Os melhores fabricantes de portas corta-fogo para 2020

0

O que poderia ser mais fácil do que uma porta? Historiadores e arqueólogos não se comprometem a dizer com certeza quando uma pessoa começou a defender sua casa com a ajuda deles.

E hoje seu objetivo ainda é o mesmo - restringir o acesso às instalações, mas o design e os materiais mudaram seriamente. Na era das tecnologias avançadas e da especialização, muitas de suas variedades surgiram, projetadas para certas condições de funcionamento e operação.

Porta de incêndio

Todas as estruturas de portas podem ser simplificadas em duas classes principais:

  • Externo. Eles são colocados de forma a separar as instalações da rua.
  • Interno. Instalado para separar quartos e restringir o acesso a eles.

Independentemente dos materiais de que são feitas, o objetivo de qualquer porta é preservar o microclima da sala e restringir o acesso a ele.

Mas há uma coisa mais desagradável do que a visita de visitantes chatos ou mesmo de ladrões - isto é um incêndio. E muitas vezes são as portas que se tornam o elo mais fraco na proteção contra incêndio. As paredes de pedra ou madeira com impregnação retardadora de fogo resistem ao ataque das chamas, enquanto a folha da porta não resiste, incendeia-se, deforma-se sob o efeito das altas temperaturas e impossibilita a saída do edifício. O afrouxamento da tela, as fissuras, a ausência de uma soleira podem levar à penetração de produtos da combustão: fumo e monóxido de carbono, e constituem uma ameaça imediata à vida e à saúde.

Onde é necessário instalar uma porta corta-fogo?

Os locais onde a instalação deste tipo de produtos é necessária são claramente regulamentados. A estrutura da porta faz parte da barreira de fogo, formando um único todo com ela. O objetivo da barreira é evitar a propagação de chamas e produtos da combustão de uma sala para outra, entre edifícios ou da rua.
Se, de acordo com a documentação de construção, uma parede ou estrutura for uma barreira contra fogo, a instalação é obrigatória.

Assim, os locais de utilização obrigatória de estruturas de entrada resistentes ao fogo são:

  1. Evacuação e saídas de incêndio de edifícios e estruturas em locais de permanência em massa de pessoas. (Instituições educacionais, médicas, centros de comércio e exposições, estações de trem, aeroportos, estabelecimentos de entretenimento).
  2. Instalações técnicas (quadro de distribuição, salas de servidores, câmaras de ventilação).
  3. Locais de armazenamento e armazenamento de substâncias inflamáveis.
  4. Saídas da escada para o sótão
  5. Por corredores e poços de elevador.

Na documentação técnica e dos fabricantes, as portas corta-fogo são designadas pela abreviatura "PD". Nos documentos regulamentares, é costume designar outras estruturas resistentes ao fogo com a mesma abreviatura - portões, portões, janelas, cortinas, cortinas. Nesta revisão, não nos deteremos nas estruturas acima mencionadas, portanto, a abreviatura "PD" significará portas.

Somente uma estrutura que possui um certificado de conformidade da amostra estabelecida e passou em testes que confirmam suas propriedades de proteção pode ser considerada à prova de fogo.

As garantias do fabricante sozinhas em um assunto tão sério como confiabilidade e resistência à chama não são suficientes, portanto, todos que planejam vender seus produtos como resistentes ao fogo devem passar nos testes apropriados sem falhar.
Para os testes, uma amostra dos produtos é fornecida ao laboratório, que é instalado em sala especial. Neste caso, a integridade e tecnologia de instalação devem ser rigorosamente observadas.

Após a instalação, os termopares são fixados na porta de acordo com as normas, fixando a temperatura na superfície. Em seguida, uma fornalha ou queimadores de gás entram em ação, simulando um incêndio.

Os especialistas medem o tempo desde o início do teste, até que apareçam os primeiros sinais dos estados limites da amostra. O produto recebe um certificado correspondente com base no relatório de teste.

Principais características do PD

Limite de resistência ao fogo

Este indicador denota o período de tempo em minutos desde o momento em que a chama começou a interagir com a superfície até o início de um ou mais estados limites.

Existem três principais estados limitantes:

Perda de integridade (E)

O aparecimento de orifícios ou fendas na amostra, ou o aparecimento de chama no lado oposto da superfície por um período superior a 10 segundos.

Após o teste, o produto recebe o índice apropriado, por exemplo, E 60.

Isso significa que a estrutura de entrada será capaz de resistir ao ataque de fogo por pelo menos 60 minutos, sem deixá-lo entrar na sala.

Perda de isolamento térmico (I)

Aquecer o lado posterior da superfície da amostra a uma temperatura acima de 140 ° C ou atingir uma temperatura de 220 ° C na moldura da porta.

Esse indicador também faz parte do índice, que é medido em minutos. Freqüentemente, os índices são adicionados, tomando como base o indicador que é mais curto no tempo.

Para maior clareza, uma amostra da classe EI 60 não deve perder suas propriedades de isolamento térmico sob a influência do fogo dentro de uma hora, enquanto o tempo até a integridade ser quebrada pode demorar mais, mas o primeiro indicador será levado em consideração.

Resistência à penetração de gases e fumos frios (S)

Caracteriza a rigidez da estrutura e a capacidade de conter a penetração dos produtos da combustão na divisão. Freqüentemente, são eles que representam o maior perigo para a vida e a saúde. Essa característica também se soma à marca da porta.

Perda de capacidade de carga (K)

Deformação da tela ou caixa, impedindo que ela se abra, Queda da tela da caixa ou da própria caixa da porta.

Os coeficientes de resistência mais comuns para cargas finais são 30, 60 e 90 minutos. Acredita-se que este tempo seja suficiente para localizar um incêndio ou evacuar pessoas. Existem modelos com índice de 120, mas são mais exóticos. Além disso, em duas horas de incêndio, o fogo muitas vezes destrói as próprias paredes e deforma as estruturas de suporte, de modo que a porta não cria mais nenhuma proteção séria ao elemento ígneo.

Assim, o E 180 é antes uma manobra de marketing e uma astúcia do fabricante, aliás, em questões em que isso, para dizer o mínimo, é inaceitável.

O que são portas corta-fogo

  • Largura:

Bivalves, Um e meio, Solteiro.

  • Por tecido e material de caixa

Metal: Fabricado em aço com espessura de pelo menos 1 mm. O interior é preenchido com lã mineral de alta densidade. Um selo deve ser instalado ao redor do perímetro da caixa para garantir a estanqueidade.

Madeira: São feitos de madeira, impregnados com misturas que evitam a combustão. A superfície externa é decorada com MDF. A resistência ao fogo de tais estruturas é baixa, mas elas têm uma vantagem indiscutível - leveza. Também é mais fácil de quebrar, se necessário.

Alumínio: Devido à elevada condutividade térmica do alumínio, apresentam baixa deformação e resistência ao fogo, portanto são reforçados com um perfil de aço, sendo na maioria das vezes fabricados em combinação com vidro.

  • Por design

Surdo: tela sólida.

Vitrificado: Se você precisa de controle visual do que está acontecendo, uma tela com vidro temperado especial é adequada. Como regra, uma unidade de vidro duplo é multicamadas, o espaço entre as folhas de vidro é preenchido com um gel especial não combustível.

À venda, você pode encontrar periodicamente PDs de plástico. No entanto, qualquer plástico, quando aquecido, ou libera substâncias tóxicas ou se deforma rapidamente, pois não existem produtos resistentes ao fogo feitos de plástico ou PVC.

Acessórios e acessórios para estruturas de entrada à prova de fogo

Como qualquer outra, as portas corta-fogo precisam de acessórios. Inclui:

  • Dobradiças, puxadores (incluindo "anti-pânico", que facilitam a abertura do caixilho em situações extremas), fechos de porta que garantem um fecho fiável dos caixilhos.
  • Selos. Um cabo instalado em torno do perímetro da faixa ou porta. Sela a porta quando fechada. Ele precisa de reposição periódica, pois perde suas propriedades elásticas com o tempo.

Existe um cordão especial que, quando aquecido, espuma e se expande de volume, bloqueando de forma confiável o acesso de produtos de combustão e fumaça à sala. E o ar, que, embora seja bom para apagar um incêndio, não é nada divertido se você se encontrar trancado atrás de uma dessas portas.

  • Alguns modelos estão equipados com grades de ventilação.

Como as próprias portas, todos os acessórios devem ser projetados para resistir a altas temperaturas.

Desvantagens das portas corta-fogo

Isso inclui baixa resistência a rachaduras. Os complexos mecanismos das fechaduras quando aquecidas podem falhar e impossibilitar a evacuação. Pelo mesmo motivo, os mecanismos de travamento de 4 lados não são instalados em produtos resistentes ao fogo. As hastes das fechaduras ficam deformadas com o forte aquecimento, e as travessas com alto grau de probabilidade encravarão a lona na abertura, prejudicando a possibilidade de saída de casa.

A melhor solução seria a combinação de uma porta convencional de alta segurança e um modelo resistente ao fogo, que é instalada no vestíbulo ou hall.

Instalação de portas corta-fogo

Ao comprar, pergunte ao vendedor se ele pode instalar uma porta para você. O fato é que para a instalação de tais produtos, a empresa deve obrigatoriamente possuir certificado. Obviamente, para uso doméstico, isso pode não ser crítico, mas é extremamente importante quando instalado em uma instituição ou empresa.

Se o vendedor não puder fornecer este serviço, você terá que despender um tempo procurando um escritório apropriado, assim você evitará problemas durante a entrega do objeto e cheques de fogo.

Os melhores fabricantes de portas corta-fogo para 2020

GRUPO AKS

Em sétimo lugar na classificação está a empresa russa AKS GROUP, especializada na produção de portas corta-fogo de alumínio.

Na fabricação, são utilizados os desenvolvimentos dos fabricantes italianos, em particular os sistemas de perfis anti-incêndio da NewTec. O catálogo da empresa contém estruturas de alumínio translúcido das classes EIWS 30 e EIWS 60. Para envidraçamento, são utilizadas unidades especiais de vidro à prova de fogo.
O uso de vidro resistente ao fogo e um filme termicamente expansível difere da unidade usual de vidros duplos. Colocado entre lâminas de vidro, ao ser aquecido, expande-se, preenchendo o espaço interno, evitando a destruição da embalagem e a penetração de produtos da combustão no ambiente.

Além do vidro laminado, uma solução popular é preencher as cavidades das unidades de vidro com um gel especial de combate a incêndio. Com o aquecimento prolongado, o vidro temperado é destruído, o gel por trás dele cristaliza e forma uma massa refratária, que impede o aquecimento das superfícies localizadas atrás dele.

A gama de modelos do AKS GROUP inclui modelos PD de campo único e campo duplo.

Além das portas, a empresa projeta entradas com vidros à prova de fogo e divisórias permeáveis ​​à luz das classes EIW 30 e EIW 60.

As principais áreas de aplicação dos produtos são centros comerciais e de escritórios, aeroportos, estações ferroviárias, grupos de entrada de edifícios de apartamentos e hotéis.

A pedido do cliente, o fabricante pode pintar o produto acabado em qualquer uma das cores RAL.

O GRUPO AKS possui certificado válido para instalação de PD emitido pelo Ministério de Situações de Emergência, o que significa que não tem que perder tempo à procura de instaladores. E todo o trabalho será feito rapidamente e com alta qualidade.

porta corta-fogo AKS GROUP

Vantagens:

  • Aparência atraente;
  • Grande seleção de acessórios.

Desvantagens:

  • Alto custo dos produtos acabados;
  • Longo tempo de produção. (Atrasos são possíveis devido à longa entrega de componentes estrangeiros).

VERDA

O sexto lugar da avaliação fica com o fabricante de PD da região de Moscou.

É especializada na produção de estruturas de portas resistentes ao fogo. A empresa produz portas corta-fogo metálicas que atendem às classes EI 30 e EI 60.
O enchimento é lã de basalto de alta densidade, que pode suportar temperaturas de até 1000 ° C.

A pedido do cliente, podem ser feitas estruturas com inserções translúcidas de até 25% do envidraçamento da área total do produto.

Todos os produtos devem ser testados a fogo e possuir todos os certificados necessários para uso como PD.

A superfície externa é pintada com tinta em pó, que não emite substâncias tóxicas quando aquecida. O esquema de cores padrão é cinza ou vermelho, porém, a pedido do cliente, o produto pode ser pintado em uma cor diferente.

porta corta-fogo VERDA

Vantagens:

  • Mecanismos de travamento confiáveis;
  • Pintura a pó resistente.

Desvantagens:

  • Não identificado.

Titânio

O quinto lugar é ocupado pelo fornecedor de metal PD Titanium. A sede e a produção principal estão localizadas em Tver. A empresa está no mercado desde 1998. Como a maioria dos fabricantes, a empresa lidou inicialmente com portas de metal. Na época da fundação, as portas resistentes ao fogo eram mais exóticas, caras e não eram muito procuradas pelos compradores.

Porém, o mercado dita suas próprias regras e, com o tempo, uma linha para a produção de PD foi lançada em Titan.

A empresa fabrica estruturas metálicas padrão feitas de metal preenchidas com enchimento mineral não combustível de alta resistência. O limite de resistência ao fogo é de 30 a 60 minutos.

A gama inclui modelos de folha simples e dupla, fixos e com vidros laminados para maior visibilidade e controlo.

Todos os materiais e acessórios atendem aos requisitos da GOST.

porta à prova de fogo titã

Vantagens:

  • Revestimento em pó durável e resistente;
  • Mecanismos de travamento confiáveis.

Desvantagens:

  • Não identificado.

Termostop NPP

Fabricante da República do Tartaristão. A empresa é especializada na produção de produtos resistentes ao fogo e apresenta uma vasta gama de produtos: de portas a portões. Classes de proteção dos produtos manufaturados: EI60 e EI90. Recentemente, novos desenvolvimentos foram lançados em produção com um limite de resistência ao fogo de pelo menos 120 minutos, que é o indicador máximo para este tipo de produto.

Um valor semelhante é obtido devido ao perfil reforçado, uma camada mais espessa de carga mineral e uma vedação de circuito duplo em todo o perímetro. O peso de tal PD é maior do que um produto típico, portanto, para confiabilidade, o caixilho é equipado com três dobradiças.

O padrão da indústria é usar tinta em pó de polímero retardante de chamas.

As portas do Thermostop NPP atendem aos requisitos de GOSTs e padrões e são amplamente utilizadas na república e além.

porta corta-fogo Thermostop NPP

Vantagens:

  • Alta resistência ao fogo;
  • Boa qualidade de construção.

Desvantagens:

  • Uma pequena seleção de modelos envidraçados.

DM-Service

A terceira linha da classificação pertence à empresa bielorrussa, na linha do modelo do qual existem portas de metal e telas com inserções translúcidas. A gama inclui PDs de campo único e campo duplo.O limite de resistência ao fogo, dependendo do modelo, varia de 30 a 90 minutos.

A construção e os materiais são padrão para esta classe de produtos: são dobradiças resistentes ao fogo e cabos não inflamáveis ​​resistentes ao calor que podem suportar chamas abertas sem aquecimento significativo.

A pedido do comprador, o conjunto completo pode incluir fechos de porta ou puxadores anti-pânico.

Todas as amostras apresentadas para venda são certificadas para venda na Federação Russa.

porta corta-fogo DM-Service

Vantagens:

  • Grande seleção de acessórios;
  • Preços acessíveis;

Desvantagens:

  • Não identificado.

Torex

A empresa de Saratov ocupa a segunda posição no ranking. Os clientes conhecem bem a marca como fabricante de portas de entrada de confiança, mas não são os únicos no sortido da empresa. Acompanhando o ritmo do tempo, a fábrica iniciou a produção de PD.

Na produção, utilizamos perfis próprios, reforçados para evitar deformações. A lã basalto, que já se tornou familiar, é usada como enchimento.

Uma característica distintiva dos produtos Torex é excelente isolamento acústico e estanqueidade.

Ao montar o produto acabado, uma vedação é usada para evitar a entrada de fumaça e produtos de combustão na sala protegida. Os valores de resistência ao fogo do PD fabricado são de 30 a 60 minutos, dependendo dos materiais utilizados.

porta corta-fogo Torex

Vantagens:

  • Alto desempenho de isolamento acústico e estanqueidade.

Desvantagens:

  • Houve reclamações sobre o funcionamento de fechaduras em portas de uma porta.

Argus

Em primeiro lugar, está um fabricante testado pelo tempo da cidade de Yoshkar-Ola. A empresa foi fundada em 2001 e inicialmente se dedicava à produção de portas de aço. Com o tempo, a produção cresceu, novas tecnologias foram dominadas. Novas linhas e capacidades foram colocadas em operação.

Os modelos da empresa são sempre populares entre os compradores devido a seus preços democráticos e confiabilidade.

Hoje, uma divisão separada da holding é responsável pela produção de portas corta-fogo. A gama inclui modelos individuais em metal com espessuras de 1 mm e 1,2 mm. A pedido do cliente, os especialistas da empresa produzirão um produto de tamanhos não padronizados.

Classe de resistência ao fogo dos PDs fabricados: EI30 e EI60.
Uma característica dos modelos fabricados é seu próprio design patenteado, que melhora a capacidade de carga da porta e aumenta sua resistência à deformação.

O conjunto completo utiliza ferragens resistentes a altas temperaturas e pegas que não aquecem ao contacto com o fogo.

Lã mineral à base de basalto resistente ao fogo é usada como enchimento. Todos os modelos fabricados possuem certificados e estão em conformidade com GOST.

porta corta-fogo Argus

Vantagens:

  • Acessórios confiáveis;
  • Preços baixos.

Desvantagens:

  • Não há portas na linha sem soleiras e com soleiras descendentes;

Dicas para escolher portas corta-fogo

Confie os cálculos da classe e instalação do produto a profissionais. A barreira contra fogo deve ter uma resistência ao fogo não inferior à da estrutura de entrada.

Não hesite em pedir ao vendedor um certificado de conformidade.

Não fique tentado a comprar barato. Nesse caso, um preço baixo com alto grau de probabilidade significa que você receberá um produto que não pode resistir adequadamente ao fogo devido a materiais de baixa qualidade ou baratos.

Certifique-se de instalar um alarme de incêndio. Lembre-se de que, independentemente do índice no passaporte de sua porta, ele não resistirá ao ataque das chamas por mais de uma hora e meia a duas horas e, então, se sua classe de resistência ao fogo for de 90 a 120 minutos, o que é uma raridade. Se o sinal for dado em tempo hábil, localizar o incêndio ou realizar uma evacuação pode ser muito mais rápido, o que significa que as perdas entre as pessoas podem ser evitadas e os danos a estruturas e bens podem ser minimizados.

Se você tem experiência em operar portas corta-fogo, compartilhe-a nos comentários.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *