⚛ Processadores de laptop de melhor desempenho para 2020

0

A operação de qualquer dispositivo eletrônico complexo depende diretamente da potência de sua parte central - o processador. E o laptop certamente não é exceção. O número de núcleos de processador, seu PM e desempenho farão com que o passatempo no laptop seja alegre ou doloroso. A equipe editorial do site "bestx.htgetrid.com/pt/" oferece sua análise dos melhores processadores de energia para laptops para 2020.

Por que a potência do processador é tão importante para um laptop?

O processador (também conhecido como CPU, microprocessador, chip) é o coração do seu laptop. Seu desempenho, tanto computacional quanto gráfico, depende disso. Ou seja, ele fornece não só a velocidade de trabalho com os aplicativos, mas também é responsável por alguns tipos de seu display externo. É o processador que afeta os parâmetros do laptop como:

  • A velocidade das operações realizadas;
  • Possibilidade de configuração de multitarefa;
  • A temperatura gerada pelo dispositivo;
  • Consumo de eletricidade, consumo de bateria, o que significa vida útil da bateria.

Mas o mais importante, se um computador estacionário pode eventualmente trocar o processador, às vezes mesmo sem trocar a "placa-mãe", a placa-mãe, então comprar um laptop com uma determinada configuração é, para dizer o mínimo, "por muito tempo".

Estrutura interna da CPU


Antes de considerar as características dos microprocessadores e escolher os modelos mais populares entre eles, vamos dar uma olhada em sua estrutura interna. Afinal, seus parâmetros básicos dependem da arquitetura do microprocessador.

Tecnicamente, a CPU consiste em:

    1. 1. Parte superior, tampa, cujo material é metal. Sua função é proteger o recheio do ambiente externo, ao mesmo tempo que desempenha o papel de dissipador de calor. É na tampa que é aplicada a mástique condutora de calor na qual está plantado o refrigerador.
    1. 2. Na verdade, o próprio núcleo, ou como também é chamado, uma pedra, um cristal que fornece o processador. O cristal faz um certo número de cálculos por unidade de tempo, este parâmetro é chamado de frequência do relógio (PM). O núcleo também contém memória cache, que desempenha a função de célula de armazenamento intermediário entre o processador e a RAM. É esta célula que armazena as informações mais exigidas pelo microprocessador, que apresenta instantaneamente sem a participação da RAM, o que aumenta muito a velocidade de trabalho. Ele também pode conter seções adicionais responsáveis ​​pela exibição do vídeo, caso uma placa de vídeo externa não esteja conectada. A "comunicação" entre os núcleos é realizada por threads entre a memória cache de cada núcleo. O processamento de um código binário (0,1), um bit vindo de fora por unidade de tempo, é chamado de capacidade.
    1. 3. Uma plataforma de contato que serve como um link entre os núcleos e a placa-mãe. Os contatos da plataforma são chamados de soquete. Ao montar um computador, é a combinação dos soquetes do processador e da placa-mãe que deve ser levada em consideração, a coincidência da freqüência do clock da memória cache com a freqüência da RAM. Os computadores antigos estacionários também tinham "pontes", Sul, Norte, para a interligação da "placa-mãe" com a CPU. Os carros modernos possuem apenas a South Bridge.Infelizmente, o fracasso de um laptop desta ponte, ao contrário de um computador estacionário, é quase certamente equivalente a comprar um novo laptop.

Vamos considerar os parâmetros das partes acima com mais detalhes, ou seja, seus recursos e dados básicos.

A estrutura cristalina consiste em um bilhão de transistores por nanômetro quadrado. Este parâmetro é denominado - processo técnico, medido em nm. Quanto maior esse número, mais transistores existem por nanômetro quadrado, o que tem um efeito positivo no desempenho, no consumo de energia e no aquecimento do "processador".

Por último, dissipação de calor (TDP), quanto menor for o valor, mais tempo o seu laptop funcionará. A tecnologia moderna do processo técnico permite criar cristais com bilhões de transistores em um substrato sem um aumento significativo na geração de calor e consumo de energia.

Uma conversa especial sobre o número de núcleos. Já é costume recomendar a compra de equipamentos de informática com várias "pedras", pelo menos quatro. No entanto, nem tudo é tão simples aqui.

É tudo uma questão de velocidade

Multicore é necessário para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e, via de regra, algumas delas, por exemplo, a terceira ou quarta pedra, possuem uma certa especialização, por exemplo, são responsáveis ​​pela gráfica. Mas, para um trabalho rápido com documentos, não é necessário um grande número de núcleos.

A velocidade da CPU depende não apenas do número de núcleos, mas também de sua frequência de clock. Muitas vezes você pode ler como os núcleos são multiplicados pela frequência. Por exemplo, 4 núcleos a 1500 GHz são considerados uma escolha muito melhor do que 4 a 1200 GHz. Já ​​que no primeiro caso temos 6.000 GHz, e no segundo 4.800 GHz. Mas tal multiplicação está incorreta, porque PM não muda, não importa quantas "pedras" você adicione. Apenas a velocidade do processamento da informação está aumentando. Algumas tecnologias permitem alterar a frequência do clock sob carga pesada, aumentando-a gradualmente em cerca de 100 - 150 MHz em etapas. A AMD chama essa linha de processadores de Core da AMD, a Intel os chama de Thermal Velocity Boost. Muitos usuários, especialmente os jogadores, tentam fazer o overclock do processador sozinhos, fornecendo maior voltagem ao chip, mas esse método leva a um rápido superaquecimento e, como resultado, à sua falha.

Seria mais interessante e mais correto aumentar a freqüência do clock através do BIOS. E alguns processadores, eles são chamados com um multiplicador de overclocking desbloqueado, permitem que você faça isso (overclocking). O que isso vai dar? A frequência do clock é calculada multiplicando a frequência do próprio barramento (FSB) por um multiplicador do processador (multiplicador). Se o FSB for 180 MHz e o multiplicador for 10, então obtemos uma velocidade de clock de 1800 GHz. Se o multiplicador for desbloqueado tornando-o um múltiplo de 11, a velocidade do clock aumentará para 1980 GHz. Mas para fazer isso, mesmo que o chip suporte tal possibilidade, apenas um usuário experiente que esteja familiarizado com o sistema de configurações do BIOS é capaz de fazê-lo.

Com esse auto-overclocking, é necessário monitorar cuidadosamente a temperatura do processador, pois em temperaturas acima do sistema de trabalho, o sistema simplesmente desligará o netbook.

A Intel tem uma linha de processadores chamada Extreme Edition e Black Edition, respectivamente, da AMD.

Suponha que certas informações cheguem ao chip, cujos dados ele processa sequencialmente. Neste caso, parte dos dados ficará na fila do buffer (cache), o que ocasionará uma espécie de “congestionamento”. Pode ser gerado se ocorrer uma falha ao solicitar dados do cache ou operação incorreta do módulo de previsão de ramal. A tecnologia de hiperprecisão da Intel pode resolver esse problema, que permite processar vários fluxos de dados de uma vez em uma unidade de tempo. Os testes mostram que a tecnologia Hyper-threading pode aumentar a produtividade em até 30% enquanto aumenta o consumo de energia em apenas 5%. No entanto, nem todo sistema operacional oferece suporte à tecnologia de hiper-fidelidade, portanto, o sistema operacional de última geração é a melhor escolha. Mas mesmo neles, a hiperprecisão acelera o trabalho do processador não automaticamente, mas apenas com a ajuda de um software especial, cuja otimização com Hyper-threading permite aproveitar todo o potencial do microchip. Uma vez que a inclusão constante desta tecnologia leva a um consumo de energia irracional.Além disso, durante o jogo, o Hyper-threading é inútil, uma vez que os dados são recebidos por todos os threads ao mesmo tempo, após o que o cache é simplesmente “entupido”. A melhor aplicação do Hyper-threading é trabalhar com editores gráficos e de vídeo (Photoshop, Corel Draw, Maya, 3D's Max, Sony Vegas, Adobe Illustraror), arquivadores (WinRar, 7-Zip, Ark). Os desenvolvimentos mais recentes dessa tecnologia aparecem no concorrente da Intel, AMD sob a abreviatura SMT. A tabela de desempenho para processadores SMT mostra que eles são capazes de processar duas vezes o número de threads do que o Hyper-threading da Intel.

Que processadores existem?

Então, você decidiu comprar um laptop com um processador potente, mas mesmo sendo rápido, eles são diferentes, diferindo, é claro, principalmente no número de núcleos. Em geral, todas as CPUs, como laptops, podem ser divididas condicionalmente em três partes:

  • Office - cuja principal tarefa é "navegar" na Internet, trabalhar com documentos, visualizar arquivos multimídia (fotos, vídeo 4K, áudio);
  • Estações de trabalho - para trabalhar com gráficos vetoriais, raster, para processamento, edição de vídeo, programação, renderização;
  • Jogos - para jogos que exigem recursos do computador.


Conseqüentemente, quanto mais requisitos para um chip, o número de "pedras" e a capacidade de bits, mais caro ele é, mas também existem armadilhas aqui. Em primeiro lugar, deve-se dizer que os laptops para gamers são os mais caros. Além de exigirem um mínimo de 6 "stones", cuja freqüência de clock mínima é de 3,6 GHz cada, também precisarão de muita RAM, uma placa de vídeo externa e um grande display. O mais importante para esse processador é o resfriamento de alta qualidade, o que nem sempre é possível em um laptop. Mas mesmo que todos esses requisitos sejam atendidos, é improvável que um netbook para jogos chegue a um estacionário, que também tem um preço muito mais barato.
Se os seus critérios de seleção são desempenho, multitarefa, por exemplo, ao trabalhar com gráficos, programação, então você deve olhar para as tecnologias de hiperprecisão, de forma que suportem a capacidade de desbloquear overclocking. O número de "pedras" de tal microchip pode estar dentro de 6, a frequência do clock está na faixa de 2-4 GHz.

Para um laptop cuja finalidade é simples, o trabalho diário, dois a quatro núcleos, 2-3 GHz são suficientes. Ao mesmo tempo, você não deve perseguir o tamanho da memória cache, pois seu aumento irracional afetará o aumento do calor gerado, diminuirá a vida útil da bateria. Ou seja, esta é a principal vantagem de qualquer laptop. O valor de cache ideal é de cerca de 3-4 MB.
E, por último, a capacidade de bits do microprocessador determina as capacidades do laptop para instalar RAM. Portanto, 32 bits permite que você trabalhe com RAM cujo volume é de no máximo 2 GB, 64 bits
- mais de 2 GB.

Qual empresa é melhor escolher

De modo geral, existem apenas dois fabricantes, as mencionadas empresas Intel e AMD. Existem, é claro, outros, geralmente homólogos asiáticos, que produzem microprocessadores, mas são tão poucos que não podem ser comparados a esses dois gigantes. E como a AMD e a Intel no momento são, sem dúvida, os melhores fabricantes de microchip, vamos dar uma olhada mais de perto em toda a gama de produtos dessas empresas.

Os produtos Intel são representados pelo seguinte espectro:

  • Intel Celeron - uma série de processadores baseados no núcleo Core, o mais barato e de baixo desempenho em toda a gama da empresa;
  • Pentium - um microchip de classificação ligeiramente superior e barato baseado no chip Atom;
  • Intel Core M - este tipo de processador tem desempenho médio;

Intel Core é a "elite" de todos os produtos Intel, a gama mais poderosa de sua linha.

Por que gama? Porque quase cada uma das séries apresentadas acima tem sua própria subespécie.

Por exemplo, na série Core M, existem subespécies M3, M5, M7. Quanto maior o número de subespécies, mais poderosa será a subespécie. Na série Core, essas subespécies serão i3, i5, i7. Além dos produtos numéricos, a Intel também inclui uma designação de letra:

  • Y - mais econômico, campo de aplicação - ultrabooks;
  • U - um pouco menos econômico (até 28 watts inclusive), instalado em ultrabooks;
  • H / HQ - com bom desempenho, com núcleos de processamento gráfico adicionais;
  • MX - o melhor em desempenho para notebooks de gama média, acima da categoria de preço médio;
  • M - processadores móveis com potência média e indicadores de consumo de energia;
  • MQ - processadores móveis de 4 núcleos;
  • X - o segmento de notebooks para jogos de alto desempenho e topo de linha;
  • K - têm a capacidade de aumentar o desempenho usando "overclocking" personalizado.

A situação com a designação de produtos AMD é um pouco mais complicada, pois depende não só do tipo de chipset, mas também de sua geração. No momento, os chips produzidos pela AMD têm um valor digital de 9 e o seguinte espectro:

  • AMD Ryzen - a última geração com dados elevados, mas sem gráficos integrados;
  • Raven Ridge - um pouco mais simples, com gráficos Vega integrados;
  • AMD FX - microprocessadores para jogos, sem placa gráfica interna;
  • AMD Ryzen Pro é uma das melhores soluções de jogos de alto desempenho disponíveis da AMD;
  • AMD E - chipsets de orçamento;
  • AMD Pro A é uma ótima solução para um laptop na área de trabalho.

Os últimos, com a letra A, têm subclasses:

  • 12 - principal campo de atividade: reprodução de vídeo de alta qualidade, inclusive da Internet, jogos (online, navegador), trabalhar com várias tarefas ao mesmo tempo;
  • 10 - baixo consumo de energia, eficiência energética, desempenho decente, capaz de reproduzir vídeo em alta definição, mas apenas offline.
  • 9 é uma excelente solução para o lar, capaz de resolver várias tarefas multimédia ao mesmo tempo;
  • 8 - capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas sem um foco lúdico
  • 6, 4 são os mais simples de toda a linha de chipsets.

As "batalhas" mais acaloradas nos fóruns da Internet dedicados à escolha de um laptop estouram sobre a escolha do "coração" da máquina, entre AMD e Intel.

As vantagens dos produtos Intel incluem a grande popularidade dos modelos desta empresa, devido à qual é para esses chipsets que os desenvolvedores escrevem seus jogos. E entre essas empresas de software estão marcas com reputação mundial. Além disso, existem jogos cujo trabalho com a AMD é simplesmente impossível devido à sua orientação específica para o chip Intel. Outra nuance dos jogos é que a maioria dos jogos também é escrita para placas de vídeo Nvidia. E esta empresa é uma concorrente direta da Radeon da AMD. Claro, um conflito entre as placas de vídeo Nvidia e o chipset da AMD é quase impossível, mas o conselho dos jogadores experientes é não arriscar. A desvantagem da Intel é o alto preço médio de CPUs de baixo custo, a impossibilidade de overclock da maioria dos modelos. Embora por que overclock já processadores poderosos ainda é uma questão.

A vantagem da AMD é seu preço baixo e desempenho relativamente bom. Mas eles consomem mais energia, aquecem mais e, portanto, os resfriadores farão barulho durante a operação. Portanto, a questão de qual laptop é melhor comprar às vezes é inequívoca. Mais potência, funcionalidade de jogo rica significa um chip Intel. Orçamento, trabalho diário - AMD.

Classificação de processadores de laptop de alto desempenho para 2020

INTEL

Core i9-8950HK


Um dos chips de ponta no momento. Não é à toa que o arquiteto de sua construção se chama Coffee Lake. O laptop com i9-8950HK realmente, como se bebesse uma xícara de café quente, imediatamente começa a executar as tarefas. E tudo graças a doze threads, alta frequência de clock, 6 núcleos. Já a configuração inicial, sem placa de vídeo externa, vai permitir assistir filmes de alta qualidade, trabalhar com editores de foto e vídeo. E se você conectar uma placa gráfica discreta, não haverá igual a um laptop para jogos. Além disso, o i9-8950HK suporta a tecnologia de overclocking Hyper-threading. Se a temperatura do "cristal" não ultrapassar 50 graus Celsius, então é bem possível aumentar o PM de 2,91 para 4,3 (em todas as "pedras") ou para 4,8 GHz (máximo em um).

Número de núcleos 6
Freqüência de relógio 2,91 GHz
Número de processos 12
Cache de memória 12,3 MB
Características adicionais Hyper-threading
Processador Core i9-8950HK

Vantagens:

  • Possibilidade de aumentar PM;
  • Excelente velocidade de trabalho;
  • Multithreading.

Desvantagens:

  • Preço;
  • Grande dissipação de calor, portanto, alto consumo de energia, ruído;
  • Gráficos integrados fracos.

Core i7-7820HK


Um digno representante dos chips INTEL de sétima geração, cuja base é o Lago Kaby com quatro "pedras". O consumo de energia do i7-7820HK é mínimo, porque há uma tecnologia Speed ​​Shift que controla o i7-7820HK evitando que ele superaqueça, enquanto desenvolve a potência máxima. Outra vantagem indiscutível deste modelo é o cache de três níveis: 256 KB, 1 MB e 8 MB. Portanto, a alta velocidade ao resolver até mesmo várias tarefas é bastante comum para o Core i7-7820HK.

Número de núcleos 4
Freqüência de relógio 2,9 GHz com overclock para 3,9 GHz.
Número de processos 8
Cache de memória 8 Mb
Características adicionais Capacidade de conectar três monitores
Processador Core i7-7820HK

Vantagens:

  • Capacidade de overclocking;
  • Excelente desempenho;
  • Recheio gráfico muito bom;
  • Em geral, não existem 4, mas 8 núcleos.

Desvantagens:

  • Extremamente exigente no dissipador de calor;
  • Preço Alto.

Core i5-8300H


Este CPU é um Core i9-8950HK simplificado, pois é baseado na mesma arquitetura Coffee Lake. A base do i5-8300H é um quadro "pedras" com 2 fios cada. Como os irmãos "mais velhos", ele tem um cache de três níveis (256 KB, 1 MB, 8 MB), o que suaviza um pouco seu esquema simplificado e, como resultado, baixo desempenho. Mas o Core i5-8300H tem um preço razoável. Portanto, se a pergunta “quanto custa um bom laptop?” For urgente para você, preste atenção ao i9-8950HK.

Número de núcleos 4
Freqüência de relógio 2,3 GHz
Número de processos 8
Cache de memória 8 Mb
Características adicionais Não
Processador Core i5-8300H

Vantagens:

  • Velocidade decente;
  • Categoria de preço relativamente baixo;
  • Sintonização de frequência de até 4 GHz para cargas altas.

Desvantagens:

  • Aquecimento de placa alta;
  • Sem overclock manual;
  • É melhor não trabalhar sem uma placa gráfica discreta.

Core i7-8550U


Se os microchips acima foram projetados para jogos de computador (com placas de vídeo externas conectadas), trabalhando com processos volumosos e complexos, então o papel principal do Core i7-8550U é o desempenho decente do ultrabook. Portanto, o destaque do Core i7-8550U é um mínimo de geração de calor, um modo de economia de consumo de energia. Ao mesmo tempo, a microarquitetura Kaby Lake Refresh desenvolve multithreading, dois threads para cada "pedra".

Freqüentemente, a análise do Core i7-8550U contém informações sobre a falta de suporte para trabalhar com monitores múltiplos. No entanto, o site oficial da INTEL diz que este modo é compatível com este chipset.

Número de núcleos 4
Freqüência de relógio 1,8 GHz, máximo quando com overclock de 4 GHz.
Número de processos 8
Cache de memória 8 Mb
Características adicionais Hyper-Threading
Processador Core i7-8550U

Vantagens:

  • A capacidade de ajustar o PM;
  • Consumo mínimo de energia com desempenho decente;
  • Excelente desempenho de transferência de calor.

Desvantagens:

  • Apenas um burro de carga;
  • Preço Alto.

Core i5-8250U


Outra cópia do "ultrabook", cuja característica proprietária é uma configuração PM de amplo alcance (tecnologia Turbo Boost). Isso, combinado com a tecnologia de hiperprecisão, torna o Core i5-8250U "por cento" capaz de resolver várias tarefas simultaneamente sem muito atraso. Portanto, tarefas de escritório, editores gráficos estão em seus dentes. Infelizmente, o Core i5-8250U não pode ter overclock, então é melhor esquecer os jogos. Embora por que jogar em um ultrabook seja outra questão.

Número de núcleos 4
Freqüência de relógio 1,6 - 3,4 GHz
Número de processos 8
Cache de memória 6 Mb
Características adicionais Turbo Boost
Processador Core i5-8250U

Vantagens:

  • Excelente custo-benefício:
  • Bateria de longa duração do ultrabook;
  • Tecnologia Turbo Boost.

Desvantagens:

  • Sem overclock;
  • Gráficos ruins.

Core i7-7500U

Um dos "processos" da categoria de orçamento mais comum que, de acordo com os compradores, oferece excelente desempenho do laptop no trabalho diário. Deixe ele ter alguns núcleos, apenas dois, mas não vai incomodar com ruídos desnecessários, a necessidade de monitorar a temperatura, garantindo um longo tempo de trabalho, navegando na Internet, assistindo vídeos. Deve ser dito que um netbook baseado na plataforma Core i7-7500U desaparece rapidamente das prateleiras das lojas online, por isso é bastante difícil encomendá-lo através delas.Ele ainda é capaz de dominar jogos online sem "freios" perceptíveis.

Número de núcleos 2
Freqüência de relógio 2,7 - 3,5 GHz
Número de processos 4
Cache de memória 4 Mb
Características adicionais Turbo Boost
Processador Core i7-7500U

Vantagens:

  • Controle de frequência dinâmica;
  • Boa performance.

Desvantagens:

  • Sem capacidade de overclock;
  • Preço relativamente alto com apenas dois núcleos.

AMD

Ryzen 3 2200U


Um dos melhores CPUs da AMD. Seus inúmeros testes mostraram que em termos de potência é bem possível comparar o Ryzen 3 2200U com os indicadores de potência de CPUs semelhantes da INTEL (Intel Core i5, i7). E esses processadores são muito mais caros. Além disso, a vantagem indiscutível do Ryzen 3 2200U será seu módulo gráfico integrado, capaz de rodar videogames, mesmo em configurações mínimas.

Número de núcleos 2
Freqüência de relógio 2,5 - 3,4 GHz
Número de processos 4
Cache de memória 4 Mb
Características adicionais Interoperabilidade com DDR4-2400
Processador Ryzen 3 2200U

Vantagens:

  • Chip gráfico decente
  • Computação paralela em vários núcleos;
  • Um dos mais rápidos em sua categoria de preço.

Desvantagens:

  • O preço é maior do que o Intel Core i5, mas menor do que o Intel Core i7.

AMD RYZEN 5 2500U


As recomendações do usuário em relação ao AMD RYZEN 5 2500U não são ambíguas. Com base nisso, é possível construir, se não o mais poderoso, mas também não o mais caro, laptop para jogos. Na verdade, até mesmo seu módulo integrado responsável por gráficos está à frente de módulos Intel semelhantes. Adicionando a mesma placa de vídeo, você terá um passatempo bastante longo e agradável para jogos de computador.

Número de núcleos 4
Freqüência de relógio 2 GHz
Número de processos 8
Cache de memória 4 Mb
Características adicionais Extensão PM dinâmica de até 3,6 GHz
Processador AMD RYZEN 5 2500U

Vantagens:

  • Gráficos decentes, mesmo sem uma placa gráfica externa
  • Permite que o netbook funcione por muito tempo sem carregar;
  • Flutuando dependendo da carga PM.

Desvantagens:

  • Falta de overclock manual;
  • Preço Alto.

A9-9420

No final de nossa avaliação dos chips de laptop mais produtivos para 2020 está o "modesto" A9-9420. Claro, ele está longe de seus equivalentes poderosos, mas na loja online você pode encontrar laptops em sua plataforma, e a demanda por eles é bastante estável. A descrição do A9-9420 certamente não é impressionante, duas "pedras", um pequeno volume de cache, uma ligeira variação em PM. No entanto, as críticas de quem comprou esses "carros" são positivas. O chip gráfico embutido permite assistir vídeos de boa resolução, e o baixo consumo de energia torna a visualização por um longo tempo, sem ser limitado pelo cabo de alimentação. Ele vai "puxar" jogos online como WOT, alguns editores gráficos.

Número de núcleos 2
Freqüência de relógio 3 GHz
Número de processos 2
Cache de memória 1 Mb
Características adicionais Não
processador A9-9420

Vantagens:

  • PM ajustável automaticamente;
  • Bons dados do módulo gráfico.

Desvantagens:

  • Falta de trabalho multi-thread:
  • Processo técnico à moda antiga;
  • Baixa potência.

Conclusão

Este artigo não estará completo sem seu conselho sobre como escolher um modelo de Ultrabook decente, onde comprá-lo e o que procurar ao comprar. Teremos interesse em seus comentários e eles certamente ajudarão os leitores a evitar erros ao escolher uma técnica tão cara.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *