💊Melhores antibióticos para otite média para 2020

0

A inflamação do ouvido médio ou otite média é uma doença bastante comum entre as crianças. Como a doença pode causar complicações, antibióticos podem ser usados ​​para tratá-la. Os editores do site "bestx.htgetrid.com/pt/" prepararam para você uma visão geral dos melhores antibióticos para o tratamento da otite média até 2020.

O que é otite média

Na otite média, qualquer parte do ouvido pode ficar inflamada; no entanto, na maioria das vezes, é uma inflamação do ouvido médio. Mas a parte externa também pode ser afetada.

O curso da otite média pode ser bastante difícil. Por exemplo, com febre e forte dor aguda ou latejante. Essas sensações são difíceis de suportar não só para as crianças, mas também para os adultos. Como a inflamação pode causar complicações, antibióticos são usados ​​para tratá-la. A forma de liberação pode ser qualquer, desde gotas a comprimidos e injeções.

Apenas um médico pode prescrever esses medicamentos, mas é melhor sempre ter um medicamento assim disponível para que, nesse caso, você possa ajudar rapidamente.

Na maioria das vezes, essa doença ocorre na infância, pois o canal auditivo ainda não está totalmente formado. Vale lembrar que na maioria dos casos não é uma doença independente, mas é uma consequência, após o curso de doenças infecciosas.

Sintomas

Caso seu filho ainda não esteja falando, você pode saber sobre o início da doença pelos seguintes sinais:

  • Caprichos;
  • Grunhido constante do ouvido;
  • Recusa em comer;
  • Recusa de sono.

Caso a criança fale, ela mesma pode lhe contar sobre a dor nessa área.

Para testar suas suposições, você pode aplicar pressão na cartilagem protuberante da orelha, em ambas as orelhas. Se neste momento o bebê gritar ou começar a ficar caprichoso, procure um médico.

Existem vários outros sintomas que podem ocorrer com a inflamação do ouvido interno:

  • Febre
  • Mal-estar geral e fraqueza;
  • Descarga do ouvido;
  • Problemas de audição;
  • Dores de cabeça.

Se você notar um ou mais sinais, deve consultar um médico. Isso ajudará a evitar consequências negativas.

Tratamento sem antibióticos

As crianças podem tratar a otite média sem antibióticos, embora isso dependa de vários fatores.

Em primeiro lugar, vale atentar para a origem da doença. No caso de ser um efeito colateral de uma infecção viral respiratória e estiver sob a supervisão de um médico, os antibióticos não devem ser tomados imediatamente. Em primeiro lugar, nesses casos, são prescritos analgésicos ou antipiréticos, ou gotas para os ouvidos. Isso permitirá que o próprio sistema imunológico lide com a infecção resultante.

A segunda coisa a considerar é o estágio da doença. Se a temperatura durar mais de 39 graus por mais de 2 dias, os antibióticos ainda devem ser prescritos. E também se houver secreção no ouvido.

O terceiro fator é a idade do bebê. Em crianças com menos de 2 anos de idade, a inflamação pode causar complicações graves e indesejadas. É por essa razão que o médico pode prescrever imediatamente um antibiótico.

Somente o médico assistente pode tomar a decisão de tomar os medicamentos, que levará em consideração todo o conjunto de fatores.

Em alguns casos, espere para ver as táticas adotadas. O que permite observar a criança por cerca de dois dias e observar a reação de seu corpo. Em cerca de 80% dos casos, após dois dias, há uma tendência positiva, que exclui o uso de antibióticos.

Normalmente, após 2 anos, o corpo já é capaz de lidar com a infecção. No entanto, na medicina, existe uma ampla gama de medicamentos que ajudam a lidar com a otite média.

A otite média pode incluir os seguintes medicamentos:

  • Anti-histamínicos

Esses medicamentos permitem aliviar o inchaço da membrana mucosa e da tuba auditiva. Isso afeta a dor e a qualidade da audição.

  • Drogas vasoconstritoras para o nariz

Eles dão a oportunidade de aliviar o inchaço, reduzem a quantidade de muco e podem aliviar a dor.

  • Gotas para os ouvidos

Existem efeitos antiinflamatórios e analgésicos. Eles não podem ser usados ​​se houver secreção do canal auditivo.

  • Pomadas / compressas

As compressões podem ser executadas. Para isso, basta colocar um cotonete embebido no medicamento na orelha. O uso de pomadas permite aliviar o inchaço e aliviar a dor.

Vale lembrar que não se deve prescrever o tratamento para si mesmo, pois todo mundo tem características individuais. E o que convém a alguém conhecido não é o que convém a você.

Tratamento com antibióticos em crianças

No caso de o complexo tratamento não implicar na eliminação dos sintomas de otite média, o médico assistente prescreverá antibióticos. Na maioria das vezes, o agente causador da doença é a infecção estafilocócica ou Haemophilus influenzae. Com a prescrição correta, o efeito do medicamento tomado será mais perceptível.

Os mais comuns são as preparações de amoxicilina. Seu custo é bastante acessível e os formulários de liberação permitem que você escolha o medicamento certo para o seu filho.

Classificação de antibióticos para uso externo

POLYDEX

Em terceiro lugar estão as gotas para os ouvidos Polydex. Eles são produzidos na França. As próprias gotas têm um efeito antiinflamatório e também um efeito antibacteriano. Isso é conseguido devido ao fato de que a composição contém dois antibióticos - polimixina e neomicina. O trabalho conjunto desses componentes permite que você influencie muitos microrganismos.

As gotas são freqüentemente usadas para otite média externa. É proibido usá-los quando houver danos na membrana.

O médico deve prescrever essas gotas às crianças com muito cuidado, pois têm um efeito bastante forte. Também não é recomendado prescrever um longo curso de tratamento para tais remédios para uma mulher em posição. Uma vez que pode haver risco de efeitos ototóxicos no feto.

Só um médico pode prescrever tal medicamento, pois se prescrito incorretamente, pode haver consequências negativas. Além disso, eles não podem ser combinados com certos medicamentos.

O custo médio de um pacote é de 270 rublos.

Orelha POLYDEXA

Vantagens:

  • Efeito antiinflamatório;
  • Ação rápida;
  • Custo acessível.

Desvantagens:

  • Existem várias contra-indicações;
  • Não pode ser combinado com alguns medicamentos.

OTOPA

A segunda linha também é ocupada por um medicamento da França - Otofa. É considerado, talvez, o remédio mais comum no tratamento de problemas otorrinolaringológicos. Este é um antibiótico local, que ao mesmo tempo apresenta alta eficiência.

Por ser seguro, pode ser usado mesmo com o tímpano danificado. A principal substância da composição é um antibiótico do grupo da rifamicina, que apresenta boas características no combate aos microrganismos que levam ao aparecimento de otite média.

Como se trata de gotas, é muito fácil aplicá-las. Você só precisa colocá-lo no ouvido dolorido e é isso. Por ser seguro, o medicamento pode ser usado com segurança em crianças. Quanto às contra-indicações, é apenas uma.Esta é uma intolerância direta à rifamicina.

As gotas não causam efeitos colaterais e desconforto.

O custo médio é de 180 rublos.

] OTOPA

Vantagens:

  • Segurança;
  • Eficiência;
  • Disponibilidade.

Desvantagens:

  • Cor brilhante, pode manchar a roupa de cama.

Anauran

O líder da classificação é Anauran. É uma queda do resfriado comum. Ele também é usado para alergias em crianças e adultos.

Graças às suas propriedades combinadas, as gotas têm efeitos antibacterianos e anestésicos. Este medicamento lida bem com a inflamação e infecção que apareceu. E o bônus é a propriedade analgésica.

Deve ser utilizado apenas com receita médica e seguir as recomendações das instruções.

Ele contém vários componentes que são perfeitamente combinados entre si e aumentam as propriedades uns dos outros. Quase imediatamente após o uso do colírio, ocorre uma tendência positiva e a remoção dos sintomas dolorosos.

Tal como acontece com os meios anteriores, é bastante fácil aplicá-los, bastando colocá-los no canal auditivo. Pode ser prescrito para otite média aguda ou crônica, bem como para inflamação associada a otite média ou sinusite.

Pode ser prescrito durante a recuperação de uma cirurgia do tímpano.

O custo médio é de 260 rublos

Anauran

Vantagens:

  • Custo acessível;
  • Alta eficiência.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Avaliação de drogas orais

CLARITROMICINA

O terceiro no ranking é o antibiótico de fabricação russa, que pertence aos antibióticos da série da penicilina. Eles são considerados mais eficazes contra microrganismos que causam otite média. Além disso, esses antibióticos são seguros para uso. Esses medicamentos não devem ser usados ​​se os componentes forem intolerantes. Normalmente, esse remédio é prescrito para adultos, pois tem efeito mais forte em seus corpos durante o tratamento. Para crianças menores de 12 anos, não é recomendado tomá-lo. Muitos efeitos colaterais podem aparecer no corpo da criança, e a tolerância do corpo da criança a esse antibiótico não é a melhor.

Forma de lançamento - comprimidos de 250 e 500 mg em dosagem. No caso de evolução grave da doença nos primeiros dias, o medicamento pode ser administrado na forma de injeções intramusculares. E depois disso, o tratamento deve ser continuado com comprimidos. O curso do tratamento é de no máximo 14 dias.

O custo médio por pacote é de 225 rublos.

CLARITROMICINA

Vantagens:

  • Eficaz para adultos;
  • Seguro;
  • Custo acessível;
  • Reduz o risco de complicações.

Desvantagens:

  • Não recomendado para menores de 12 anos.

AZITROMICINA

Também damos o segundo lugar à droga russa - azitromicina. Os comprimidos nem sempre são usados ​​para doenças como a otite média, mas podem salvar a vida nos casos em que o paciente é intolerante à penicilina. Este antibiótico é eficaz contra muitos microorganismos. Entre suas vantagens, nota-se um pronunciado efeito bactericida no organismo, por se concentrar em focos inflamatórios.

Melhoras podem ser observadas a partir do segundo dia de uso do medicamento. Esse remédio tem se mostrado bem no combate à otite média, bem como nos casos de danos ao trato respiratório superior. Seu uso é quase imperceptível para transferência, porém, como muitos antibióticos, afeta a microflora intestinal. Em alguns casos, pode causar disbiose. Portanto, os médicos recomendam tomar um probiótico de suporte.

Só pode ser utilizado por adultos, por menores de 12 anos, é totalmente contra-indicado. também há várias contra-indicações para tomá-lo internamente.

O custo médio é de 210 rublos.

AZITROMICINA

Vantagens:

  • Custo acessível;
  • Efeito visível no dia 2.

Desvantagens:

  • Existem contra-indicações;
  • Causa disbiose.

AMOKSIKLAV KVIKTAB

O líder da classificação é um remédio da Eslovênia - amoxiclav.Muitas vezes o médico prescreve sua recepção para crianças, pois tem efeitos negativos mínimos no organismo e é bem tolerada. Pode ser atribuído aos remédios mais seguros para a otite média.

Ele contém amoxicilina e ácido clavulânico, que potencializa o efeito do antibiótico. Devido ao fato de que o amoxiclav tem uma gama bastante ampla de efeitos, ele lida bem com muitos tipos de bactérias.

É justamente pelo fato de seu uso ser amplo e de efeito seguro que muitas vezes é prescrito por pediatras em doenças inflamatórias e otite média.

Apesar de sua segurança, o antibiótico apresenta uma série de contra-indicações que devem ser estudadas antes de tomá-lo. Deve ser tomado de acordo com a dosagem.

O custo médio é de 375 rublos por pacote.

AMOKSIKLAV KVIKTAB

Vantagens:

  • Alta seguranca;
  • Uma ampla gama de efeitos.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

O processo de recuperação depois de tomar antibióticos

Segundo as estatísticas, cerca de 20% de todos os casos de otite média requerem tratamento com antibióticos. No caso de você pertencer a esta categoria, você deve minimizar o efeito negativo associado a tomá-los.

Deve-se observar que o curso do tratamento com antibióticos deve incluir medicamentos restauradores. Por exemplo, probióticos, que deveriam retomar o trabalho da microflora. Podem ser produtos como Enterojermina, Linex e muitos outros suplementos. Porque depois de tomar antibióticos, o ponto mais fraco são os intestinos.

Esses remédios devem ser incluídos em todos os tratamentos com medicamentos fortes, não apenas na otite média.

Devido ao fato de os antibióticos infantis terem uma ampla gama de efeitos, eles também destroem microrganismos benéficos. É por esta razão que as crianças devem usar agentes restauradores para que mais tarde não tenham que lidar com problemas estomacais.

Para ajudar a criança a enfrentar a doença com mais facilidade, é melhor excluir alimentos fritos e gordurosos de sua dieta. Os alimentos doces, picantes e salgados devem ser removidos para evitar problemas como inchaço ou gases. É melhor introduzir cereais, vegetais cozidos ou carne, bem como kefir e iogurte na dieta.

Além disso, você pode dar um complexo de vitaminas, o que evitará a anemia.

A favor ou contra antibióticos

Se devem ou não tomar essas drogas potentes na infância, os médicos ainda não decidiram. Por causa dos muitos efeitos colaterais, seu uso pode ser completamente inútil.

No entanto, há casos em que é simplesmente impossível prescindir da sua recepção. Isso é necessário se a criança ainda for muito jovem. Aos 2 anos de idade, muitos otorrinolaringologistas aderem à tática de esperar para ver, uma vez que o corpo é capaz de lidar com as infecções por conta própria o mais rápido possível.

Você não deve tomar medicamentos potentes, mesmo nos casos em que apenas um ouvido é afetado e a doença é leve e não há alta temperatura ou intoxicação do corpo.

Tomar medicamentos pode ser inútil se a otite média não for causada por um fungo, mas for consequência de uma infecção viral. Nesse caso, os antibióticos não terão um efeito tangível.

Esteja atento ao seu corpo e não se automedique.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui