Bules Chá do Fazendeiro B`Lao lotus

A indústria do chá no Vietnã está ganhando impulso. O chá verde deste país é menos forte do que o chinês. O perfume discreto do lótus não estraga, pelo contrário, complementa o aroma e o sabor da bebida. Final de boca muito agradável conferindo uma sensação de frescura.

O preço médio do chá verde Teapins Farmer`s Tea B`Lao lotus é de 359 rublos por 100 gr.

Chá verde Teapins Chá do fazendeiro B`Lao lotus

Greenfield Classic Genmaicha em pirâmides

Uma forma barata de se familiarizar com um tipo interessante de chá. O sabor do arroz frito é muito harmonioso com o chá verde.

O preço médio do Greenfield Classic Genmaicha em pirâmides é de 69 rublos por 20 pirâmides.

Greenfield Classic Genmaicha chá verde em pirâmides

Chá preto

É feito das mesmas matérias-primas que o verde. Depois de enrolada, a folha passa por um longo processo de fermentação, de duas semanas a um mês, após o qual o processo de oxidação da folha é interrompido por secagem em fornos. Quando secas, as folhas de chá são marrom-escuras, às vezes quase pretas.

É fermentado na proporção de 1 colher de chá de matéria-prima por 1 xícara + 1 colher de chá de chá para o bule. Antes de preparar cerveja, é recomendável despejar água fervente sobre o bule. É enchido com água a 95-100 ° C, infundido por 3-5 minutos. A infusão preparada pode ser diluída com água fervente até a concentração desejada.

O chá preto não é refeito.

A cor da infusão é de castanho claro a escuro saturado com tons avermelhados. O aroma - de um cheiro simples, semelhante a um leve cheiro de agulhas fumegantes, a rico, intenso, com pronunciadas notas florais e frutadas. O sabor é ácido, sem amargor, do simples ao rico, com um final adocicado.

Vai bem com quase todos os aditivos - hortelã, limão, lima, leite, creme, açúcar, mel, frutas, bagas.Mas existem variedades que são simplesmente uma pena complementar com alguma coisa. Quase todos os tipos de chá preto são misturas. Isso é feito para obter os melhores resultados em termos de força, sabor e aroma.

O chá preto contém mais cafeína do que o café e tem um forte efeito energizante.

Melhor Chá Preto (produtores)

Twinings Ceilão pekoe laranja

Chá preto caro de excelente qualidade de um dos mais antigos produtores ingleses. A empresa Twinings produz chá desde 1706 e sabe muito sobre isso. Desde 1837 é fornecedor da corte real. Vale a pena tentar até mesmo para ter algo com que comparar. Infusão de força média, cor rica, muito densa, pleno sabor e aroma.

O preço médio do Pekoe de laranja Twinings Ceilão é de 900 rublos por 100 gr.

Twinings Ceilão laranja pekoe chá preto

Greenfield Kenyan Sunrise

Chá não muito caro de boa qualidade feito na Rússia. Possui uma rica cor de infusão. O aroma não é muito forte, mas é mais do que compensado pelo rico sabor azedo.

O preço médio do Greenfield Kenyan Sunrise é de 88 rublos por 100 gramas.

Greenfield Kenyan Sunrise Black Tea

Folha azercay

Excelente chá do Azerbaijão. Uma combinação de força, sabor e aroma por muito pouco dinheiro. Notas frutadas no paladar. O aroma é floral de mel.

O preço médio da folha Azercay é de 91 rublos por 100 gr.

Folha de chá preto azercay

De todos os tipos de chá preto, gostaria de destacar especialmente duas variedades de chá chinês, eles são Keemun e Lapsang Souchong.

Gutenberg Keemun OU vermelho com pontas douradas

Chá da província chinesa de Anhui. A infusão de chá fermentado tem uma cor vermelha rica, sabor e aroma ricos e um gosto final agradável.

O preço médio do Gutenberg Keemun OR tinto com pontas de ouro é de 391 rublos por 75 gr.

Chá preto de Gutenberg Keemun OU tinto com pontas douradas

O Keemun tem uma cor avermelhada escura e profunda quando fabricado. A bebida é muito aromática, com um sabor e sabor rico.

Dilmah t-Series Lapsang souchong

Dilmah é uma marca do Sri Lanka, fundada em 1988. Hoje é a sexta maior marca de chá do mundo. O chá desta marca é acessível, sendo o Lapsang souchong uma rara exceção.

O preço médio do souchong Dilmah T-Series Lapsang é 1290 rublos por 100 gramas.

Dilmah série t Lapsang souchong chá preto

O Lapsang Souchong é preparado de uma maneira especial. Quando secas, as matérias-primas do chá são fumigadas com fumaça de agulhas de pinheiro queimando, o que dá ao chá acabado um aroma ácido de fumaça de pinho e um gosto residual ligeiramente alcatroado.

Os benefícios do chá preto não são menos do que os verdes. Ele aumenta a imunidade, revigora, contém muitos oligoelementos benéficos, é um bom antioxidante, mas todas as suas propriedades benéficas permanecem por várias horas após a preparação. É por isso que se recomenda beber uma bebida acabada de fazer.

Oolong

Chá semi-fermentado. Para sua produção, são utilizadas folhas maduras suculentas coletadas de árvores maduras. Após murchar, as folhas são enroladas e encaminhadas para a fermentação. O processo de fermentação leva de 2 a 3 dias. Nesse período, a cada hora as folhas são mexidas e amassadas, tentando não quebrar. Isso é feito para que não toda a folha seja fermentada, mas apenas suas bordas. Depois de atingir um grau de fermentação de 50 por cento, ela é interrompida por aquecimento e secagem.

Oolongs são produzidos apenas em folhas inteiras. Graças a essa tecnologia, o chá oolong tem as propriedades do chá verde e preto ao mesmo tempo. O chá Oolong é fermentado como o chá preto, na proporção de 1 colher de chá de chá para 1 xícara + 1 colher de chá de chá para o bule, mas a uma temperatura da água mais baixa, cerca de 90 ° C. Oolongs pode suportar a fermentação repetida, de acordo com algumas fontes, de 7 a 15 vezes. Durante a infusão, a folha se abre e tem uma aparência característica - as bordas da folha são escuras e o meio é verde. É esta característica que torna difícil a falsificação deste chá. A infusão, dependendo do grau de fermentação, pode ser de âmbar a vermelho intenso.

O chá Oolong é o chá mais aromático. Seu aroma contém notas herbáceas e frutadas e aromas florais. O sabor é encorpado, ligeiramente herbáceo, com um final de boca adocicado e um final de boca típico de chás pretos.

O chá Oolong tem um teor de cafeína mais alto do que o chá verde.

Melhor Oolong

Confucius Milk Oolong

Uma variedade oolong muito popular na Rússia. Difere nas notas de sabor que lembra o chá verde com leite. A infusão é densa, não amarga, de cor amarela.

O preço médio do Confucius Milk oolong é 180 rublos por 65 gramas.

Oolong Confucius Milk Oolong

Folha Tien-Ren Tie Guan Yin Oolong

Um chá oolong chinês fracamente fermentado, com um sabor doce e um final de boca longo e agradável.

O preço médio da folha Tien-Ren Tie Guan Yin Oolong é de 293 rublos por 100 gr.

Folha Oolong Tien Ren Tie Guan Yin Oolong

Plum Snow Da Hong Pao

Oolong chinês altamente fermentado, contendo uma grande quantidade de vitaminas e minerais. A cor da infusão é castanha com notas de chocolate no palato.

O preço médio do Plum Snow Da Hong Pao é de 212 rublos por 100 gramas.

Oolong Plum Snow Da Hong Pao

Puer

Este tipo de chá pode ser muito caro dependendo do período de envelhecimento. Este é um chá pós-fermentado. As folhas de chá coletadas, trazidas ao nível de chá verde, sofrem fermentação microbiana sob a influência de fungos Aspergillus acidus.

Quando o envelhecimento natural é realizado, a fermentação neste chá continua constantemente e resulta no chá Shen Puer.

O chá Sheng pu-erh adquire suas qualidades especiais após 2 a 3 anos e, de acordo com especialistas, torna-se especialmente valioso após 10 a 20 anos, desde que seja armazenado corretamente. Sheng pu-erhs com 40 anos ou mais são colecionáveis ​​e raramente são encontrados à venda.

Quando o envelhecimento acelerado (artificial) é realizado, a variedade Shu Puer é obtida. A tecnologia de envelhecimento acelerado foi desenvolvida há relativamente pouco tempo, em 1973, mas nenhuma química adicional é usada, apenas que são criadas condições favoráveis ​​para o fungo no qual o processo de fermentação é acelerado. Apesar de a fermentação ocorrer neste chá constantemente, suas propriedades e qualidade não mudam significativamente com o tempo.

O chá pu-erh está à venda principalmente prensado, mas recentemente apareceu o shu pu-erh solto.

Para fazer cerveja, você precisa de 4 a 6 gramas de chá pu-erh por 100 a 150 mililitros de água. Se você usar pu-erh prensado, antes de fazer a cerveja, é recomendável despejar com água fervente para remover a poeira e triturá-la. Pu-erh é preparado com água fervente e infundido por vários segundos. Pode ser refeito em até 10 vezes, cada vez aumentando o tempo de infusão em alguns segundos.

Existe outra maneira de fazer pu-erh. O chá é infundido por vários minutos e a infusão repetida não é possível mais do que 1-2 vezes. Isso confere à infusão uma cor, sabor e aroma mais ricos. A cor da infusão pode ser de vermelho profundo a quase preto. O sabor contém notas de nozes e amadeiradas, além de um sabor de caramelo. Na boca é agradável, com ligeiro amargor. O sabor depende muito da qualidade das matérias-primas utilizadas para a produção. Não é recomendável adicionar açúcar, pois estraga o sabor do pu-erh. Devido ao seu forte efeito revigorante, recomenda-se que o chá seja consumido de manhã.

Melhor Puerh (produtores)

Sheng Puer Tocha 100 g "Jia-Ji" (Fab. Xiaguan, 2017)

Puerh da província de Yunnan. Infusão de sabor suave e aroma floral-frutado. O gosto final é duradouro, adocicado.

O preço médio do Shen Puer tocha 100 g "Jia-Ji" (Fab. Xiaguan, 2017) é de 529 rublos / 1 tocha.

Sheng Puer Tocha 100 g "Jia-Ji" (Fab. Xiaguan, 2017)

Shu Puer Chen Tai, fábrica de Menhai Liantai, 2013, tocha, 100 gr.

Infusão de Shu Puer Chen Tai, cor rubi escura. O aroma contém chocolate e notas frutadas. Sabor e final de boca com agradável amargor.

Preço médio de Shu Puer Chen Tai, fábrica Menhai Liantai, 2013, tocha, 100 gr. - 305 rublos / 1 ponto.

Shu Puer Chen Tai, fábrica de Menhai Liantai, 2013, tocha, 100 gr.

chá branco

Um dos tipos de chá mais caros. Para a sua produção, retire as folhas superiores, quase desabrochando, ou os botões das folhas (tipsu), pubescentes com pelos brancos prateados (baicha). É por isso que o chá é chamado de branco. A colheita é feita no início da manhã com bom tempo ensolarado. As folhas recolhidas não são enroladas, submetidas a uma fermentação mínima ao sol e secas na estufa.

O chá branco é preparado na proporção de 1 colher de chá por 1 xícara com água quente a uma temperatura de cerca de 80 ° C e infundido por 4-6 minutos. A infusão de chá branco é verde-amarelo, ligeiramente mais escura do que o chá verde. O aroma é muito sutil. Notas florais estão presentes. O sabor é doce com um ligeiro amargor, deixa um agradável final de boca adocicado.

Não é recomendável adicionar açúcar, mel, leite ou qualquer outra coisa ao chá branco.

Você pode adicionar água ao bule várias vezes enquanto bebe em um curto período de tempo. A cada infusão subsequente, é necessário aumentar o tempo de infusão. Quando fermentado novamente, o amargor praticamente desaparece. A fermentação repetida pode ser continuada até que o sabor da bebida seja completamente perdido, em média não mais do que 2-3 vezes.

Fala-se muito sobre os benefícios do chá branco, pois carrega o poder de um rim que desperta. Também é chamado de "elixir da imortalidade".

Principais fabricantes de chá branco

Sachê Twinings Pure White

Sacos de chá de elite? E o preço não é muito diferente do preço do chá preto. Resta apenas contar com o nome do fabricante.

O preço médio do Twinings Pure White em sacos é de 243 rublos por 20 sacos (30 gr.).

Sachê Twinings Pure White

Pontas de prata do Ceilão Dilmah série t

Mais parecido com a verdade, principalmente porque os produtos Dilmah, apesar da excelente qualidade, estão em uma categoria de preço inferior aos produtos Twinings. Caro!!! Mas depende de você.

O preço médio do chá branco com pontas de prata Dilmah Série t Ceilão é de 2990 rublos por 40 gr.

Pontas de prata do Ceilão Dilmah série t

Chá amarelo

O chá amarelo é feito apenas na China. Sua principal característica é que apenas botões não abertos são levados para sua fabricação. As matérias-primas são colhidas apenas com bom tempo, quando não há orvalho e excesso de umidade. Somente rins densos saudáveis ​​são arrancados.

Os botões coletados definham em pergaminhos, sacos de pano ou montes por cerca de três dias. O processo de fervura é cuidadosamente controlado, pois é a base para o futuro sabor do chá. O chá é então seco e pronto para beber.

O chá amarelo é preparado na proporção de 3 gramas por 150 mililitros de água. A água da fermentação deve estar na faixa de 65-85 ° C, a água fervente matará o sabor do chá amarelo. A infusão é de cor âmbar-amarelada, transparente com sabor levemente adocicado. O aroma contém notas esfumaçadas inerentes apenas a este tipo de chá.

Por muito tempo, o uso do chá amarelo foi privilégio do imperador e da alta nobreza, o segredo de sua produção foi cuidadosamente escondido dos estrangeiros e a divulgação do segredo do chá amarelo foi severamente punida.

Benefícios do chá amarelo: O rim fechado é rico em oligoelementos, aminoácidos, vitaminas e óleos essenciais, razão pela qual é um bom agente imunoestimulante.

O mais popular é Di Maestri Deluxe Yellow Tea Yellow Buds da Montanha Huo Shan, seu preço médio é de 890 rublos por 50 gr.

Di Maestri Deluxe Yellow Tea Yellow Buds da Montanha Huo Shan

Algumas palavras sobre os perigos do chá

Muitas pesquisas estão sendo feitas sobre os benefícios dessa bebida, nenhuma delas está passando para descobrir os danos causados. Não vamos cavar fundo, vamos tentar considerar apenas os fatos óbvios.

  1. O chá não deve ser consumido em grandes quantidades por crianças e gestantes, pois contém cafeína, que estimula o sistema nervoso central. Também não deve ser utilizado por pessoas alérgicas às substâncias contidas nas matérias-primas.
  2. A folha de chá absorve muito bem não só odores estranhos, mas também quaisquer outras substâncias, portanto, para que o produto não se torne nocivo, deve ser armazenado em recipientes lacrados longe de produtos químicos, venenos e simplesmente substâncias de cheiro desagradável.
  3. O chá e no processo de crescimento absorve tudo o que é útil e prejudicial ao redor, portanto, a pureza ecológica do local de seu crescimento é muito importante.
  4. O chá feito em violação da tecnologia (contaminado com microorganismos estranhos, fungos, secado em excesso) pode ser perigoso. E nem sempre um preço alto é garantia de alta qualidade. Fabricantes renomados prezam sua reputação. Mas sem risco - sem prazer! Afinal, você pode encontrar um verdadeiro tesouro da arte do chá de um fabricante completamente desconhecido (é como comprar uma pintura de um artista de rua).
  5. Bem, o dano mais óbvio de beber chá é que ele realmente afeta a cor do esmalte dos dentes. Isso se deve aos taninos contidos na bebida.

A propósito - o efeito do chá na cor da pele não foi comprovado !!!

Escolha o seu chá e divirta-se. Desfrute de beber chá!

1 COMENTÁRIO

  1. A primeira vez que ouvi falar do chá amarelo, terei que tentar. Normalmente pego verde, tonifica e remove as toxinas. Melhor, claro, folha, cerveja, mas quando não dá tempo, então vai servir em sacos)))

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *