🏍️ Os melhores óleos para motores de automóveis em 2020

0

Qualquer motorista que aprecia seu amigo de quatro rodas e se certifica de que tudo nele está em perfeitas condições sabe que a escolha do óleo está longe do fim. Para muitos, é considerada a norma preencher a primeira composição que se depara, sem dar atenção especial à viscosidade, classificação e outros critérios igualmente importantes. No entanto, na negligência na seleção de combustíveis e lubrificantes leva a um rápido desgaste do motor.

Que funções faz

O lubrificante consiste em uma mistura de óleo base e vários aditivos. A composição da base inclui um certo número de elementos que lhe conferem as propriedades requeridas. O resultado depende da base utilizada: sintética, semissintética ou mineral. A utilização de aditivos melhora a qualidade das principais características do componente base (viscosidade, etc.), e também permite realizar uma série de tarefas específicas (depósitos de lavagem, função de proteção, restauração, etc.). O mercado moderno impõe altos requisitos aos fabricantes, por isso, eles são obrigados a adicionar certos aditivos para cada marca, o que melhora significativamente a qualidade.

Ele foi originalmente usado como um lubrificante para o munhão do virabrequim e também removeu produtos de desgaste e excesso de calor na unidade de força. No futuro, ele começou a ser alimentado com a sincronização e a lubrificação do cilindro foi implementada.

Hoje ele praticamente faz o papel de um fluido hidráulico que preenche todos os mecanismos e unidades. O lubrificante forma uma película de óleo que envolve as partes em contato, evitando o atrito seco. Além disso, esse filme oferece proteção contra ferrugem e minimiza a exposição das peças a vários tipos de produtos químicos usados ​​no trabalho.

O óleo tem 5 funções principais:

  • Lubrificação dos componentes da unidade de potência.

Depende da viscosidade. O principal objetivo é reduzir o coeficiente de atrito tanto quanto possível. Ao iniciar o acionamento, ele se espalha pelo sistema formando uma película fina. Isso é possível devido à viscosidade e aditivos especiais. A camada protetora contribui para a longa vida útil das peças, o que, por sua vez, leva ao aumento da produtividade e à diminuição do consumo de combustível.

É selecionado de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. A escolha é feita com base no SAE, o 10W-40 mais comum. O índice de viscosidade afeta o comportamento de uma substância em altas e baixas temperaturas. Quanto mais alta a característica, menos flutuações com mudanças de temperatura.

  • Resfriamento.

Uma característica essencial para qualquer veículo. A afirmação de que apenas o refrigerante é responsável por isso não é totalmente correta. O óleo está em contato direto com as partes quentes. Ele deve absorver o calor dos pistões, buchas, virabrequim ou rotor do turbocompressor.

Ao interagir com superfícies aquecidas (100 - 250 C e acima), reduz a temperatura do acionamento, levando o excesso para o cárter.Os principais fabricantes de automóveis instalam um cárter de óleo para melhor resfriamento.

  • Selagem de peças móveis.

Depende da viscosidade. O lubrificante atua como um vedante no sistema cilindro-pistão e anel-pistão. Isso é necessário para que o motor mantenha a compressão total e não perca potência.

  • Limpeza.

Os produtos da combustão interna deixam para trás partículas metálicas, poeira, alcatrão, fuligem e resíduos de combustíveis não queimados. Tudo isso se acomoda na superfície e forma uma estrutura rugosa que arranha os cilindros e os torna inutilizáveis.

O óleo com boas propriedades de limpeza deve coletar todos os resíduos em contato e distribuí-los de forma que não haja grandes acumulações. Para isso, foi pensada a filtração em dois níveis: um palete é usado como primeiro nível e um filtro como segundo. É eficaz contra qualquer grau de poluição. Gradualmente, a qualidade do óleo e do filtro se deteriora. Isso indica a necessidade de substituí-los. Os especialistas recomendam que seja realizado a cada 10-20 mil km.

  • Controle de corrosão.

Elementos feitos de metais não ferrosos oxidam com o tempo. Isso é evitado por aditivos especiais que aumentam a alcalinidade e neutralizam produtos de combustão ácidos.

Um filme especial é formado nos componentes principais, evitando o contato com água, oxigênio e outras substâncias perigosas. A camada deve ser o mais forte e estável possível.

O que são

Em pontos de venda especializados e lojas online, o óleo é apresentado em uma ampla gama. Existem 4 grupos principais. A diferença básica segundo a qual um lubrificante pertence a um ou outro grupo está na base do óleo.

Óleo mineral)

Obtido a partir do petróleo. É purificado e destilado. Eles são divididos em aromáticos, naftênicos e parafínicos.

Devido à tecnologia de fabricação simples, o produto recebeu um custo baixo em comparação com os demais.

A principal diferença está na estrutura dos carboidratos incluídos no óleo base. O grupo da parafina é caracterizado por altas qualidades lubrificantes. A qualidade do produto é determinada pela porcentagem de enxofre, que afeta o estado de oxidação. O indicador ideal não é inferior a 1%. Isso indica a possibilidade de seu uso por muito tempo.

Eles contêm um grande número de aditivos que estabilizam a base. Apesar disso, as propriedades benéficas adquiridas são rapidamente perdidas.

Ao comprar "água mineral", você deve se lembrar que ela requer substituições frequentes. Recomendado para uso com cargas mínimas do veículo.

Funcionamento prolongado do motor sem carga, gasolina de baixa qualidade, alto nível de poeira, o termostato acionado frequentemente devido ao superaquecimento, tudo isso afeta negativamente a duração de funcionamento da “água mineral”. Na maioria dos casos, é usado em máquinas de carburador antigas. Pois devido a sua alta viscosidade, reduz o risco de vazamento de retentores e gaxetas, e ainda reduz o consumo de lubrificante.

Sintético

Para obter a base, utiliza-se a síntese química dirigida. Nesse caso, a matéria-prima é submetida a destilação e posterior processamento em moléculas básicas. Desta forma, é obtido um óleo de base. Os aditivos necessários são adicionados a ele,

A baixa viscosidade permite uma melhor passagem dos canais de lubrificação e reduz com mais eficácia o atrito entre as peças e as unidades principais. Forma uma película estável em rotações altas e médias para proteger o motor, aumentar ligeiramente a potência e reduzir o consumo de combustível.

"Sintético" adapta-se bem a baixas e altas temperaturas, praticamente não forma depósitos de carbono, elimina com eficácia a sujidade acumulada e não congela com o gelo.

Propriedades estáveis, longa vida útil, a impossibilidade de oxidação são as principais qualidades que podem ser caracterizadas pelos "sintéticos". Mas, por causa disso, o petróleo é significativamente mais caro do que seus concorrentes. Recomendado para carros esportivos, motores sujeitos a cargas elevadas e aqueles que vivem em regiões com climas continentais adversos.

Semi sintético

O grupo incorporou as propriedades dos tipos descritos acima. A base são matérias-primas sintéticas e minerais de alto nível de qualidade em uma determinada proporção. Não existem regulamentos rígidos que obriguem os fabricantes a usar essas ou aquelas relações. Isso levou ao surgimento de várias variações de formulação no mercado. Semissintéticos têm baixa viscosidade, porcentagem de oxidação e menos aditivos em comparação com seu concorrente puro. Isso acarreta dificuldades ao iniciar no inverno, bem como uma maior porcentagem de resíduos no verão. A principal vantagem do grupo é que são mais acessíveis ao consumidor.

Existem vários grupos: verão, inverno e todas as estações. A orientação das estações permite atenuar as desvantagens adquiridas (facilitar o arranque a frio no frio do inverno, reduzir a percentagem de sobreaquecimento na estação quente). Mas isso obriga o consumidor a trocar os óleos com mais frequência, pois a violação das recomendações acarretará problemas no motor.

Os semissintéticos são um grupo universal usado em todos os tipos de motores. Devido à sua capacidade de preencher vãos da superfície do cilindro e suavizar irregularidades, é recomendado para veículos usados. Pode ser utilizado para motores com grandes perdas de líquidos por evaporação, reduz o consumo.

Hydrocracking

Possui uma tecnologia fundamentalmente diferente para obtenção da base. A base mineral é combinada com um método molecular sintético. O resultado é radicalmente diferente do natural e possui propriedades semelhantes às sintéticas. Os hidrocarbonetos são alinhados por rearranjo de átomos. Como resultado, os isômeros são formados. A polimerização reversa acelera o envelhecimento e a perda de lubricidade. Recomenda-se a mudança a cada 7 a 8 mil km. A principal vantagem desse tipo de produto é o baixo custo. Uma boa alternativa aos sintéticos a um preço acessível. A compatibilidade ambiental do produto é observada. Isso se deve ao fato de que não são utilizados solventes tóxicos na fabricação. A graxa é distribuída com uma marca no recipiente "HC-Synthese". O produto é adequado para qualquer tipo de motor.

Como escolher

A escolha do óleo não é tão fácil como pode parecer à primeira vista.

  1. Recomendações do fabricante. Primeiro, eles estudam o manual. Indica a viscosidade recomendada. Classe de serviço de acordo com API, ACEA, ILSAC. Se a documentação do serviço não estiver disponível, é preferível consultar um centro de serviço especializado.
  2. Viscosidade. Um dos parâmetros mais importantes é indicado na embalagem em letras grandes. Certificado SAE - 2 dígitos. O primeiro caracteriza o comportamento de uma substância no inverno (0W, 5W, 10W, 15W, 20W). Quanto mais baixo for o indicador, melhor, pois é capaz de suportar as geadas mais severas. Para a banda média, o valor ideal é 5W. O segundo significa a temperatura mais alta que o óleo pode suportar (8, 12, 16, 20, 30, 40, 50, 60). Os requisitos variam de acordo com o fabricante. Existem motores projetados para lubrificação com baixas taxas. Na maioria dos casos, 40 é o ideal.
  3. API. De acordo com a marcação, a primeira letra denota a finalidade: S - gasolina, C - diesel. A segunda letra representa o nível de qualidade. Quanto mais longe estiver do início do alfabeto, melhor. Ele é selecionado principalmente com base na documentação de serviço do carro.
  4. ACEA. Nesse tipo de marcação, a primeira letra A é um motor a gasolina, B é um motor a diesel, C é um óleo com baixo teor de cinzas e E é um motor a diesel operando em condições difíceis.
  5. Suplementos. Eles melhoram e estabilizam o desempenho do lubrificante. Com sua ajuda, eles mantêm um alto desempenho de lubrificação, reduzem os depósitos de carbono, impurezas e minimizam os danos recebidos deles. Existem vários grupos de aditivos: otimizadores de índice de viscosidade, componentes de limpeza, modificadores de fricção, dispersantes, antidesgaste, inibidores de corrosão e fricção, antioxidantes e depressores de ponto de fluidez. Eles não devem ser exagerados, pois você pode obter o resultado oposto: aumentar o consumo de combustível, reduzir a eficiência do conversor catalítico.

Os melhores óleos para motores a diesel em 2020

Óleo Diesel CAMPEÃO 10W-40 1 l

Para criá-lo, foi utilizada uma mistura de diversas bases minerais com alta viscosidade e os melhores aditivos. Seu uso leva a uma diminuição no consumo de combustível. O lubrificante protege de forma confiável as peças críticas contra desgaste prematuro e corrosão em todas as condições operacionais.

Óleo Diesel CAMPEÃO 10W-40 1 l

Vantagens:

  • consumo de combustível reduzido;
  • adequado para motores a diesel e gasolina;
  • preço acessível.

Desvantagens:

  • curta vida útil.

Gazpromneft Diesel Extra 10W-40 20 l

 

Motor diesel semi-sintético - projetado para motores Euro 2 e equipamentos especiais que exigem um nível de qualidade não inferior a API CF-4. A marca é famosa pela abordagem escrupulosa das matérias-primas utilizadas como base e aditivos.

Óleo Diesel Extra 10W-40 20 l

Vantagens:

  • não oxida;
  • reduz os efeitos negativos da fuligem;
  • a película de óleo na superfície das peças pode resistir a flutuações de temperatura;
  • propriedades de limpeza de alta qualidade.

Desvantagens:

  • não é adequado para todos os motores.

ENEOS Premium Diesel CI-4 5W-40 4 l

Óleo sintético da Coreia do Sul, orientado para motores diesel. Uma boa solução para automóveis nacionais e estrangeiros. Projetado para uma longa vida útil, lida de forma eficiente com cargas pesadas. Devido à grande quantidade de aditivos, possui altas propriedades antioxidantes e detergentes. Aprovado por fabricantes de automóveis líderes como MAZDA, Nissan, Toyota.

Dinâmica de preço médio

Óleo do motor ENEOS Premium Diesel CI-4 5W-40 4 l

Vantagens:

  • possui todos os certificados de qualidade;
  • a linha de produtos cobre uma ampla gama de temperaturas possíveis;
  • a inicialização a frio não é difícil;
  • Amizade ambiental;
  • não coque.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • praticamente não comum no mercado nacional.

SHELL Helix Ultra ECT C3 5W-30 4L

Sintéticos.

Shell Helix Ultra é uma linha versátil de produtos para motores a diesel e a gasolina. Para a fabricação, utilizou-se a melhor base e embalagem de aditivos para obter as qualidades requeridas. O consumidor precisa de um lubrificante que garanta a operação eficiente do motor em todas as condições, além de afetar positivamente seu desempenho e vida útil. Levando em consideração as últimas tendências do mercado, a empresa desenvolveu uma tecnologia fundamentalmente nova para a criação de uma base. Shell PurePlus é um desenvolvimento inovador que usa gás natural. A base sai cristalina sem impurezas, típicas das bases de petróleo.

Dinâmica de preço médio

SHELL Helix Ultra ECT C3 5W-30 óleo 4l

Vantagens:

  • versatilidade;
  • Reduzindo as emissões de escape, mantendo os filtros de partículas limpos
  • a baixa viscosidade e o coeficiente de fricção reduzem o consumo de combustível em 1,7%.

Desvantagens:

  • sobrecarga;
  • frequentemente falsificado;
  • após 5 mil km de corrida, observa-se uma diminuição da viscosidade.

LUKOIL Genesis Advanced 10W-40

Sintéticos.

Produto para todas as estações de um fabricante líder de motores a diesel e a gasolina. Durante a fabricação, tecnologias avançadas foram usadas para garantir um alto desempenho antidesgaste e uma longa vida útil.

Dinâmica de preço médio

Óleo LUKOIL Genesis Advanced 10W-40

Vantagens:

  • notas altas de acordo com a classificação, API SN;
  • proteção perfeita contra o desgaste nas condições mais difíceis;
  • a base sintética fornece início rápido em baixas temperaturas;
  • uma grande porcentagem de aditivos fornecem operação de longo prazo;
  • as propriedades detergentes e dispersantes não diminuem com o envelhecimento.

Desvantagens:

  • o preço está acima da média.

Óleos de motor para veículos a gasolina

IDEMITSU 5W-30 SN / GF-5 4 l

Óleo semi-sintético.

A graxa tem base sintética VHVI. A reforma da hidrogenação removeu completamente todas as impurezas indesejadas. Por isso, o produto apresenta as melhores propriedades físicas e mecânicas. Possui certificação ILSAC GF-5. Para obtê-lo, é necessário atender a uma série de requisitos rigorosos (partida em geadas severas, limpeza do motor de alta qualidade, economia de combustível, etc.).

Dinâmica de preço médio

IDEMITSU 5W-30 SN / GF-5 óleo 4 l

Vantagens:

  • a viscosidade está no nível mais alto;
  • manter a fluidez durante o congelamento garante um start-up ininterrupto;
  • protege os pistões de depósitos de carbono;
  • o filme de óleo permanece estável em temperaturas acima de 100 ° C.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

TOTAL Quartz 9000 Future NFC 5W-30 4 L

Óleo sintético.

O produto da empresa belga é focado em motores multiválvulas turboalimentados com injeção direta. Ele lida perfeitamente com a tarefa, apesar da severidade das condições em que é operado (engarrafamentos da cidade, rodovia, partida a frio no inverno). Filme de óleo forte resiste a altas temperaturas.

Dinâmica de preço médio

TOTAL Quartz 9000 Future NFC 5W-30 óleo de motor 4 l

Vantagens:

  • o consumo de combustível é reduzido em 3%;
  • detergentes e dispersantes limpam o motor do desgaste prematuro e depósitos de sujeira;
  • extensão do intervalo entre mudanças de óleo.

Desvantagens:

  • focado em carros com um ano de fabricação não posterior a 2000;
  • sob carga, o consumo aumenta.

ZIC X5 10W-40 4 l

Semi-sintéticos.

Lubrificante universal para todas as estações com alta estabilidade à oxidação e proteção sob estresse extremo. Ele substituiu o A 10W-40.

Fabricado na Coréia com base mineral YUBASE com uma mistura de aditivos sintéticos e aditivos de marcas líderes. A baixa porcentagem de fósforo e teor de enxofre aumenta significativamente o tempo de operação.

Dinâmica de preço médio

óleo ZIC X5 10W-40 4 l

Vantagens:

  • preço acessível;
  • combate eficazmente a formação de fuligem e lama;
  • modificador antifricção que reduz o atrito;
  • Amizade ambiental;
  • resistência a processos oxidativos e destruição térmica;
  • resistência anti-corrosão.

Desvantagens:

  • recipientes de plástico;
  • frequentemente falsificado;
  • existem problemas com a inicialização a frio.

Manol Molibden Benzin 10W-40 4 l

Um produto semi-sintético versátil originário da Alemanha. Como base, foram utilizados óleos básicos de alta qualidade com uma proporção de aditivos cuidadosamente selecionada. O destaque do produto é a adição de um composto de dissulfeto de molibdênio. Ele cria um filme altamente durável que pode suportar cargas extremas. O aditivo reduz o atrito e ajuda a alisar superfícies danificadas, pois preenche microfissuras.

Dinâmica de preço médio

óleo Manol Molibden Benzin 10W-40 4 l

Vantagens:

  • não oxida;
  • aumento do intervalo de troca de óleo;
  • viscosidade constante ao longo da vida útil do lubrificante;
  • a porcentagem mínima de consumo para resíduos.

Desvantagens:

  • possíveis problemas com partida a frio no inverno;
  • não é a melhor opção para tipos de motores mais antigos.

MOBIL 1 ESP 5W-30 4 l

Sintéticos.

Um produto de uma empresa originária da Finlândia que dispensa apresentações. Na fabricação de um conjunto patenteado de aditivos que maximizam o desempenho do motor e proteção completa contra o envelhecimento prematuro, mesmo em condições extremas. Durante uma partida a frio, a graxa penetra em todos os componentes necessários em questão de segundos e oferece proteção desde os primeiros segundos.

Dinâmica de preço médio

óleo MOBIL 1 ESP 5W-30 4 l

Vantagens:

  • baixa volatilidade;
  • contaminação mínima de filtros de partículas;
  • porcentagem mínima de teor de enxofre e fósforo;
  • baixo percentual de formação de lodo;
  • reduz a toxicidade dos gases de escape;
  • excede significativamente os requisitos de qualidade do óleo do motor.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • frequentemente falsificado;
  • após 10 mil km. milhagem perde suas propriedades

O mercado está repleto de várias marcas de luxo e orçamento. É fácil se perder em toda essa diversidade. O topo inclui os melhores representantes que provaram ser positivos e têm a confiança de muitos consumidores.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui