Os melhores queijos russos para 2020

0

Agosto de 2020 marca o 5º aniversário do embargo alimentar russo. Para este pequeno aniversário, os editores do site "Ya Nashla" prepararam um panorama dos melhores queijos que os queijeiros russos aprenderam a produzir ao longo dos anos. Somente os melhores fabricantes que trabalham estritamente de acordo com a GOST foram incluídos na classificação: a base de seus produtos é o fermento natural e o coalho, todos os ingredientes adicionais também são de origem natural. De acordo com compradores gourmet, algumas variedades da produção russa não são de forma alguma inferiores a seus "parentes" europeus. A análise de hoje falará sobre eles em detalhes e com bom gosto.

Variedades duras

O mais difundido e com demanda estável devido às suas características. Em primeiro lugar, são os mais "tenazes" de todos - ficam de 9 a 11 dias na geladeira, embrulhados em pano ou filme úmido. Pode ser armazenado por um período mais longo, colocando-o no freezer - as características de sabor e qualidade serão totalmente preservadas.

A segunda vantagem é a versatilidade. Você pode fazer um sanduíche ou um sanduíche quente com esse queijo, rechear com macarrão, pizza e até mesmo preparar uma sopa com ele - as nuances de sabor em todas as variantes irão deliciar os gourmets.

A classificação mais honesta de queijos duros de qualidade dos produtores russos está aqui.

Belper Knolle

Na aparência, suas cabeças são muito semelhantes às trufas, correspondendo ao seu nome ("Knolle" na tradução do alemão - "trufa"). A textura está se desintegrando. O alho e a pimenta-do-reino moída na hora conferem-lhe um sabor picante e picante com notas cítricas ácidas. Belper Knolle é picado em saladas com ervas frescas, adicionado a sopas e massas.

Um dos melhores fabricantes da Rússia é a Sobolev Syr, cujo escritório e instalações de produção estão localizados em Yekaterinburg.

Queijo Belper Knolle Sobolev

Vantagens:

  • Sabor e aroma memoráveis.

Desvantagens:

  • Preço médio - 250 rublos. para 100 g.

Vinho

O queijo picante com notas de vinho, ou Udriaco, é produzido pela fábrica de queijo parmesão russo Istra, cujos produtos receberam duas medalhas de bronze em uma competição internacional realizada na Áustria em 2018.

A tecnologia de manufatura Udriaco nasceu por acaso, como muitas outras invenções geniais da humanidade. Durante a Primeira Guerra Mundial, os camponeses da província italiana de Treviso, tentando salvar seus suprimentos de comida dos famintos soldados austríacos, esconderam cabeças de queijo em barris de bolo de uva. Posteriormente, percebeu-se que estavam perfeitamente conservados nessas condições e adquiriram uma bela cor roxa, um sabor picante e aroma de uva.

A receita sérvia é mais sofisticada: primeiro, as cabeças de queijo são colocadas em uvas vermelhas frescas, depois são “banhadas” em vinho por um tempo. O queijo é de cor branca cremosa, picante, com delicadas notas de uva e um delicado aroma a vinho nobre. A tecnologia para a produção de variedades de vinho é adotada com sucesso pelos fabricantes de queijo russos.

Vinho Parmesão Russo

Vantagens:

  • Sabor e cheiro incomuns;
  • Tempo de envelhecimento - até 60 dias.

Desvantagens:

  • Até agora, apenas a tecnologia de produção italiana - Udriaco - foi dominada.

Altaico

Um análogo do Kashkaval búlgaro, mais picante e rico em comparação com seu protótipo.LLC "Tretyakovsky Butter Cheese Plant", localizada em Altai, é um dos principais produtores de queijo duro picante.

Fábrica de queijo de manteiga Altai Tretyakov

Vantagens:

  • Sabor rico e incomum;
  • Um dos melhores produtos com uma relação preço-qualidade na categoria de produtos de orçamento de acordo com Roskontrol;
  • Retenção da receita e tecnologia de produção.

Desvantagens:

  • Não vai para redes de lojas em Moscou e na região.

Aliás, em Altai, na cidade de Barnaul, no dia 8 de setembro, é realizada a Festa do Queijo anual, cujo objetivo é apoiar as tradições queijeiras de Altai, que têm mais de cem anos. O festival é internacional, todos os amantes e produtores de queijo duro podem participar.

Variedades suaves

Eles contêm mais líquido, seu teor de gordura é muito maior e o período de maturação é mais curto do que o das variedades duras. A vida útil também é menor - de 4 a 7 dias.

Burrata

O "irmão mais novo" da mussarela. É feito de leite e creme de vaca de acordo com tecnologia italiana da empresa Cheese & Beer localizada na cidade de Korolyov, região de Moscou.

Por fora lembra mussarela, por dentro - um recheio fluido com sabor cremoso. O produto não é para quem está acostumado a contar calorias, 100 g dessa iguaria "pesam" até 350 kcal.

Dica gourmet: aqueça um pouco a burrata antes de servir. Para enfatizar o delicado sabor do queijo, use tomates maduros e azeite com tempero de alho. É preciso cortar a burrata pouco antes de usar com uma faca especial, pois dentro dela há um líquido saboroso e saudável. Seus restos são recolhidos com um pedaço de pão recém-assado.

Queijo e cerveja burrata

Vantagens:

  • Pode ser consumido como um prato independente - muito gratificante;
  • Rico em retinol, fósforo, cálcio.

Desvantagens:

  • Vida útil pequena: 1-2 dias;
  • Preço médio - 1.800 rublos. por kg.

Bocconcini

Um nativo de Nápoles. As cabeças são pequenas, redondas, como bolas. O sabor é cremoso, amanteigado. Feito tradicionalmente com leite de búfala e vaca. Bolas de bocconcini fumadas são muito boas. São feitos de acordo com a receita original italiana da Mega-Master Cheese Factory.

Mega Master Laticínios de Queijo Bocconcini

Vantagens:

  • Sabor picante;
  • Receita de fabricação italiana.

Desvantagens:

  • Embalagem pequena - 150 g.

Balykovy

As fatias de queijo Balyk são vendidas em duas versões: defumada e em conserva. Fabricante: Krasnogvardeisky Dairy Plant LLC. Ambas as opções podem iluminar um prato de queijo, ou apenas ser um lanche agradável.

Fábrica de laticínios Balykovy Krasnogvardeisky

Vantagens:

  • Composição natural, sem E e derivados do óleo de palma;
  • Disponível nas lojas da rede.

Desvantagens:

  • Preço médio por 100 g - de 120 rublos.

Com molde

O mega-popular alemão Dor Blue tem muitos "parentes" com características de sabor não menos interessantes e refinadas. Em detalhes sobre as variedades que são produzidas com sucesso na Rússia.

queijo Camembert

Denso, macio, com uma crosta fina e bolorenta. Ele mantém sua forma em um prato e literalmente "flui" na boca, envolvendo a língua com um rico sabor de noz. Pode ser comido com uma baguete branca recém-assada e regado com vinho tinto jovem.

Os melhores produtores de camembert na Rússia são os fabricantes de queijo do complexo agrícola de Lefkadia. Todos os produtos são fabricados sob a supervisão de especialistas convidados da França. Segundo Roskontrol, esta é uma das melhores fazendas com produção própria. No território do complexo agrícola, existe uma fazenda que mantém um rebanho de ovelhas de elite francesas da raça leiteira Lacon, cujo leite é produzido queijo.

Camembert de Lefkadia

Vantagens:

  • Os produtos estão disponíveis nas lojas da rede;
  • Garantia da Qualidade.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

arbusto

Queijo de cabra francês com um nobre bolor branco. Perto da crosta é mais denso, com um sabor pungente e picante, mais próximo do meio é macio, com uma textura delicada e um sabor cremoso envolvente.

Os gourmets recomendam experimentar o russo "Byush of Lefkadia", feito na queijaria de mesmo nome.Os fabricantes trataram cuidadosamente a receita desta obra-prima da gastronomia, mantendo-a nos mínimos detalhes.

Também digno de nota é o "toro de cabra" feito com leite de cabra da queijaria russa "Cosa Nostra". Uma crosta bolorenta é adicionalmente coberta com uma camada de cinzas alimentares, o que dá um sabor especial.

Busch de Lefkadia

Vantagens:

  • Sabor picante e incomum;
  • Uma das variedades de queijo mais saborosas e saudáveis ​​segundo Roskachestvo.

Desvantagens:

  • Preço médio de 300 g - a partir de 900 rublos.

Roquefort

O queijo jovem é branco cremoso com manchas azuis de mofo. Envelhecido - amarelo escuro, com veios "mármore" preto-azulados, consistência ligeiramente esfarelada, com um final de boca nitidamente doce. O Roquefort mais "roquefort" é obtido na queijaria Maria Koval - eles respeitam escrupulosamente a receita e a tecnologia de produção, todos os produtos são fabricados de acordo com GOST, de acordo com os requisitos e padrões de qualidade.

Queijo Roquefort leite Maria Koval

Vantagens:

  • Sabor picante e incomparável;
  • As melhores críticas de conhecedores e conhecedores do Roquefort francês.

Desvantagens:

  • Não em redes de lojas em Moscou e na região, compre apenas na loja online.

Cru

Outro nome é coalhada. A receita para cozinhar é descrita na Ilíada de Homero, criada no século VIII aC. e. Lá, o ciclope Polifemo derramava leite de cabra e ovelha em peles e, quando enrolava, espremia a coalhada resultante do soro e pendurava-a em cestos de vime sob o teto de sua caverna. As principais etapas da tecnologia permaneceram inalteradas até agora, o próprio processo foi aprimorado: o leite é aquecido para que coalha, o soro é drenado, a massa da coalhada é amarrada em sacos de linho e suspensa em local fresco para que o líquido restante seja de vidro. A massa resultante é prensada e colocada em uma salmoura especial. Assim, por exemplo, são preparadas as variedades Feta e Brie.

Feta

Variedade semimole à base de leite de cabra e ovelha. O nome "Feta" é traduzido do italiano como "pedaço", "pedaço". A pronunciada "carne salgada" irá realçar bem o sabor da salada de vegetais fresca, em combinação com azeite e manjericão, adicionará sabor picante ao vinho leve. Particularmente popular é um produto de uma aldeia localizada na região de Kaluga - lá, no território da Agrofirm Yaroslavets, há uma queijaria que fornece este e outros tipos de queijo para restaurantes e lojas de Moscou.

Feta agrofirm Yaroslavets

Vantagens:

  • Gosto neutro;
  • Consistência macia, “derrete na língua”;
  • Preço médio de 180 rublos. para 200 g.

Desvantagens:

  • Conteúdo calórico bastante elevado - 290 kcal por 100 g.

Adyghe Home

É preparado de acordo com uma antiga receita circassiana conhecida pelos fabricantes de queijo há centenas de anos. Na década de 50 do século passado, uma produção em grande escala foi lançada na Laticínios Shovgenovsky. Hoje, o melhor queijo Adyghe é produzido pela leiteria Giaginsky, localizada na República da Adiguésia. Seus produtos podem ser encontrados em renomadas redes de lojas de todo o país. Por exemplo, em Perekrestok você pode comprar 300 g de queijo Adyghe a um preço de 190 rublos.

Adyghe Home Giaginsky Dairy Plant

Vantagens:

  • Preço acessível;
  • Composição natural: leite pasteurizado e soro de leite fermentado;
  • O baixo teor de gordura e calórico do produto permite sua inclusão em cardápios dietéticos.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Dicas dos queijeiros: o delicioso queijo Adyghe pode ser preparado sozinho em casa.

Para fazer isso, você precisará de 4 litros de leite (melhor do que o leite caseiro, que ficou por pelo menos um dia na geladeira), um litro de cultura inicial de leite ou kefir e dois potes grandes. Enquanto o leite é aquecido em uma panela, coloque uma peneira preparada forrada com gaze em 3-4 camadas na outra. Assim que o leite começar a ferver, você deve despejar kefir ou massa fermentada nele e misturar. Continue mexendo, se possível, sem reduzir o calor - quanto mais alta a temperatura, mais ativamente o soro se separará.Quando a massa estiver quase fervendo, o soro ficará quase transparente e os flocos de coalhada serão grandes, você pode desligar o fogo e descartar a massa de coalhada em uma peneira. Deixe esfriar um pouco para espremer bem a massa, acrescente sal, ervas ou temperos a gosto e leve para local fresco sob a prensa. Pode ser uma adega fria ou uma geladeira. Depois de um dia, você pode comer.

Brynza

É feito com leite de cabra ou ovelha e é envelhecido em salmoura imediatamente até o momento do consumo. A fábrica de lácteos Krasnogvardeisky na República da Adygea produz queijo feta 100% natural, o que é confirmado pelo centro de testes da Câmara de Comércio e Indústria RF.

Queijo feta da fábrica de laticínios Krasnogvardeisky

Vantagens:

  • Sabor incomum leitoso salgado;
  • 100 g do produto reabastecem as necessidades diárias de cálcio, vitaminas e oligoelementos;
  • Consistência macia.

Desvantagens:

  • É melhor para quem está perdendo peso não se deixar levar pelo queijo feta - ele contém muito sal, o que impede a retirada do excesso de líquidos do corpo.

Conselhos de especialistas: Muitas pessoas cometem os mesmos erros ao escolher o queijo feta, como resultado, o produto comprado só causa decepção. Como resultado, 80 pessoas em 100 irão injustamente eliminá-lo de sua dieta, tendo encontrado produtos de baixa qualidade ou que ficaram estragados de um vendedor desonesto.

Para não se privar do prazer de provar um delicioso queijo feta, é preciso saber o que procurar na hora de escolher:

  • Matéria prima. O Bryndza do leite de ovelha é mais seco e esfarelado, do leite de cabra é mais gorduroso, de consistência homogênea. O queijo feta mais salgado é obtido a partir do leite de vaca. Sabendo disso, poderá escolher o queijo ao seu gosto.
  • Composição. Não deve haver nada no queijo feta, exceto leite, coalho, fermento e sal. Se a composição está repleta de letras maiúsculas E, e o vendedor, batendo no peito, afirma que se trata de "apenas espessantes de leite" - é melhor recusar esse "queijo feta". Muito provavelmente, o produto tem apenas um nome deste tipo de queijo.
  • Cor. O queijo feta fresco é branco. Cinza, amarelo rico ou acastanhado - não é mais queijo feta. Por isso, é melhor comprar queijo feta sem aditivos na forma de azeitonas, ervas e azeite - tudo isso pode ser apenas uma comitiva mascarando a cor de um produto nada fresco.
  • Consistência. O queijo correto não tem crosta porque deve ser vendido em salmoura. Se houver crosta, significa que o queijo está à espera do comprador há muito tempo e, provavelmente, está deteriorado.

Se você levar isso em consideração, a probabilidade de comprar um bom queijo aumentará significativamente.

E, finalmente, notícias: de 9 a 11 de agosto de 2020, o Festival do Queijo anual acontecerá no distrito de Istra, no qual os fabricantes incluídos na revisão de hoje, e muitos outros, farão parte - os fazendeiros-fabricantes de queijo russos estão cada vez melhores em alimentar seus compatriotas com queijos de alta qualidade de sua própria produção.

Todos terão a oportunidade de ver com os próprios olhos que tipo de queijos existem, saber qual é o melhor de cada empresa e comprar o que mais lhes agrada. Os consultores de vendas terão prazer em aconselhá-lo sobre como escolher o modelo certo.

As tecnologias são dominadas, complementadas e melhoradas com sucesso, novas receitas originais são criadas. Mesmo agora, passados ​​5 anos, é perceptível que os produtores de queijo russos compreenderam o principal: como fazer arte de fazer queijo, e não apenas um processo de produção no âmbito da substituição de importações. A julgar pela demanda por produtos e críticas entusiásticas não apenas de amadores, mas também de gourmets, eles conseguiram.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *