Os melhores baixos para iniciantes e profissionais em 2020

0

A popularidade que o jazz e o rock ganharam no século 20 revolucionou o desenvolvimento dos instrumentos musicais. Guitarras acústicas, contrabaixos e violinos deram lugar a suas contrapartes eletrificadas em salas de concerto. Virtuosos famosos de guitarras elétricas tornaram-se ídolos da juventude.

A vontade de aprender a tocar baixo determinou o aumento da procura por eles. Levando isso em consideração, os editores do site "bestx.htgetrid.com/pt/" apresentaram para você uma avaliação de ferramentas de qualidade, conselhos preparados sobre quais os melhores modelos que podem ser adquiridos na loja online para satisfazer seus desejos.

Melhores construtores de contrabaixo

Antes da invenção do contrabaixo, a função de baixo era executada pelo contrabaixo. Na segunda metade do século passado, os conjuntos de música popular começaram a se multiplicar como cogumelos. O dinamismo de seu desempenho não combinava de forma alguma com as características de design do contrabaixo. Pesados, de pé, sem trastes e relativamente silenciosos, eles não podiam satisfazer as demandas dos músicos.

Nos anos 50, nos Estados Unidos, o empresário Leo Fender lançou os primeiros contrabaixos, popularmente chamados de "bass fender", que ainda estão presentes no léxico dos músicos. O preço médio dessas peças de arte é bastante alto, então o aspirante a baixista deve procurar outros fabricantes.

O segundo mais popular são os instrumentos YAMAHA de fabricação japonesa. Eles também estão na faixa de preço superior e são recomendados para músicos profissionais.

Para os novatos, é melhor prestar atenção às marcas já conhecidas, como a sul-coreana CORT e SCHECTER, a belga STAGG, a japonesa IBANEZ e a alemã Warwick. A relação entre preço e qualidade de som é bastante consistente com os requisitos de iniciantes e baixistas já experientes. Guitarras para canhotos são produzidas em pequenos lotes.

No nosso país, apenas a única empresa produz guitarras elétricas da marca Inspector Guitars. Quanto aos baixos, não existe tal instrumento de produção russa no momento.

Qual madeira é melhor para baixo

A qualidade da madeira desempenha um papel decisivo no som dos instrumentos acústicos. Parece que este parâmetro não é essencial para uma guitarra elétrica. Mas este é um equívoco profundo. É necessário, em primeiro lugar, prestar atenção ao tipo de madeira com que é feito o corpo.

Diferentes empresas usam diferentes tipos de madeira. Essas preferências são explicadas pelo preço e pelo timbre do som. Raças diferentes soam diferentes. Por exemplo, soft ash e basswood ressoam melhor nas frequências altas. A madeira de amieiro e choupo de densidade média salta frequências médias, enquanto a madeira densa de mogno, agathis e nogueira - frequências baixas. Muito poucas guitarras são feitas de cedro e são muito caras.

Os braços das guitarras são feitos de bordo sólido ou colados de várias peças com inserções de madeira. O pescoço do cedro é muito raro. As barras são geralmente aparafusadas ao corpo. Menos comumente, um sistema de âncora é usado, já que um parafuso longo passa pelo pescoço, puxando-o para o encaixe no corpo.A vantagem desse acessório é que você pode compensar a flexão do pescoço causada pela tensão nas cordas.

Extrair som

O processo de fazer um som é simplesmente converter as vibrações de uma corda em corrente elétrica em um captador feito de bobinas. Este sistema é chamado de eletrônica de guitarra. É passivo quando o sinal do captador vai para um amplificador externo e depois para os alto-falantes. A eletrônica ativa contém um pré-amplificador alimentado por bateria, após o qual o sinal vai para o amplificador principal. A desvantagem é que é necessário controlar a carga da bateria, quando ela está descarregada, o som muda.

Para eliminar o fundo e a interferência, a caixa é protegida por um revestimento especial. Existem pickups:

  • singles, constituídos por núcleos magnéticos com um enrolamento, transmitem bem as altas e médias frequências;
  • humbuckers, consistindo em núcleos orientados opostamente com enrolamentos opostos, suprimem o zumbido e o ruído de fundo.
    O ajuste de volume, tom e equilíbrio dos captadores é feito por botões no painel frontal da guitarra.

Para consertar os becos sem saída das cordas no corpo, uma ponte é usada. Os tipos de calça são simples e com sistema tremolo, que inclui uma alavanca para alterar a tensão das cordas. Isso atinge o efeito de vibrato sonoro.

Antes de comprar um instrumento musical, é necessário consultar as recomendações em fóruns especializados, onde poderá descobrir onde comprar uma guitarra, quanto custa, se pode ser encomendada online e como distinguir uma falsificação.

Classificação dos melhores baixos para iniciantes e profissionais em 2020

ModeloHabitaçãoCircuito eletrônicoDe trastesPreço, pág.
ASHTONE AB-12 BKPaulowniaPassiva2010150
YAMAHA RBX 170 RMAgathisPassiva248100
Cort GB14PJ-BK GB SeriesÁlamoPassiva2013050
CORT ACTION-BKAgathisAtivo2410800
STAGG P300-BKAmieiroPassiva2012500
YAMAHA TRBX174AmieiroPassiva2418990
YAMAHA TRBX304A árvore vermelhaAtivo2432990
IBANEZ GIO GSR200-BKAgathisAtivo2220000
SCHECTER STILETTO SESSION-4 ANSCinzas de pântanoAtivo2446500
ROCKBASS CORVETTE BASIC 4 N TSAmieiroAtivo2453990

ASHTONE AB-12 BK

O baixo de quatro cordas de fabricação chinesa representa modelos de orçamento no mercado russo. O visual clássico de Jazz Bass, que lembra o famoso Fender, é combinado com um som rico. Recomendado para iniciantes se familiarizarem com as habilidades básicas do jogo.

O corpo do violão é feito de madeira macia de Paulownia, que cresce no Extremo Oriente. Gola em bordo com escala de jacarandá pontilhada e aparafusada na caixa de ressonância. O braço tem 20 trastes, uma escala de 34 polegadas.

Existem dois captadores de bobina única instalados: braço e ponte. O braço fornece um som mais rico em tons baixos e a ponte fornece frequências predominantemente altas. Existem três controles no deck para controle: dois para tom e um para volume.

Uma ponte cromada e picareta de tartaruga vermelha completam o visual impressionante.

ASHTONE AB-12 BK

Vantagens:

  • mantém o sistema bem;
  • o preço corresponde à qualidade.

Desvantagens:

  • eletrônica passiva;
  • conector jack no painel frontal.

YAMAHA RBX 170 RM

Guitarra de quatro cordas da famosa marca japonesa de produção da Indonésia para baixistas iniciantes. A popularidade desses modelos se deve à combinação ideal de som baixo característico de qualidade, design clássico e valor.

O material do corpo é sólido ágathis. O braço de bordo clássico de 24 trastes apresenta uma escala de jacarandá com marcadores de posição em madrepérola. Escala de 34 polegadas. Tipo de fixação aparafusado.

Duas bobinas divididas perto da cabeça e bobinas simples perto da ponte garantem um som de alta qualidade e nenhum ruído desnecessário.

YAMAHA RBX 170 RM

Vantagens:

  • longa duração das notas sonoras - bom sustain;
  • desenho de guitarra equilibrado, reduz o estresse na mão esquerda.

Desvantagens:

  • de acordo com os compradores, alguma falta de força e profundidade de som;
  • não há “força” de captador suficiente para tocar com vibrato de frequência.

CORT GB14PJ-BK GB Series

O representante da marca sul-coreana de produção da Indonésia com quatro cordas apresenta modelos populares de instrumentos baratos para amadores. Combina as características de design da abordagem clássica e moderna do som.

Corpo em álamo, pescoço aparafusado em maple duro com escala em jacarandá embutida com marcadores de posição em madrepérola. Escala de 34 polegadas, 20 trastes com sistema mecânico de pino aberto. Sua aspereza melhora o som nos médios mais perto do topo.

É aplicado o sistema de captação de baixo clássico P e J. O tipo P está localizado mais perto da cabeça e fornece um som estridente de música rock, e o tipo J está mais perto da ponte fixa, adiciona clareza e som melodioso para desempenho de jazz.

O design do corpo permite fácil acesso aos trastes superiores e alivia a tensão da mão.

CORT GB14PJ-BK GB Series

Vantagens:

  • pickup set P e J.

Desvantagens:

  • eletrônica passiva.

CORT ACTION-BK

Instrumento musical de produção da Indonésia - baixo agathis de quatro cordas para iniciantes. A forma característica dos baixos combina elementos de design clássico e moderno.

Braço de bordo canadense aparafusado, escala de rosewood com marcadores de posição embutidos. A cabeça da madeira dura é colada em um ângulo, o que em alguns espécimes pode levar à distorção da geometria na área dos trastes superiores ao longo do tempo. Escala de 34 polegadas, 24 trastes. Pegs de afinação fundidos fornecem uma longa ação do instrumento.

O sistema eletrônico ativo com um pré-amplificador bidirecional inclui dois captadores P e J, quatro ajustes de volume, equilíbrio, graves e agudos. Bateria necessária para operação. Ponte cromada fixa. Perfeito para ritmo e solo de rock e jazz.

CORT ACTION-BK

Vantagens:

  • bom sustentar;
  • com eletrônica ativa;
  • mantém a linha por muito tempo;
  • construção leve.

Desvantagens:

  • Captadores "fracos";
  • o som do rock fica aquém do som clássico.

STAGG P300-BK

O instrumento da famosa marca belga de produção chinesa é uma cópia do famoso modelo de baixo de precisão da empresa americana Fender. Devido às suas características de design, este instrumento econômico não contém nada supérfluo e é perfeito para músicos novatos.

Corpo sólido de amieiro com braço de bordo aparafusado. Escala de jacarandá incrustada com marcadores de posição em madrepérola. O número de strings é 4. Uma máquina de afinação fundida no local fornece estabilidade para a afinação da guitarra. Possui 20 trastes, escala de 34 polegadas. O pickguard em madrepérola branca complementa a aparência estética do instrumento.

O sistema eletrônico passivo consiste em um único captador humbucker. Tipo de ponte PB Classic. Dois controles de volume e tom. O conector jack está localizado no painel frontal.

STAGG P300-BK

Vantagens:

  • relação entre qualidade de som e preço do instrumento;
  • som equilibrado para composições de rock e jazz.

Desvantagens:

  • enchimento eletrônico passivo ascético de uma pickup;
  • apenas dois controles de volume e tom.

YAMAHA TRBX174

Guitarra de quatro cordas de marca feita na Indonésia. O design combina harmoniosamente as características do instrumento para um som versátil. Adequado para guitarristas iniciantes e baixistas experientes.

O corpo é feito de amieiro com um braço de bordo duro. O número de trastes é 24, a escala é 34 polegadas. Escala de jacarandá incrustada com marcadores brancos. Aparafusado à mesa de ressonância, ele oferece um som compacto com baixas frequências fortes.

Equipado com dois captadores tipo P e J. A eletrônica é passiva. A funcionalidade inclui dois controles de volume e um controle de tom, uma ponte fixa. Esta configuração dá um som "rosnado" para faixas pesadas e brilhante o suficiente para música pop.

YAMAHA TRBX174

Vantagens:

  • profundidade de veludo do som.

Desvantagens:

  • rigidez de som insuficiente;
  • eletrônica passiva - sem pré-amplificador.

YAMAHA TRBX304

A icônica marca apresenta um baixo de quatro cordas que combina um visual tradicional agressivo com som de qualidade. Um instrumento versátil para diferentes direções na música. Projetado para músicos profissionais.

A caixa de ressonância da guitarra é feita de mogno maciço. O braço é uma construção colada especial feita de inserções de mogno e bordo, aparafusada. Todo o design é equilibrado para facilitar o jogo. Escala de 34 polegadas, número de trastes 24. Elenco pinos de afinação, cabeça reta. Não há deslocamento lateral das cordas, o que tem um efeito positivo na manutenção da afinação do violão.

A eletrônica ativa consiste em dois humbuckers com ímãs sinterizados, excluindo interferências externas e de fundo. As ranhuras nos captadores servem como apoio para o polegar para facilitar a execução. A presença de um pré-amplificador de duas bandas (equalizador) garante um ajuste de som eficaz para qualquer apresentação.

O deck contém controles de volume, equilíbrio, graves e agudos. O botão de cinco posições permite que você se adapte a qualquer técnica do jogo. O conector jack é colocado na lateral do instrumento e é montado em uma placa de metal.

A ponte fixa fundida transmite com precisão a vibração das cordas ao corpo para um som rico e profundo.

YAMAHA TRBX304

Vantagens:

  • fácil acesso aos trastes altos;
  • pescoço colado de maior rigidez;
  • eletrônica ativa de dois humbuckers.

Desvantagens:

  • superfaturada de acordo com os compradores.

IBANEZ GIO GSR200-BK

O violão de quatro cordas de uma conhecida marca japonesa é considerado o instrumento universal mais comum para treinamento e execução profissional. A relação qualidade-preço torna este modelo o mais atraente no mercado de graves.

O corpo da guitarra é feito de agathis, os modelos mais recentes são feitos de pinho da Nova Zelândia. O braço de bordo apresenta uma escala de jacarandá com marcadores de madrepérola branca. Escala de 34 polegadas, número de trastes 22. Construção de cabeça reta, cordas não são dobradas e são tensionadas por pinos de cromo fundidos.

A eletrônica ativa consiste em um captador P-neck e um captador de ponte tipo J. O equalizador de duas bandas Phat II é alimentado por uma bateria Krona. Existem quatro controles no painel frontal: dois para volume, tom e pré-amplificador. Ponte cromada fixa.

IBANEZ GIO GSR200-BK

Vantagens:

  • o sistema de afinação mantém a afinação por muito tempo;
  • sustentação expressiva.

Desvantagens:

  • botões de plástico de reguladores.

SCHECTER STILETTO SESSION-4 ANS

O fabricante sul-coreano SCHECTER lança a série Session Bass de guitarras para baixistas profissionais. O instrumento apresentado destina-se a concertos e gravações em estúdio.

A caixa de ressonância da guitarra é feita de cinzas do pântano, o que melhora a ressonância, a transmissão de médios e dá ao som sua cor característica. Pescoço tipo âncora colado em bordo é aparafusado ao corpo. Os marcadores de posição nos trastes são feitos de ébano e são colados nas laterais. A guitarra tem 24 trastes, escala de 34 polegadas.

Dois humbuckers de metal sinterizado, combinados com um pré-amplificador-EQ de três bandas, fornecem som de alta qualidade em todas as faixas de frequência. Os parâmetros do pré-amplificador de três bandas são controlados por botões no corpo. Além disso, o volume e o equilíbrio do som são regulados. O compartimento da bateria é projetado para duas baterias Krona de 18 V.

É usada a ponte original com a função "strings pelo corpo".

SCHECTER STILETTO SESSION-4 ANS

Vantagens:

  • puxadores de metal corrugado;
  • projeto original da ponte.

Desvantagens:

  • superfaturada de acordo com os compradores.

ROCKBASS CORVETTE BASIC 4 N TS

As guitarras da marca alemã Warwick são versáteis e adequadas para músicos profissionais de vários gêneros. O violão de quatro cordas apresentado possui uma paleta sonora rica e variada, tanto para apresentações ao vivo quanto para gravações.

O corpo do instrumento é feito de amieiro maciço.O braço é colado em três peças e aparafusado ao violão. Nos trastes existem inserções feitas de folheado de madeira fina. Número de trastes 24, escala de 34 polegadas. O sistema de afinação cromado fundido mantém a guitarra afinada por um longo tempo. A ponte fixa original de duas peças.

O sistema de captação ativo consiste em dois humbuckers com dois ímãs de metal sinterizado por corda. O pré-amplificador de duas bandas é controlado por dois botões de metal. O controle de som e equilíbrio é exibido no deck.

ROCKBASS CORVETTE BASIC 4 N TS

Vantagens:

  • pescoço colado de três inserções;
  • ponte original de duas peças.

Desvantagens:

  • falta de marcadores de posição.

Conclusão

Nosso artigo é dedicado à questão de como escolher o melhor contrabaixo para treinamento e desempenho profissional no palco. Foi realizada a análise das melhores guitarras do mercado russo em termos de características técnicas e preço.

São apresentados os critérios para a escolha de uma ferramenta, são dadas respostas sobre quais são e qual é a melhor comprar. A descrição das vantagens e desvantagens dos vários modelos irá ajudá-lo a descobrir o que procurar ao comprar um contrabaixo, para não cometer erros na escolha.

Se você é um músico experiente e pode aconselhar qual empresa é melhor para comprar um instrumento, deixe seu feedback nos comentários.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *