Melhores Decantadores de Vinho para 2020

0

O vinho acompanhou o homem ao longo da história. Pela primeira vez, uma bebida preparada pela fermentação de uvas apareceu na Grécia antiga após o desenvolvimento desta planta. O líquido resultante gostou imediatamente dos governantes e cidadãos comuns. Havia até um culto, assim como um deus - Dionísio. Com o tempo, a relevância da bebida não se esgotou, pelo contrário, graças aos filmes e à literatura, o vinho adquiriu um novo estatuto.

Os editores do site "bestx.htgetrid.com/pt/" prepararam para você uma classificação dos melhores decantadores para vinho para 2020.

Este dispositivo é tão importante?

O vinho é uma bebida única que influenciou toda a cultura moderna. Os verdadeiros apreciadores não se limitam a beber, realizam uma série de ações que revelam todo o sabor da bebida.

O vinho é armazenado sob certas condições para que o envelhecimento apenas o beneficie e não o destrua. No entanto, não é habitual beber da garrafa, visto que é necessário separar o sedimento que se forma durante todo o armazenamento. Para produzir isso, foi inventado um produto especial - um decantador, que é uma jarra especial de vários formatos. É usado para drenar, saturar e servir vinho. Nem uma única noite de gala está completa sem ele.

O decantador é feito de cristal - este é o melhor material testado ao longo dos anos. Independentemente do tipo de vinho, ele terá uma aparência única neste produto. Em cristal, o produto revela propriedades positivas, o que os faz querer aproveitar e saborear cada gole, e não beber ou derramar, como nas opções baratas. Existem mais modelos de vidro de orçamento.

Como surgiu o decantador?

Surpreendentemente, esse design apareceu quase imediatamente com o vinho, ou seja, na era antiga. Naquela época, antes de servir o produto à mesa, ele era necessariamente despejado em vasilhas de barro que tinham um formato especial. Isso era mais comum na Grécia Antiga e versões de vidro começaram a aparecer no Império Romano. Para aquela época, possuir tal item era um luxo, e a produção de vidro não estava totalmente estabelecida, razão pela qual inúmeras guerras reduziram completamente a produção. Este material foi substituído por novos tipos - porcelana, cobre e bronze.

Depois de um tempo, a produção em massa de produtos de vidro começou em Veneza. Além da produção de vasos, eles também foram complementados e aprimorados com várias decorações ou combinações inusitadas de materiais. A forma dos decantadores de vinho também foi alterada. A maioria dos artesãos começou a criar um decantador - um gargalo alongado e um fundo largo. Esse produto era muito procurado por muitos conhecedores e também se tornou o protótipo de modelos modernos.

Para realizar a transfusão de vinho jovem, isso não requer habilidades especiais ou conhecimentos profundos. Todos podem realizar esta ação, basta pegar uma jarra limpa, despejar um pouco de vinho, enxaguar para eliminar o excesso de odores e escorrer para uma vasilha separada.Depois disso, o vinho preparado é drasticamente vertido em um decantador para que a bebida fique saturada de oxigênio. O tempo de infusão recomendado é de 6 a 8 horas, para que o excesso de dióxido de carbono seja liberado, o que permite suavizar completamente o sabor e revelar totalmente o bouquet.

Para transfundir vinhos velhos, o sommelier deve ter algum conhecimento e levar em consideração todas as características do produto. Na maioria das vezes, esses vinhos são armazenados horizontalmente. Graças a esta solução, o sedimento cai apenas de um lado, mas esta é uma decisão opcional e uma pessoa pode armazenar o produto em qualquer posição. Antes de servir o vinho é necessário colocá-lo na vertical, isto é feito 24 horas antes da abertura, para que todo o sedimento fique no fundo. Após a conclusão desses processos, a bebida é colocada em um recipiente e é infundida um pouco.

O que procurar ao escolher?

Se uma pessoa realmente aprecia vinho e não se limita a compras baratas, mas encomenda produtos em sites estrangeiros ou lojas especializadas, ela precisa comprar uma garrafa. O produto será um agradável presente para ele. O usuário pode não prestar atenção ao que o produto é feito, pois, independentemente disso, a bebida ainda será enriquecida com oxigênio e criará um aroma único.

Em alguns casos, o produto será uma boa decoração que complementa o design geral da sala. Portanto, na hora de escolher um produto para decoração, é importante atentar para as características abstratas da forma, ou, ao contrário, dar preferência à versão clássica. Este produto inclui um funil, suporte ou bandeja coletora. No entanto, isso é feito a pedido do próprio usuário.

Quando uma embarcação é comprada pelos proprietários de restaurantes onde os visitantes pedem variedades caras, é importante seguir algumas regras:

  • O número de decantadores deve exceder o número total de tabelas;
  • As dimensões da embarcação são selecionadas de acordo com os vinhos;
  • A aparência dos decantadores não deve sobressair do interior geral;
  • E a última coisa a lembrar é que a qualidade vem em primeiro lugar.

A influência do decantador é exagerada?

Muitos espíritos que não entendem os apreciadores de vinho podem dizer que o vaso é uma espécie de Placebo. Não há benefício prático com o produto, é apenas um decantador para uma apresentação brilhante, a essência do produto não mudará com isso. É claro que essa baixa consciência e argumentos falsos formam uma controvérsia, mas com mais frequência as pessoas sugerem experimentar a diferença de gostos, e é isso que acontece:

  • As variedades brancas eliminam completamente o dióxido de enxofre. Assim, adquire-se um sabor invulgar e agradável, que é acompanhado pela suavidade e aroma das uvas maduras.
  • O vinho tinto é caracterizado pela presença de tons frutados, e não pela viscosidade excessiva na boca, da qual muitos experimentam desconforto.
  • Ao servir uma casta maturada, escorre um precipitado que não permite revelar totalmente o sabor.
  • A oxidação em alta velocidade de vinhos mais jovens permite, por vezes, melhorar os indicadores de sabor.
  • Algumas pessoas compram decantadores para divulgação completa de uísque ou conhaque. Afinal, só assim o produto adquire um bouquet e aroma ricos, o que permite elevar o processo de ingestão de álcool.

Forma do decanter

A capacidade máxima de um decantador padrão é de um litro, também existem produtos em que esse valor é o dobro. Na maioria dos restaurantes, é comum colocar uma vasilha não até a borda, mas em 1 litro - 0,75, e em 2 litros - 1,5 litro.

As variedades mais novas precisam de uma boa oxigenação, a separação dos sedimentos não é tão importante para elas. Devido ao facto de o produto conter muitos taninos, para alguns utilizadores estes vinhos podem parecer demasiado azedos, o que não trará prazer estético, mas antes decepcionante. Para conseguir um bom enriquecimento, é importante escolher a forma certa. Os especialistas recomendam prestar atenção ao desenho com um pescoço estreito, mas um fundo largo, pois promove uma rápida saturação de oxigênio, e a parte estreita irá reter todo o aroma único.

Com vinhos maduros tudo é mais difícil, embora fiquem saturados de oxigênio durante o armazenamento a longo prazo, é importante separá-los do sedimento, que vai se acumulando gradativamente. Essa substância ajuda a determinar a qualidade do vinho e qualquer conhecedor, ao vê-la, entende que não é uma falsificação. No entanto, o sedimento tem um gosto desagradável e pode arruinar todas as impressões da bebida nobre. Na maioria das vezes, para produtos maduros, costuma-se usar recipientes apresentados na forma de um globo, ânfora ou um decantador padrão. Caras variedades envelhecidas são colocadas em decantadores com gargalo curvo, o que permite preservar o sabor e o aroma originais.

Ao contrário das bebidas tintas, os vinhos brancos são enriquecidos com dióxido de enxofre, que entra durante a preparação. Para se livrar desse elemento desagradável, é necessário usar decantadores, em forma de bola, com um gargalo em forma de funil que se estreita na parte superior. A maioria dos fabricantes prefere produzir esses modelos com uma capa especial. É importante saber que os vinhos brancos costumam ser servidos gelados, por isso, depois de encher a vasilha, é melhor colocá-la no gelo.

Se uma pessoa adora vinho do Porto, deve comprar um produto parecido com um saca-rolhas. A vantagem dessa opção é a preservação da bebida por um longo período, enquanto seu sabor permanece no nível inicial, o que evita que se estrague rapidamente.

Para uísque e conhaques, costuma-se usar uma vasilha quadrada ou redonda, onde a parte superior se expande, mas o pescoço é estreito e de comprimento pequeno. Decantadores feitos de cristal ou vidro transparente são os mais adequados para esses produtos, o que permite que você aprecie não só o sabor, mas também a aparência desse tipo de álcool.

Regras básicas para usar um decantador

Para separar qualitativamente o sedimento que se forma durante o armazenamento de longo prazo, a garrafa é colocada na vertical. Os sommeliers mais experientes colocam a bebida em um recipiente com uma vela erguida até o pescoço. Mas esta não é uma solução simples, que foi inventada para a beleza, uma fonte de luz adicional ajuda a determinar com precisão o tempo de aproximação da precipitação. Para preservar o sabor original, o recipiente é sustentado por um gargalo especial e, se forem utilizadas variedades especiais, devem ser aquecidas no fundo. Graças à temperatura corporal, o produto vai revelar todo o seu sabor.

Para quais vinhos o uso de um decantador não é recomendado

É importante entender que o recipiente desta bebida é capaz de enriquecer o produto e transmitir um sabor nojento. As variedades raras são especialmente sensíveis a isso, que não toleram o contato prolongado com o oxigênio, o que torna seu sabor repugnante.

O produto não é recomendado para acompanhar vinhos rosados, borgonheses e espumantes, que apresentam baixo percentual de taninos. Ao usar variedades convencionais, é importante entender que elas não precisam de aeração e não possuem sedimentos.

A última coisa a entender é que se você usar um decantador e vinho barato, este último não será enriquecido de forma alguma com este vaso. Permanecerá no nível original, pois a composição já contém uma dezena de componentes auxiliares que permitem aumentar artificialmente o sabor com qualidade medíocre.

O que é importante para um sommelier em formação saber?

Antes de despejar o vinho em um recipiente, é importante realizar uma série de ações auxiliares:

  • O decantador é lavado e enxaguado dos aromas anteriores, não deve ter odores extras;
  • Nos bons restaurantes é costume afixar o rótulo, bem como informar o visitante sobre o local de produção e onde, quando as uvas foram vindimadas;
  • A cápsula é cuidadosamente cortada sob o anel e toda a placa acumulada é removida com um guardanapo preparado;
  • Com um saca-rolhas normal, a pessoa levanta ligeiramente a rolha. A extração ruidosa não é permitida, tudo é feito silenciosamente. Após a conclusão do processo, o pescoço é limpo novamente;
  • A rolha é cheirada e o vinho é pré-inspecionado para evitar a utilização do produto estragado. O vinho ruim é caracterizado por odor de mofo e mofo;
  • Após a abertura, o sommelier é obrigado a provar a bebida, mas antes limpa o pescoço novamente;
  • Assim que estiver convencido da qualidade do produto, deve despejá-lo num decantador, devendo o gargalo ficar à luz para que o sedimento não penetre na garrafa, caso contrário estragará todo o sabor;
  • Para enriquecimento de oxigênio, o recipiente começa a girar da esquerda para a direita. Essa manipulação é realizada por vários minutos, a seguir o produto é colocado na mesa e infundido por mais 10 minutos.

Método de cuidado

Um decanter é um decanter incomum, portanto, seu cuidado é especial.

Se uma pessoa usa vasilhas caras, elas devem ser lavadas à mão com água morna. No entanto, existem vários fabricantes que permitem o uso de uma máquina de lavar louça. A segunda coisa que é importante considerar é que o agente de limpeza não deve emitir odores agressivos, muito menos deixá-los no decantador. Os agentes de limpeza devem ser seguros e ecológicos.

O decantador é limpo com um guardanapo macio, enquanto não uma peça é usada, mas várias. É necessário secar em posição estritamente vertical, quando o gargalo fica no fundo, para que a água restante saia do espaço interno.

Quando a placa se forma no interior do vaso, é necessário limpá-lo com o auxílio de bolinhas especiais, mas arroz e ácido acético diluídos em água também são adequados. Após a mistura dos elementos, o recipiente é levado nas mãos e agitado, o que permite limpar as paredes do tártaro. Ao final do procedimento, os restos de arroz são retirados, o decantador é lavado com água fervida e seco.

Os melhores modelos de vidro

Pasabahce Bacchus 1 l

Um lindo produto de formato padrão, que vai complementar o interior e permitir que a bebida seja preparada de maneira adequada. O volume é de 1 litro. Possui pescoço largo e fundo regular. Existe um padrão especial na frente, que é claramente visível após o enchimento do recipiente.

O preço médio é de 160 rublos.

Decanter Pasabahce Bacchus 1 l

Vantagens:

  • Baixo custo;
  • Boa aparência;
  • Fácil de limpar;
  • Adequado como decoração.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Rong Lin Wah Industrial Imperator

Um belo vaso de aparência incomum, que vai decorar uma mesa festiva. Fabricado inteiramente em vidro que não contém impurezas.

Vendido a um preço de 450 rublos.

decantador Rong Lin Wah Industrial Imperator

Vantagens:

  • Forma correta;
  • Custo;
  • Projetado para uso doméstico.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Crystalex CZ s.r.o. decantador 1,5 l

Modelo clássico, de produção checa, muito procurado por alguns sommeliers. Tipo de vidro - fundido. O formulário é clássico.

O preço médio é de 670 rublos.

Crystalex CZ s.r.o. decantador 1,5 l

Vantagens:

  • Vista bonita;
  • Vidro checo;
  • Preço ótimo.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Decantador Crystalite Bohemia 1,5 l

Um modelo de qualidade adequado para uso doméstico ou pequenos restaurantes onde existe uma bela porção de bebidas alcoólicas. País de origem - República Tcheca.

Vendido a um preço de 810 rublos.

Decantador Crystalite Bohemia 1,5 l

Vantagens:

  • Belo desempenho externo;
  • Adequado para vinho tinto;
  • Preço.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Recipientes de cristal de alta qualidade

Decantador Krosno Vinoteca 1,5 l

Um produto de uma empresa polaca de elevada qualidade. O decantador é individual, pois é feito inteiramente à mão e apenas com os melhores materiais.

O preço médio é de 3.400 rublos.

Decantador Krosno Vinoteca 1,5 l

Vantagens:

  • Aparência bonita;
  • Adequado para variedades jovens;
  • Bom material.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Spiegelau Vermelho e Branco

Um lindo modelo com uma aparência incomum, que é adequado para vinho branco. O volume é de 1 litro, enquanto a altura é de 22,7 cm. A peculiaridade da vasilha é que pode ser lavada sem problemas na máquina de lavar louça.

Vendido a um preço de 7.900 rublos.

decanter Spiegelau Red & White

Vantagens:

  • Bela execução;
  • Material de qualidade;
  • Dimensões ideais.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

RIEDEL DECANTER

Um produto austríaco de qualidade feito à mão, concebido para vinhos tintos nobres. A altura é de 36,5 cm, enquanto o volume é de 1210 ml.Os produtos são únicos e possuem um excelente design, que permite não só reabastecer a sua coleção, mas também doar a embalagem a outro conhecedor.

O preço médio é de 18.000 rublos.

decantador RIEDEL DECANTER

Vantagens:

  • Produzido por uma empresa popular;
  • Criado manualmente;
  • Projeto.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

Nachtmann Vivendi

O último modelo para variedades jovens. Esta opção irá revelar todo o bouquet e aroma da moderna produção de vinho 100%. Fabricado em cristal. A garantia do produto é de 12 meses.

O preço médio é de 7.050 rublos.

decanter Nachtmann Vivendi

Vantagens:

  • Qualidade alemã;
  • Bom material;
  • Existe uma garantia.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Finalmente

Nenhum evento de prestígio ou serviço caro de vinho está completo sem o uso de um decantador. Ajuda a revelar totalmente o sabor e as sutilezas de cada bebida. Se você tem experiência no uso dos modelos descritos na classificação, ou opções mais interessantes, conte-nos nos comentários.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *