Os melhores livros de Haruki Murakami

2

Murakami é o sobrenome, Haruki é o primeiro nome. Mas em japonês, o sobrenome precede o nome e, portanto, a ordem dos dois elementos é invertida. Em qualquer caso, Haruki Murakami continua sendo um dos poucos escritores vivos capaz de vender milhões de cópias por mês e aparecendo todos os anos entre os candidatos ao Prêmio Nobel de Literatura.

para o 70º aniversário do escritor, os editores do site "bestx.htgetrid.com/pt/" prepararam para você uma resenha dos melhores livros de Haruki Murakami para redescobrir o fabuloso e incrivelmente franco mundo deste autor.

Quem é Murakami?

Ele é um autor brilhante, capaz de apresentar sua visão de mundo por meio de personagens e histórias fora da caixa. Ele fala com grande sensibilidade para um público que não busca relaxamento na leitura, mas precisa de profundidade. Seu público consegue ir além do visível e da confiança na realidade. Murakami é um "pesquisador" de almas, um caçador inveterado do significado da existência.

Quase nada se sabe sobre sua vida pessoal. Ele nasceu em Kyoto em 1949, já viajou pelo mundo, adora música (clássica, jazz e rock), tem um acervo enorme de discos (mais de dez mil discos). Nos anos 70 do século passado, dirigiu um bar em Tóquio, comunicação com clientes que se tornou uma espécie de "escola de vida" e posteriormente o inspirou em muitos assuntos. Murakami viajou muito e então imigrou completamente para os Estados Unidos. Ele está ativamente envolvido na corrida, o que também se reflete em seu trabalho.

Em geral, você pode traçar a trajetória de vida de Murakami nos temas de seus livros. “O que estou falando quando falo sobre corrida” é uma autobiografia de um aspecto de sua personalidade: Murakami, um corredor de maratona, é reconhecido aqui. Jazz Portraits é um livro sobre a paixão de Murakami por essa música. Em 1995, dois eventos trágicos aconteceram no Japão: um poderoso terremoto, bem como um ataque terrorista, um ataque de gás sarin no metrô com membros da seita Aum Senrikyo. Murakami escreveu sobre isso nas obras "Underground" e "The Promised Land", em parte na história "My Favorite Companion". Para se comunicar com as pessoas afetadas e escrever essas obras dramáticas, ele voltou ao Japão, onde ainda vive. Ele escreve muito sobre sua terra natal. O próprio Murakami notou que entendia muito da cultura e da mentalidade dos japoneses, que moravam em outros países, via de fora.

Haruki também é tradutor e ensaísta.

Ele é casado desde 1971 e não tem filhos.

Ele lançou seu primeiro romance, Listen to the Song of the Wind, em 1979 e imediatamente ganhou um prêmio de Melhor Revelação. Os seguintes romances também receberam prêmios. Então ele decide vender seu bar de jazz e se dedica apenas aos livros. Possui 14 romances, 12 coleções de contos, 18 traduções, prosa documental e outros gêneros, e já fez 5 filmes baseados em seus livros. As recompensas estão chegando uma após a outra. O Prêmio Nobel ainda não foi entregue a ele, embora ele tenha sido nomeado várias vezes.

Murakami é uma leitura intensa, mesmo que tenha uma linguagem simples e envolvente. O elemento mágico se entrelaça com as filosofias e lendas orientais, deixando a sensação de que uma grande revelação está para se abrir na próxima página, ou que uma lição de vida ou grande verdade absoluta será decomposta em componentes compreensíveis.Em vez disso, você se encontra em circunstâncias ainda mais confusas, onde coincidências se fundem com profecias completamente desorientadas, não mais distinguindo a verdade da mágica na imaginação dos personagens principais. Como escolher o que ler de seus livros? Qual livro é o melhor?

Os melhores livros de Haruki Murakami

Existem apenas cinco livros na lista proposta de todo o conjunto de obras. O que eles têm de especial? Estes são os melhores e mais famosos livros populares apreciados por figuras literárias. Muitos foram publicados pela editora russa Eksmo neste ano em grande circulação em conexão com o aniversário do escritor. O critério de seleção para a classificação também foram as resenhas de fãs do gênero na rede.

"Floresta norueguesa"

  • Editora: Eksmo;
  • Ano de publicação: 2018;
  • Número de páginas: 368;
  • Capa: dura;
  • Custo médio: 300 rublos.

Watanabe Toru, 37, chega à Alemanha de avião. Poucos minutos após o pouso, os alto-falantes da aeronave começam a transmitir a música dos Beatles "Norwegian Forest". Watanabe não se sente bem, uma forte melancolia e nostalgia o obrigam a relembrar os acontecimentos e as pessoas que povoaram sua juventude, em particular o período de 1968 a 1970, quando estudou na universidade em Tóquio. Por meio de um longo flashback que inclui o romance inteiro, Watanabe traça aqueles anos. A memória torna-se concreta, torna-se uma nova realidade que pode ser vivida com os olhos da razão e da emoção.

Uma pessoa imediatamente vem à mente: Naoko, uma garota linda e perigosamente frágil por quem Watanabe se apaixonou. Ela com sinais de desconforto psicológico, aumentando gradativamente. Mas outra garota, Midori, vem à mente. Ela é completamente diferente de Naoko, ela também sofreu muito mentalmente em sua existência jovem, mas ela está muito mais viva, vital e livre. Dividido pelo amor entre as duas garotas, Naoko e Midori, que o puxam com uma força irresistível, Watanabe não pode fazer nada além de decidir. Ou espere que a vida (e a morte) decida por ele.

Sobre o que é esse livro? Sobre a juventude, sobre o conflito entre o desejo de se integrar ao mundo dos “outros” para entrar triunfantemente na idade adulta e a necessidade inerente de ser você mesmo.

O romance foi publicado pela primeira vez em 1987, publicado e reimpresso várias vezes. Em 2010 foi filmado com o mesmo título.

"Floresta norueguesa"

Vantagens:

  • um best-seller mundial, um trabalho brilhante, você pode escrever citações de um livro, um monte de coisas que você precisa prestar atenção;
  • estilo único do autor, nem melhor nem pior do que outros, mas muito pessoal;
  • vale a pena ler para aprender a se entender e amar, escolher o melhor caminho para você;
  • Você pode encontrar uma variedade de publicações e formatos, por exemplo, dentro da mesma editora Eksmo na série Cult Classics, um livro custa cerca de 292 rublos, e na série Muramaki-mania, a capa é macia e o custo é orçamentário - 177 rublos.

Desvantagens:

  • não há nada de novo na trama, nenhum conteúdo inédito.

"1Q84. Mil Noivas Oitenta e Quatro. Reserve um. Abril junho "

  • Editora: Eksmo;
  • Ano de publicação: 2020;
  • Número de páginas: 496;
  • Capa: macia;
  • Preço médio: 250 rublos.

Este livro de várias partes causou sensação na literatura mundial. O início da trilogia foi publicado em 2009. Um iniciante sempre deve começar com o primeiro livro de qualquer maneira. Sobre o que é a história?

O primeiro livro é dominado pelo enredo de eventos sobrenaturais que começam a ocorrer quando duas luas aparecem no céu: há uma forte aura de mistério, e o romance parece quase um mistério com uma atmosfera fabulosa, em pleno estilo Murakam. Os livros a seguir enfocam a história de amor entre os heróis - o escritor e o assassino.

Tengo é um escritor com a estranha missão de reescrever o romance de outro autor. Aomam é um assassino com uma habilidade única, pois é capaz de matar com uma picada de agulha, identificando um pequeno ponto crítico no pescoço da vítima.As histórias obviamente não têm nada em comum, mas Tengo e Aomam inconscientemente procuram um pelo outro ao longo dos três livros e as duas histórias milagrosamente se entrelaçam.

Eles eram colegas de classe aos 10 anos. Aomam é definitivamente a parte mais forte do par. Desde o momento em que ela decide apertar sua mão até o momento em que ela vai embora, sem olhar para trás, para a vida fechada e santa que seus pais desejavam. Até o momento em que ela luta à custa de sua vida para trazer Tengo de volta, para proteger esse amor em um mundo paralelo que não é mais 1984, ela liga para 1Q84, e para tentar trazê-lo de volta no tempo. E Tengo se rende a ela, segue-a sem fazer muitas perguntas, pois sabe que o verdadeiro coração pulsante do casal recém recriado é Aomam.

Dois personagens vivem em dois mundos, ou melhor, em anos paralelos ... Aomam em 1Q84 parece ser quase igual a 1984, mas com algumas diferenças nos eventos, à primeira vista passam despercebidos apenas se você olhar de perto os detalhes, você vê diferenças. Em vez disso, Tengo vive no presente 1984.

"1Q84. Mil Noivas Oitenta e Quatro. Reserve um. Abril junho "

Vantagens:

  • sucesso mundial, recebeu ótimas críticas dos melhores autores do mundo;
  • incluído nos principais livros de leitura obrigatória;
  • boa tradução;
  • fácil de ler em muitos comentários, embora haja opiniões completamente opostas.

Desvantagens:

  • o ritmo lento da narração e a repetição de parágrafos inteiros, palavra por palavra, tornam a leitura excessivamente difícil e entediante;
  • Há também opiniões de que o romance é superestimado, seu sucesso é resultado do marketing e outras obras de murakami merecem mais aprovação, que os novatos ficam melhor começando com outros livros do autor.

"Kafka na praia"

  • Editora: Eksmo;
  • Ano de publicação: 2018;
  • Número de páginas: 672;
  • Capa: macia;
  • Preço médio: 250 rublos.

Descrição: Um menino de quinze anos, maduro e determinado como adulto, e um velho com a engenhosidade e a sinceridade de uma criança, saem da mesma região de Tóquio em direção ao mesmo lugar, Takamatsu, no sul do Japão. O menino que escolheu Kafka como pseudônimo foge do pai. Já idoso, Nakata escapa da cena de um crime chocante em que se envolveu contra sua vontade.

De acordo com a maioria dos leitores, este é um dos melhores romances do autor. Melhor que o sensacional 1T84 e a floresta norueguesa. Pesado, mas não chato, instigante. Este romance é onde você precisa começar a estudar a obra de Murakami.

Foi escrito em 2002, mesmo ano da primeira publicação.

"Kafka na praia

Vantagens:

  • movimento é a linha central deste romance, ao contrário de muitos outros livros "lentos" de Murakami, e é por meio do movimento que o autor define os conceitos de leveza, velocidade, precisão, clareza e variedade que fazem da história e do romance uma ferramenta para conhecer a realidade;
  • tradução excelente para o cidadão comum;
  • sobre pessoas e para pessoas, lidas de uma só vez, podem ser lidas no transporte, apesar de o livro ser volumoso;
  • boa estrutura do romance, que não permite romper com a narrativa;
  • recomendado para iniciantes.

Desvantagens:

  • Alguns acham difícil digerir: este é um livro onde os gatos falam, onde há profecias, maldições, peixes e sanguessugas que jorram do céu, sonhos e realidade se fundem em uma dimensão; mas se for muito difícil de entender, então outras obras de Murakami dificilmente valem a pena ler, o gênero não é para você.

“O assassinato do comandante. Primeiro livro. O surgimento de uma ideia "

  • Editora: Eksmo;
  • Ano de publicação: 2020;
  • Número de páginas: 416;
  • Capa: dura;
  • Preço médio: 500 rublos.

Uma bolsa com roupas e lápis para desenhar. Quando sua esposa lhe diz para ir embora, o protagonista desta história não leva mais nada: ele entra no carro e sai de casa. O que mais ele pode fazer? Ele tem trinta e seis anos, uma mulher o traiu, ele trabalha como artista comissionado retratos sem muita convicção, um sentimento geral de fracasso o acompanha.Portanto, ele começou a vagar por Hokkaido, entre vilas de pescadores na costa e raros assentamentos nas montanhas. Até que um velho amigo lhe oferece um lugar para morar.

Morar em sua própria casa por um tempo, embora sozinho na floresta, é muito tentador. Ele aceita a oferta também porque o pai do amigo é Amada Tomohiko, uma das artistas mais famosas e significativas do Japão. Quando se muda para lá, o protagonista percebe que sua vida mudou para sempre ... A princípio sente isso quando descobre um quadro que Amada Tomohiko escondeu no sótão há muitas décadas: é uma cena misteriosa e indefinível, que claramente exala maldade e violência indizível. Uma noite, ele ouvirá o som fraco de um sino vindo da floresta. Ele decide seguir aquele som: há realmente alguém ou alguma coisa que balança o sino aí?

O assassinato do comandante (do qual este é o primeiro volume de Idéias) é uma exploração épica do poder transformador da arte e do que a violência destrói; como sobreviver a traumas individuais (por exemplo, o fim do amor) e coletivos (guerra, desastre); aprecie sua fragilidade e torne-se quem você é.

“O assassinato do comandante. Primeiro livro. O surgimento de uma ideia

Vantagens:

  • uma novidade, a primeira parte de uma série ainda inacabada de livros sobre o comandante;
  • Murakami é um especialista em almas, ele consegue descrever perfeitamente o interior de seus personagens, despi-los e destacar suas fissuras internas que ameaçam destruir tudo;
  • fascinante, você pode lê-lo rapidamente.

Desvantagens:

  • narrativa fluida com poucas voltas e reviravoltas e enredos;
  • durante a leitura, parece que você se depara com um texto inacabado, que por sua natureza requer um segundo livro, e foi escrito posteriormente; cada um deles é funcional e se complementa, é impossível dividir o indivisível, mas para o leitor esta não é uma solução muito boa, há um gosto residual de eufemismo e falta de um todo.

“O assassinato do comandante. Segundo livro. Uma metáfora evasiva "

  • Editora: Eksmo;
  • Ano de publicação: 2020;
  • Número de páginas: 432;
  • Capa: dura;
  • Preço médio: 500 rublos.

Um jovem herói desta história mora há vários meses em uma casa no meio da floresta. A moradia está perdida, mas não completamente isolada. Há um vizinho muito rico e esquivo, motivado por motivos que só ele conhece. Ou a pequena Akikawa Mari, uma estudante de arte que enfraquece suas defesas e cria um vínculo estreito com seu professor. Sem falar no comandante ...

Este trabalho é uma reflexão muito realista e relevante sobre as feridas da história, sobre a culpa e a responsabilidade. Terapia para lidar com traumas. Um guia prático para navegar no mundo das metáforas. Mas também uma história fantástica sobre monstros que devoram nossas almas por dentro, sobre medos que nos separam durante a noite.

“O assassinato do comandante. Segundo livro. Uma metáfora evasiva "

Vantagens:

  • a novidade estrangeira mais esperada, a continuação do primeiro livro;
  • emocionante e interessante, sobre pensamentos e sentimentos, bons para a alma;
  • o romance é apenas externamente linear, todo o conteúdo está em um sentido claustrofóbico constante e na ausência completa de choques e movimentos, na presença constante de perplexidade e solidão necessária, onde cada personagem fica desapontado, desanimado pelo destino, eventos de seu eu mais próximo; vale a pena ler para quem gosta de conhecer o mundo interior.

Desvantagens:

  • ainda não há muitas críticas e recomendações de leitores, mas daqueles que estão na Internet, pode-se perceber a opinião de que este não é o mesmo Murakami de antes.

Conclusão

São livros fabulosos e, muitas vezes, durante a leitura, parece que o autor mais cedo ou mais tarde nos revelará que foi um sonho; mas não, tudo isso é verdade, e muitos eventos permanecem sem explicação, e durante a leitura você permanece esperando a solução do enigma nas páginas seguintes. O estilo agradável de Murakami leva você para outra dimensão, bem na fronteira entre a realidade e o sonho. Quase todos os seus livros costumam ser uma jornada psicológica, cujo final permite uma ampla gama de interpretações.Legal, sim ... vale a pena ler. Esta resenha é uma seleção de apenas cinco livros, e há outros que afirmam ser os melhores. Se você tem experiência na leitura dos livros descritos na classificação, ou sua opinião especial e interessante sobre o trabalho e as obras do escritor, conte-nos nos comentários.

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu primeiro contato com a obra de Haruki Murakami aconteceu repentinamente, o livro “1Q84. Mil Noivas Oitenta e Quatro ”. A impressão permaneceu tão forte e incompreensível que não consegui ler outros livros por duas semanas (geralmente no mesmo dia em que começo um novo livro). Há tanto de atraente, comovente e incomum nele que simplesmente não posso compará-lo com nada. O segundo livro que li "The Norwegian Forest" permaneceu incompreensível para mim. O final é um tanto difícil, e a história é triste, em geral. Nesta fase. Não estou pronto para ler os novos livros do autor, mas também não me arrependo da leitura.

  2. Eu realmente amo o trabalho de Haruki Murakami. Muitas de suas obras foram lidas em japonês e russo. Nossa tradução em nada é inferior ao original, em minha opinião. Também concordo com o autor do artigo que é ótimo começar a conhecer Murakami e Kafka na praia. Este romance, como um teste de tornassol, o ajudará a entender se este é o seu escritor ou não.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *