🚗Melhores fabricantes de discos de freio para 2020

0

A facilidade de manutenção técnica de um automóvel é a garantia do seu funcionamento sem problemas e da segurança do proprietário. Todos os componentes da máquina precisam de manutenção preventiva periódica e os freios não são exceção. Experimentando maior estresse de um ambiente agressivo e mudanças de temperatura, eles se desgastam e começam a trabalhar com menos eficiência. Portanto, diante dos proprietários de automóveis cujos veículos possuem freios a disco, surge periodicamente a questão de quais discos de freio são melhores para comprar.

Os seguintes sinais ajudarão você a entender que os freios precisam de manutenção:

  • Maior curso do pedal de freio;
  • Ao frear, ouve-se um som desagradável, rangido e guincho;
  • Ao girar o volante, uma leve batida é sentida;
  • Aumento do consumo de fluido de freio (o desgaste dos componentes do freio leva ao aumento do aquecimento, o desgaste da superfície interna do tambor força o cilindro a empurrar mais os pistões, o que pode levar à violação de sua estanqueidade e vazamento de fluido);
  • Distância de parada aumentada;
  • Visor do painel de instrumentos (se equipado).

O aparecimento de qualquer um dos sinais acima é um motivo para verificar o estado técnico do sistema e pensar em substituir peças de reposição. Dependendo do design dos freios, às vezes você pode ver o desgaste sem desmontar as rodas, mas tudo depende das características de um determinado modelo.

Quais são os freios

Tambor

O primeiro design usado por mais de cem anos. É claro que, ao longo dos anos de desenvolvimento da indústria automotiva, muitas mudanças foram feitas nela, mas o princípio em si permanece o mesmo.

O mecanismo do tambor é fixado ao cubo da roda. Por cima, é fechado com uma caixa protetora ou tambor de freio, que protege as unidades de sujeira e pequenas partículas. Dentro, há um cilindro de freio, uma barra expansível que aciona as pastilhas e as próprias pastilhas nas molas. Pressionar o pedal cria pressão no sistema. Sob sua ação, os pistões se estendem do cilindro, que pressionam as pastilhas. Esses, por sua vez, são pressionados contra a superfície interna do tambor de freio, diminuindo sua rotação até a parada completa.

Esse tipo de freio é mais barato de fabricar do que os freios a disco.

São menos suscetíveis à influência de um ambiente agressivo, sujeira, mistura de sal, pedras pequenas devido ao mecanismo estar fechado.

Por este motivo, apenas este tipo de freio é utilizado hoje em equipamentos de construção e militares. Isso não quer dizer que sejam completamente selados, mas podem suportar muito melhor as condições adversas de operação.

A desvantagem do mecanismo do tambor é a tendência ao superaquecimento devido ao fato do mecanismo ser mal ventilado. Outra desvantagem é o desgaste desigual das pastilhas de freio, a pastilha frontal do mecanismo desgasta-se mais rápido e elas mudam na montagem.

Há mais um momento desagradável - os pads congelando no tambor. Isso ocorre com pouca frequência e principalmente quando a qualidade do material das lonas de fricção é baixa, mas causa desconforto.

Disco

Um tipo que substituiu a geração anterior de sistemas de travagem. Eles se distinguem por maior eficiência e confiabilidade de trabalho.

Dispositivo de freios a disco

  • Disco.É feito de metal, geralmente ferro fundido. Aparafusado ao cubo da roda.
  • Caliper. Carcaça de duas peças em ferro fundido ou alumínio. Um fica imóvel, o segundo tem movimento livre. Eles são interligados por buchas-guia.
  • Cilindros. Eles consistem em um corpo, dentro do qual o pistão se move. Quando a pressão é aplicada ao cilindro, o pistão se move, agindo sobre a almofada do freio.
  • Pads. Placa de metal com revestimento de fricção. Há um par de sapatos no mecanismo. Um está preso na parte fixa do suporte - o segundo, oposto a ele, na parte móvel. Quando você pressiona o pedal do freio, a pressão é criada no cilindro e o pistão pressiona as pastilhas contra o disco do freio, diminuindo sua rotação até que ele pare completamente.

As principais peças sujeitas a desgaste e necessidade de substituição periódica são pastilhas e discos de freio.

As almofadas desgastam-se mais rapidamente, são mais baratas e são relativamente fáceis de substituir.
Em média, o recurso das almofadas é de 25 a 50 mil quilômetros. Esta variação nos números deve-se a muitos motivos - condições de operação, estilo de condução, qualidade do produto.

Os discos têm uma vida útil mais longa. O fabricante, via de regra, não indica explicitamente a vida útil, pois também depende de muitos fatores que não podem ser identificados com antecedência. Em média, de acordo com a experiência de motoristas e técnicos de serviço, esse número é de 150 mil quilômetros ou mais.

Os sinais de desgaste combinam com os freios a tambor:

  • Bata no volante;
  • Distância de parada aumentada;
  • Aumento do consumo de fluido de freio (se a superfície estiver desgastada, o cilindro deve estender ainda mais os pistões, o que pode levar a um vazamento do mecanismo e de fluido).

Os sinais de desgaste podem ser identificados visualmente medindo a espessura indicada pelo fabricante. Se for menor que o recomendado, é um sinal incondicional de que é hora de cuidar da compra de novos.

Além disso, uma indicação para substituição é a deformação da superfície do produto, o aparecimento de lascas ou rachaduras ao longo de suas bordas. É possível retificar áreas problemáticas na máquina, mas é melhor tomar essa decisão em conjunto com um mestre de serviço do carro, e o reparo nem sempre será eficaz.

É muito mais difícil trocar o disco de freio, isso exigirá uma visita ao serviço, portanto a escolha desta peça de reposição deve ser feita com toda a responsabilidade.

Quais são os discos de freio

Elenco sólido

Eles são fundidos em ferro fundido, a superfície de trabalho é processada em uma fresadora.
São não ventilados e ventilados. No primeiro caso, eles são um único círculo. Ele é preso em ambos os lados por almofadas. Estes são os modelos mais orçamentários e acessíveis.

O ventilado consiste em duas panquecas, que são interligadas por anteparas. Durante a rotação, o ar preso entre eles reduz o aquecimento da superfície.

Perfurado

Com orifícios em toda a superfície. Graus de ferro fundido de alta resistência são usados ​​na fabricação. A perfuração é projetada para dissipar o excesso de calor. Conforme a peça gira, o ar flui pelos orifícios, reduzindo a temperatura.

Outra finalidade dos orifícios é remover gases provenientes do atrito das almofadas. O material do qual são feitas as placas de fricção evapora parcialmente ao ser aquecido, criando uma camada intermediária entre a superfície do disco e a pastilha, o que impede uma frenagem efetiva.

Na prática, está comprovado que os produtos perfurados são inferiores em eficiência aos ventilados. Primeiro, devido aos muitos orifícios, a área de contato e a dissipação de calor são reduzidas.

Em segundo lugar, a fricção faz com que a superfície do disco aqueça de forma desigual. Nos orifícios, o material esquenta menos do que uma superfície lisa. A diferença de temperatura leva a tensões no material. No final das contas, isso pode implicar em uma mudança na geometria da peça ou na ocorrência de trincas.

Esse design é adequado para operação em condições urbanas, com um ritmo de direção calmo, sem freadas bruscas e extremas.

Entalhado

As depressões são feitas na superfície do disco em intervalos regulares.A finalidade é semelhante aos orifícios no rotor - dissipação de calor. Os entalhes também têm outra vantagem, a cada revolução do disco eles limpam a superfície do rotor.

Qual unidade escolher

Convencionalmente, todos os discos de freio podem ser divididos em três categorias por preço:

Economia. Normalmente, são modelos de uma peça não ventilados. Ótima para dirigir vagarosamente na cidade de fora, sem um conjunto de velocidades acentuadas e frenagens extremas frequentes.

Segmento de preço médio. Produtos ventilados, peças perfuradas. Eles permitirão uma frenagem mais eficaz e confiável, mesmo em condições climáticas difíceis.

Segmento Premium. Peças ventiladas caras com orifícios, entalhes, suas opções combinadas. Adequado para direção agressiva em altas velocidades.

Devemos também citar os modelos compostos de cerâmica e carbono. Esses modelos apresentam excelente resistência ao calor e alto desempenho de frenagem. Usado no automobilismo. Devido ao seu alto custo, podem ser classificados como exóticos caros.

O que procurar ao escolher discos de freio

Quando o tipo é selecionado, resta esclarecer uma série de nuances. Diâmetro e espessura. Orifícios correspondentes no disco e no cubo.

Os erros mais comuns na compra de discos de freio:

  1. Incompatibilidade de estilo de condução do modelo adquirido.
  2. Comprando um disco caro com almofadas baratas. Se o material do rotor for duro, de baixa qualidade ou pastilhas com diferentes características de material de fricção se desgastarão rapidamente. Recomenda-se selecionar ambas as peças da mesma categoria de preço e, melhor, de um fabricante. Isso garantirá uma melhor compatibilidade e todo o mecanismo durará mais.

Melhores fabricantes de discos de freio para 2020

Otto Zimmermann

O sétimo lugar é ocupado por um fabricante de peças de reposição da Alemanha. A empresa existe desde meados do século passado e durante esse tempo ganhou reputação como um parceiro confiável e de qualidade. A variedade de Otto Zimmermann inclui pastilhas e tambores de freio, discos de freio, mecanismos de montagem. As peças sobressalentes são projetadas para carros, caminhões e veículos comerciais.
No mercado existem modelos que vão do econômico ao esportivo, além dos discos compostos, que são um híbrido de perfurado e ventilado.

disco de freio Otto Zimmermann

Vantagens:

  • Uma vasta gama de produtos.

Desvantagens:

  • Diversas reclamações de clientes sobre a qualidade das peças perfuradas;
  • Má compatibilidade com componentes de outros fabricantes;
  • A superfície está mal protegida contra corrosão.

DBA

Sexto - a empresa australiana DBA. As peças ventiladas produzidas pela empresa possuem o sistema de refrigeração patenteado "Kangaroo Paw", que não é utilizado por nenhum outro fabricante.

Sua essência é que os jumpers que conectam as metades dos rotores são dispostos em uma ordem especial. Quando o disco gira, correntes de ar são criadas em torno de cada uma das pontes devido à força centrífuga, que remove de forma mais eficiente o calor do centro do disco. Em geral, o uso dessa tecnologia reduz o aquecimento e aumenta a vida útil do produto.

DBA fabrica uma ampla gama de discos de modelos padrão a esportivos com orifícios e entalhes.

Uma grande seleção e uma política de preços flexível são apreciadas por compradores de todo o mundo.

disco de freio DBA

Vantagens:

  • Vasta gama de modelos;
  • Resfriamento eficaz.

Desvantagens:

  • Má compatibilidade com almofadas de outros fabricantes;
  • Eles precisam de instalação e configuração profissional.

EBC

A quinta linha da revisão foi feita por uma marca britânica. A empresa é especializada no desenvolvimento de conjuntos de freios a disco e disco. A gama destina-se a entusiastas da condução activos e inclui discos ventilados e modelos com entalhes.

São três linhas no total: para direção rápida, para carros esportivos e para carros de classe média e executiva.

Disco de freio EBC

Vantagens:

  • Excelente relação qualidade / preço.

Desvantagens:

  • Segundo os proprietários, eles têm uma vida útil menor em comparação com concorrentes da mesma faixa de preço.

Bosch

A empresa alemã ganhou popularidade principalmente devido à sua política de orçamento flexível.No nicho de peças padrão e baratas, suas posições são muito fortes. Devido ao baixo preço e alta confiabilidade, muitos entusiastas de automóveis escolhem os produtos Bosh.

A linha de produtos inclui uma grande seleção de pastilhas de freio, acessórios e discos de freio. Os modelos padrão e ventilados são altamente confiáveis.

disco de freio Bosch

Vantagens:

  • Excelente relação qualidade / preço.

Desvantagens:

  • Nos modelos econômicos, há poeira das pastilhas de freio.

Brembo

Em quarto lugar está a lendária marca Brembo. Originário da Itália, esses aros e logotipo são familiares a todos os entusiastas do automobilismo e da direção rápida. Pelas especificidades, a empresa é especializada em modelos esportivos e peças para direção agressiva.
Eles se distinguem pela alta qualidade de construção e pelo uso de tecnologias avançadas, em particular, um sistema patenteado de almofadas com um alto coeficiente de atrito.

disco de freio Brembo

Vantagens:

  • Alta fiabilidade;
  • Grande seleção de modelos.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • Vida útil curta;
  • Sensível a condições ambientais agressivas.

Fenox

A terceira linha da classificação é ocupada por um fabricante da Bielo-Rússia. Os discos são produzidos para a maioria dos modelos russos. Popular entre os compradores devido ao seu baixo preço e facilidade de instalação e manutenção.

A linha inclui opções padrão e ventiladas.

disco de freio fenox

Vantagens:

  • Preço baixo.

Desvantagens:

  • Mão de obra e tratamento de superfície de baixa qualidade;
  • Corroído.

NiBK

Fabricante japonês de pastilhas e discos de freio. A empresa estreitou deliberadamente a gama de produtos, concentrando-se na produção de discos e almofadas de fricção.

Uma característica distintiva dos discos NiBK é a alta precisão de fabricação e o acabamento superficial perfeito. Combinado com pastilhas de marca, isso dá uma frenagem confiável e consistente em todas as condições.

A empresa produz discos de freio e peças sobressalentes relacionadas para as principais marcas europeias, coreanas, japonesas e americanas.

disco de freio NiBK

Vantagens:

  • Travagem limpa sem poeira nos discos;
  • Fabricação e confiabilidade de alta qualidade;
  • Preço acessível .;
  • Silêncio.

Desvantagens:

  • Não identificado.

COMI

A líder do ranking é uma marca da Alemanha. A história da empresa remonta a mais de cem anos. A empresa está constantemente aprimorando seus produtos e é uma das líderes do setor.

A ATE oferece freios ventilados, rotores proprietários, discos perfurados e modelos compostos que podem suportar temperaturas de até 800 ° C.

Recomenda-se usar os discos em conjunto com os blocos ATE originais.

disco de freio ATE

Vantagens:

  • Vasta gama de modelos;
  • Mão de obra de alta qualidade;
  • Durabilidade.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • Um grande número de falsificações no mercado.

Se você tem alguma experiência ou dicas sobre o uso de pastilhas de freio, compartilhe nos comentários.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui