Melhores programas antivírus gratuitos para Windows para 2020

1

Os hackers roubam centenas de milhares de arquivos dos computadores dos usuários comuns a cada hora. Os invasores disfarçam seus programas como atualizações ou aplicativos, e a pessoa ingênua os baixa. É uma sorte se um antivírus estiver presente em um laptop ou computador, caso contrário, um jogo ou arquivo inofensivo causará danos irreparáveis ​​ao PC e transformará até mesmo um computador caro em lixo eletrônico de transistores, resistores e outros elementos.

Os editores do site "bestx.htgetrid.com/pt/" prepararam para você uma classificação dos melhores antivírus gratuitos para 2020, que protegerão seu computador de ataques de terceiros.

O que é importante saber sobre o vírus

Software malicioso foi formado desde a criação dos primeiros computadores pessoais e foi distribuído em disquetes. Mitos e filmes sobre hackers que se sentam do outro lado do mundo e controlam o PC do usuário apenas adicionaram uma névoa sinistra às criaturas maliciosas.

Em algumas áreas de trabalho, mesmo os administradores de sistema com 3 a 5 anos de experiência não entendem totalmente como os vírus entram no sistema, como se espalham e que danos podem causar. Portanto, eles não são capazes de construir uma proteção eficaz contra a penetração de programas maliciosos e ocorrer vazamento de dados da empresa, mesmo apesar da presença de antivírus.

Vírus de computador

Um programa ou parte do código de computador que se espalha por um sistema sem a intervenção do usuário é chamado de vírus de computador. Programadores experientes identificam dezenas de maneiras de injetar malware no PC de um usuário ou organização: por meio de listas de mala direta na forma de uma mensagem inofensiva, atualizações para programas específicos, por meio de sites, por meio de um disco rígido, unidade flash USB, etc.

Depois que o malware penetra em um computador, ele se comporta de maneira diferente e pode levar a consequências graves (quebra, vazamento de informações confidenciais) ou simplesmente danificar ou distorcer arquivos. Na pior das hipóteses, o computador pessoal estará sob o controle de um intruso e um usuário comum não suspeitará disso.

Hoje em dia, eles confiam no computador para resolver problemas complexos. Por isso, quando o sistema falha, as consequências tornam-se trágicas e acabam em baixas humanas. Vale lembrar o caso ocorrido em julho de 2018 no hospital Tyumen, onde durante a operação no cérebro todos os equipamentos foram desligados devido ao ataque de Purgen. Se não fosse pela experiência dos neurocirurgiões, o resultado teria sido fatal.

Em 2020, pelo menos 10.000 software malicioso é conhecido. A principal diferença entre eles é o princípio de operação e o método de distribuição. Não existem apenas vírus padrão, mas também vírus combinados, que pertencem a 3-6 tipos ao mesmo tempo.

Arquivo

Esse tipo apareceu no início do nascimento dos computadores; a primeira distribuição foi registrada no sistema operacional de disco Microsoft DOS. A ameaça se infiltrou no código-fonte dos programas .com e .exe, editando-os para que o vírus desempenhasse o papel principal em um novo lançamento, não o programa. O software malicioso pode escrever seu próprio código no início e no meio do material e, no final, isso foi feito para dificultar a detecção. Além disso, o vírus é capaz de dividir o código em blocos e colocá-lo em qualquer lugar.

Após a implementação e ganhando controle, o programa infecta o resto dos arquivos, penetra na RAM, etc. Porém, isso aconteceu em um momento em que os computadores usavam disquetes, agora são usados ​​CDs, que são mais seguros (exceto discos piratas). Portanto, esse vírus não é relevante em 2020.

Bota

Esta opção ganha acesso ao gerenciamento do computador quando o sistema operacional é inicializado durante a fase de inicialização. Portanto, para entender como o vírus funciona, é importante lembrar a seqüência de inicialização e inicialização.

Depois de ligar o computador, o POST (Power On Self Test) entra em operação. O teste determina o desempenho do PC e sua configuração. Em seguida, é verificada a presença de um disquete, se estiver inserido, o SO é carregado a partir dele, se não, a partir do disco rígido.

Quando o sistema operacional é inicializado por meio de um disquete, o computador lê o registro de inicialização na RAM. O dispositivo também contém uma estrutura de dados que define características. O controle é transferido e o sistema operacional é carregado. Um disco rígido funciona da mesma forma, mas ao contrário de um disquete, a velocidade de inicialização principal é lida.

O vírus modifica o registro de inicialização, enquanto os registros originais permanecem intactos, à medida que o vírus os copia. Obtém o controle do computador após o término do POST e se copia na RAM, o que reduz o espaço disponível. Ele intercepta algumas das funções do BIOS e, para "encobrir" rastros, carrega os dados originais no setor de inicialização e cede o controle. No entanto, o vírus reside no sistema e é capaz de controlar o funcionamento dos programas.

Combinado

Os vírus combinados são mais comuns na vida do usuário do que os anteriores; eles combinam as propriedades dos vírus de arquivo e de inicialização.

Criptografado

Para tornar mais difícil para o antivírus detectar software malicioso, alguns vírus usam criptografia. Assim que um arquivo é infectado, ele altera o código com uma nova chave. Esses vírus diferem uns dos outros e, em algumas circunstâncias, têm comprimentos diferentes. Isso torna mais difícil detectar esse tipo em um dispositivo, a menos que você use um programa avançado.

Além disso, o vírus só funciona quando ele próprio descriptografa seu próprio código executável. Portanto, quando um arquivo infectado é iniciado, o malware começa a funcionar após a descriptografia.

Também são usados ​​vírus polimórficos, mais difíceis de detectar, porque usam sistemas de criptografia opostos e em duas variantes idênticas, à primeira vista, é impossível encontrar a mesma sequência de código.

Trojans

Este tipo age de forma semelhante ao mito grego. A princípio, ele se disfarça como um programa padrão que não chama a atenção, mas após ser iniciado, o usuário, sem que ele perceba, o grava no computador, e ele passa a realizar tarefas maliciosas. Mais frequentemente, é usado para obter acesso remoto para roubar ou destruir informações pessoais. Para encobrir os rastros de sua presença, o vírus se remove e a causa da falha permanece desconhecida.

E não são todos os tipos de vírus, aliás, são mais numerosos, e a cada ano se desenvolvem com renovado vigor, abrindo caminhos de propagação até então desconhecidos. Portanto, antes de prosseguir com a classificação, é importante entender contra o que uma pessoa está lutando e como.

Antivírus não é um programa padrão para um carrapato, que é colocado no princípio de "era verdade" - é algo que pode proteger uma pessoa em uma situação crítica da perda de informações pessoais.

Pensar que esse problema não vai tocar é um absurdo, o mesmo que sair de casa e deixar a porta aberta. No início, não haverá problemas e, então, será tarde demais para sofrer. Portanto, é importante que a pessoa entenda contra o que está lutando e por quê.

Resumidamente sobre o trabalho dos antivírus

Um programa que retarda a propagação ou elimina malware é chamado de antivírus. Na maioria das vezes, é desenvolvido para o sistema operacional Windows, pois é vulnerável a ataques e é distribuído em todo o mundo.

Do lado de fora, o trabalho do antivírus pode ser confundido com um vírus, ele também monitora o tráfego da rede, monitora aplicativos, coleta estatísticas, escuta nas portas, etc. Por esse motivo, os programadores não recomendam a instalação de dois antivírus em um computador, porque as consequências podem ser catastróficas.

Os antivírus dos melhores fabricantes combatem o malware de várias maneiras. Além disso, é importante lembrar que mesmo um aplicativo licenciado instalado não oferece 100% de proteção contra intrusões. Basicamente, o trabalho de um antivírus é eliminar as consequências que o próprio usuário criou (baixou o programa de um site desconhecido, foi para a página errada, etc.).

Classificação de programas antivírus gratuitos e de alta qualidade

Segurança Total 360 (360 TS)

Uma opção gratuita que se popularizou em 2015. Depois de instalar o antivírus, a primeira coisa que vale a pena notar é a interface clara, mesmo um usuário inexperiente pode descobrir isso facilmente.

Esta aplicação tornou-se uma dádiva de Deus para as pessoas, pois está equipada com dezenas de funcionalidades diferentes que estão disponíveis no 360 Total Security e no prémio pago 360 Total Security. O antivírus opera em cinco motores: Avira, Bitdefender, QVM AI, scanner de nuvem e reparo do sistema. Outra vantagem é o suporte para navegadores populares, que vão do Internet Explorer ou Microsoft Edge ao Yandex Browser e Opera. Além de proteger e vazar dados pessoais, o 360 TS evita tentativas de hackear a webcam e consome pouca memória RAM, para que o computador não fique lento durante a operação.

No entanto, além das vantagens, os usuários observam algumas desvantagens. Por exemplo, o 360 Total Security gratuito contém anúncios irritantes, sem firewall (proteção na Internet), às vezes o antivírus detecta programas maliciosos em aplicativos licenciados, o que muitas vezes incomoda uma pessoa, já que não pode haver vírus ali.

O preço médio da versão paga é de 1299 rublos por 1 ano para uso pessoal em três dispositivos. Funciona em Windows e MacOS. As recomendações e comentários de pessoas que o usaram são diferentes, mas a avaliação média é de 4,3 de 5.

Vantagens:

  • Carga mínima na RAM;
  • Boa aparência;
  • Rápido;
  • 5 motores de proteção;
  • Limpeza de lixo;
  • Completamente grátis.

Desvantagens:

  • Publicidade;
  • Alarme falso;
  • Inútil contra novas ameaças.

Panda Antivirus Pro

Esta opção é adequada para pessoas que não usarão antivírus por muito tempo. A licença de teste é válida por 30 dias, durante os quais o usuário terá tempo para se familiarizar totalmente com o aplicativo e remover o malware.

Embora seja inferior aos principais fabricantes na solução de alguns problemas complexos, para a maioria dos usuários este produto é uma ferramenta indispensável para eliminar uma ameaça imprevista.

Na versão de teste do programa, a funcionalidade permanece inalterada e protege o computador de forma confiável. Há um firewall embutido e bloqueio de aplicativos duvidosos. Protege não só o seu computador, mas também contra a penetração da sua rede Wi-Fi doméstica. Quando testado para proteção, ele mostrou 8,8 pontos, o mesmo que o Kaspersky Anti-Virus 2016.

A instalação é realizada com alguns cliques, uma pequena carga no processador e segurança - isso é o que o usuário obtém após baixar o Panda Antivirus Pro.

Vantagens:

  • Não carrega o sistema;
  • Segurança da Internet;
  • Fácil de usar;
  • Controle dos pais;
  • Serviço de suporte de alta velocidade em russo.

Desvantagens:

  • Versão gratuita por 30 dias;
  • Fraca proteção contra phishing;
  • Após a compra, o custo será de 4.490 rublos.

AVG Anti-Virus Free

Programa antivírus gratuito que resolverá muitos problemas com arquivos virais. De acordo com alguns usuários, este produto ocupa um lugar diferente no mercado. Dezenas de funções úteis que protegem os computadores de intrusões generalizadas, interface moderna, controle remoto, otimização de computador pessoal - tudo isso oferece o AVG Anti-Virus Free.

Não ocupa muito espaço em um PC e não é exigente com as características, e é por isso que funciona mesmo em dispositivos fracos.O fabricante do produto o dotou não só de proteção confiável, mas também de aceleração do computador, portanto, se você usar o produto como pretendido, ele se tornará um assistente indispensável.

A interface é em russo com fácil navegação. O produto também recebeu 5,5 pontos em 6 quando testado para proteção contra vírus.

O AVG Anti-Virus Free foi projetado para uso doméstico e só oferece suporte a Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP. O produto é atualizado com frequência e os bancos de dados de vírus são atualizados de 5 a 6 vezes ao dia, portanto o usuário não deve se preocupar com a segurança de seus dados pessoais.

Uma desvantagem significativa é a baixa proteção contra novos métodos de phishing, mas se você conhece as principais formas desse tipo de ransomware, o usuário não perceberá esse problema e estará seguro.

Vantagens:

  • Altas pontuações em testes;
  • Bloqueio de alta qualidade de software malicioso e links;
  • Otimização de PC;
  • Software grátis;
  • Interface conveniente.

Desvantagens:

  • Baixo nível de proteção contra phishing.

AdAware Antivirus

Se uma pessoa está procurando um produto com função anti-spyware, essa é uma opção adequada. No teste de proteção, o antivírus marcou 8,4 pontos em 10 possíveis, o que é um bom indicador.

O produto é totalmente gratuito e pode ser baixado do site oficial. A única desvantagem significativa do programa é que não há proteção contra links e sites fraudulentos. Caso contrário, é um antivírus básico com um nível normal de proteção contra Trojans e outros vírus.

Vantagens:

  • O programa é gratuito;
  • Otimiza o computador;
  • Interface amigável;
  • Antispyware.

Desvantagens:

  • Proteção média;
  • Não protegerá o usuário de links maliciosos;
  • Não há recursos adicionais.

Kaspersky Free

Esta opção é fornecida aos usuários gratuitamente por um ano, com renovação posterior. As pessoas apreciam isso porque ele protege uma pessoa de ameaças da Internet de forma confiável. Assim, o Kaspersky Free intercepta scripts maliciosos, tornando a navegação na Internet mais segura.

O produto também protege o usuário mesmo quando estiver trabalhando em redes Wi-Fi públicas, bloqueando dados pessoais. Portanto, a pessoa permanece anônima, sem perder o acesso aos seus sites favoritos.

Ao contrário da versão paga, apenas 2 das 6 funções estão disponíveis: atualização do banco de dados, verificação do sistema. Em um teste abrangente de proteção de PC, o Kaspersky Free obteve 10 pontos em 10, o que o torna um dos melhores programas do segmento gratuito.

Vantagens:

  • Proteção confiável contra phishing;
  • Notas altas;
  • Proteção do usuário em redes públicas;
  • Produto totalmente gratuito.

Desvantagens:

  • Funcionalidade limitada

.

Resultado

Os antivírus descritos acima são adequados para quase todos os computadores. Graças a eles, o usuário pode baixar arquivos e aplicativos com segurança. Porém, você não deve perder a guarda, pois esses programas não garantem 100% de sucesso, todas as ações dependem do usuário.

Se você tem experiência no uso de antivírus descritos na classificação, ou opções mais interessantes, conte-nos sobre isso nos comentários.

1 COMENTÁRIO

  1. Usei o AVG por muito tempo, até que uma noite fui pego em um site de phishing e perdi 15.000 rublos com o cartão. Desde então, na Kaspersky.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *