☕ Os melhores grãos de café arábica para 2020

0

Todo amante de café pode colocar sua assinatura sob a frase dita por Voltaire: "Se o café é um veneno, então eu mesmo estou morrendo por causa disso há mais de meio século."

Informação útil

Sem esta bebida naturalmente revigorante, muitos habitantes da população adulta do planeta não conseguem imaginar o começo do dia. Conversar enquanto toma uma xícara de café é uma ótima maneira de melhorar seu humor. Os verdadeiros amantes do café preferem beber uma bebida natural preparada em uma máquina de café ou um Turco. Não instantâneo ou, pior ainda, bebida de café!

História

Muitos já ouviram falar de variedades de café como Arábica, Robusta, Liberica. O mais famoso é o Arábica. Até o século 20, apenas essa variedade era conhecida em todo o mundo. Sua terra natal é a Etiópia, o cafeeiro tem o nome científico de Coffea arabica. Essa variedade é conhecida desde VI e também foi cultivada no Iêmen. A árvore cresce a uma altitude de 2.000 m, em encostas vulcânicas e montanhosas. Acredita-se que o café puro contém mais cafeína.

Após a estação das chuvas, o cafeeiro começa a florescer e leva 9 meses para o fruto amadurecer. Portanto, pode haver flores e frutos na árvore ao mesmo tempo. Esta circunstância força a colheita manual para não danificar as flores. Por exemplo, no Brasil, são utilizadas ferramentas especiais para a colheita, com a ajuda das quais sacudem os frutos do café das árvores até o solo.

Depois disso, eles são varridos e limpos de detritos. A produtividade do café é baixa, apenas 1 kg de fruta pode ser colhido de uma árvore. As árvores não toleram baixas temperaturas e são muito suscetíveis a pragas. Vários preparados são usados ​​para destruí-los, o que aumenta os custos do cultivo, o que acarreta um aumento no custo do produto final. Como resultado da seleção, obtêm-se espécimes mais resistentes.

O sabor da bebida final é influenciado pelo manuseio e transporte da matéria-prima. Por exemplo, após um transporte de longo prazo em clima quente, o sabor pode mudar para pior. Portanto, a proximidade do porto marítimo também afeta as características de qualidade do café.

O número de espécies de Arábica chega a cinco dúzias.

Os principais tipos de arábica

O sabor dos diferentes tipos de café depende das características climáticas, da colheita e posterior processamento dos grãos.

  • O Bourbon é o mais parecido com o primeiro do mundo, cultivado na Etiópia há mais de 1000 anos. O nome da espécie é derivado do local de origem - Ilha Bourbon (atual Reunião em francês). As melhores variedades da América Latina vêm desta espécie. O bourbon amarelo cresce no alto das montanhas do sudeste do Brasil. A variedade não passa por cruzamentos, seus frutos têm casca delgada, o que ajuda a secar os grãos direto nos galhos. Os grãos maduros têm uma tonalidade amarelada - isso se reflete no nome. A variedade é considerada a melhor, tem sabor rico e equilibrado.
  • Metade de todo o café cultivado no Brasil é Bourbon Santos - o padrão do sabor do café. A bebida tem um sabor delicado de chocolate. Nos primeiros 4 anos, as árvores dão frutos muito pequenos, mas o café delas é de alta qualidade com um aroma suave. Diversas variedades de Arábica são cultivadas no Brasil. Esta espécie tem um tamanho de grão pequeno com uma alta porcentagem de cafeína e um sabor de nozes.
  • Jamaica Blue Mountain é elite e cara.As plantações cobrem as encostas da Montanha Azul da Jamaica. O café tem um sabor suave com aroma a cachaça, que surge do facto de, segundo a tradição, os grãos serem transportados habitualmente em barricas de madeira por baixo desta bebida. Essa variedade é especialmente popular no Japão. 80% da safra é entregue ao país.
  • Nepal Everest Organic é raro e exclusivo. Uma plantação de cafeeiros surgiu em 1994 no Nepal, criando condições favoráveis ​​para eles. A bebida tem um sabor azedo com sabor azedo e nozes.
  • Kopi Luwak é um café muito caro e exclusivo. É cultivado na Indonésia, bem como nas ilhas de Java e Sumatra. O café fermentado tem um aroma único de caramelo com notas de chocolate. O incomum é a forma como os grãos são processados. Eles passam pelo estômago de animais locais, luvaks, são processados ​​com civeta. Os animais selecionam frutas de uma maturidade e as comem, então elas saem naturalmente.
  • Na ilha de Sumatra são cultivados cafeeiros cujos frutos se distinguem pela força e pelo aroma. O cheiro tem adstringência e gosto de pão. Os grãos são processados ​​a seco ao ar livre e a casca é limpa manualmente.
  • No Quênia, as encostas do Kilimanjaro são condições ideais para o cultivo de grãos premium. O sabor depende do grau de assado, por isso costuma ser vendido em verde, para que todos possam experimentar o seu gosto.
  • Na Etiópia, dois tipos são notados: Yorgachef com um gosto delicado e aroma de vinho e Harar com um sabor que depende do local de cultivo e método de armazenamento, pode ser frutado ou picante.
  • A mais antiga variedade de café mocha é cultivada nas montanhas do Iêmen. Esta é uma espécie de elite, é muito procurada, embora os grãos sejam pequenos e quebrados.
  • Um tipo de Arábica elite é cultivado no Havaí, uma das populares classes premium.
  • No Peru, nos Andes, cultivam-se frutas rotuladas como "orgânicas", sem adição de produtos químicos ao solo. A bebida tem aroma leve com notas frutadas.
  • Na Zâmbia, são colhidos grãos de arábica do tipo Lupeli, com gosto de caramelo, laranja amarga, ervas.

A grande maioria dos grãos de café comercialmente disponíveis é uma mistura de 80% de grãos arábica. 100% é um sabor ácido delicado devido ao baixo teor de cafeína.

Benefícios do Arábica

No volume total das exportações de café, o arábica é de 70%. Por que essa variedade é mais popular do que o Robusta? Aqui estão os destaques:

  • Sabor brilhante e requintado com aromas diversos, dependendo do local de crescimento;
  • Baixo teor de cafeína;
  • A amargura não é pronunciada;
  • A bebida tem um sabor doce e saboroso de nozes de longa duração.

As duas variedades principais diferem na forma como são cultivadas. O Robusta é considerado uma variedade selvagem, pois não requer cuidados especiais. Arábica requer a participação humana no processo de amadurecimento e colheita. Os cafeeiros dessa variedade crescem a uma altitude de até 2.000 m, e o robusta nas várzeas, suas árvores chegam a 6,5 ​​m de altura, enquanto os cafeeiros arábica chegam a 4,5 m de altura.

No Arábica, os grãos são ovais, e no Robusta os frutos são menores, redondos.

Ao escolher o Arábica, você precisa prestar atenção:

  • para o país de origem;
  • que aromas acompanham a bebida preparada.

Por exemplo, o Arábica africano tem um sabor multifacetado: frutas tropicais, uvas, especiarias, caramelo. Para o máximo sabor do café, é necessário preparar grãos recém-torrados, sendo aconselhável adquiri-los do fabricante e não do supermercado.

Sobre armazenamento e grau de torrefação

O feijão verde é recomendado para uma longa vida útil. Sem processamento, esse café pode ser armazenado por até 2 anos. A exposição à temperatura acelera os processos químicos.

O nível de cafeína e a liberação de óleos essenciais são influenciados pelo grau de torração. Existem 5 etapas:

  • leve ou escandinavo;
  • médio;
  • escuro médio;
  • Sombrio;
  • Forte.

Grãos de café torrados leves

Com este método, os grãos são aquecidos a 180 a 250̊ graus por 2 a 5 minutos e tornam-se amarelados ou castanhos claros. As frutas perdem parte da umidade e a sacarose se transforma em caramelina.

Os assados ​​leves incluem:

  • Canela (Canela assada) - geralmente são variedades baratas, os grãos moídos são fermentados diretamente na xícara, a bebida tem aroma de ervas, adstringente, azedo;
  • A torrefação da Nova Inglaterra é destinada a fermentação em xícara, prensa francesa, sabor azedo;
  • Americano (torrado americano) pode ser feito na cafeteira, tem um leve sabor;
  • City (torrado urbano) é adequado para a máquina de café. O sabor é ligeiramente torrado, caramelo.

"Excelso"

Café colombiano, cultivado nas encostas da Cordilheira a uma altitude de 1350-2000 m. Excelente sabor equilibrado com acidez e amargor moderados. Excelso faz jus ao seu nome, pois é traduzido do espanhol como excelente.

Os grãos colombianos são classificados por tamanho. A variedade Excelso é um pouco menor que a Supremo, e o sabor não é diferente.

Roast: Bebida americana de caramelo com nozes e notas de chocolate.

Um pacote com uma válvula de 1 kg custa 1.900 rublos.

Feijão arábica Gutenberg Excelso

Vantagens:

  • Excelente sabor suave com leve amargor;
  • Pode ser fermentado em turco, cafeteira, cafeteira géiser.

Desvantagens:

  • não.

"Nairobi"

O café queniano foi reconhecido há não muito tempo, há cerca de 100 anos começou a ser cultivado. Durante esse tempo, o Arábica local ganhou reconhecimento em muitos países devido à sua alta qualidade. Para as árvores no Quênia, as condições ideais: solo fértil, umidade e calor. A colheita é feita manualmente, classificada. Os grãos são vendidos em leilão.

A qualidade é monitorada pelo Departamento de Café do Quênia. Apenas grãos grandes são exportados, então os compradores podem ter certeza da qualidade. No paladar, nota-se um retrogosto de citrinos ácidos e groselha.

O café pode ser comprado na loja online em vários pesos. Preço médio de 340 a 640 rublos. por 100 g

Feijão arábica "Nairobi"

Vantagens:

  • Qualidade excelente;
  • Escolha da quantidade.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

A marca de café Jardin é produzida pela empresa de São Petersburgo Orimi Trade, representante da fábrica suíça Jardin Cafe Solution S.A. A qualidade é de alto nível, graças ao qual a bebida ganhou grande popularidade.

Jardin Café Eclair

Feijões arábica selecionados de Honduras, Brasil, Colômbia. Torrefação leve dá notas de biscoito, aroma requintado. A qualidade da torrefação é monitorada por um sistema de controle automático.

Os grãos são vendidos em uma bela embalagem de 250g, o preço é de 246 rublos.

Feijão Arábica Jardin Café Eclair

Vantagens:

  • Assado de qualidade;
  • Gosto equilibrado;
  • Preço.

Desvantagens:

  • não.

Assado médio

Os grãos adquirem então cor escura com superfície oleosa. Full City Roast inclui cidade completa e vienense. O café fermentado tem um aroma doce e azedo brilhante.

Cafecom Galapagos Gourmet

 

O café equatoriano é cultivado nas Ilhas Galápagos (reserva natural) a uma altitude de 300-400 m acima do nível do mar em solo ecologicamente limpo. Esta variedade rara está sob a proteção da UNESCO, como planta endêmica (crescendo em uma determinada área).

Sabor rico e equilibrado com leve acidez e final longo de frutas cítricas, flores da montanha, especiarias. Os grãos moídos podem ser usados ​​para preparar uma bebida em um turco, uma cafeteira géiser, uma máquina de café ou uma prensa francesa.

Embalagem a vácuo com válvula especial. 400 g custa 1480 rublos.

Café Arábica Café Galápagos Gourmet

Vantagens:

  • sabor único;
  • Embalagem a vácuo.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

Qualita oro

Uma "mistura dourada" de grãos de café selecionados da América Central e do Brasil. O café fermentado tem um aroma floral e frutado. O sabor é persistente e doce, com ligeiro azedume.

Embalagem a vácuo com válvula. Preço para 1 kg - 1190 rublos.

Feijão arábica Qualita Oro

Vantagens:

  • sabor suave agradável;
  • assado de alta qualidade.

Desvantagens:

  • não.

Montanha azul

Os pés de café crescem nas encostas da Blue Mountain na Jamaica e são considerados os mais altos. As plantações são cercadas por pomares. Os frutos maduros são colhidos várias vezes ao ano à medida que amadurecem. A bebida finalizada tem um sabor delicado com notas frutadas e de nozes.

A variedade é considerada elite; para preservação a longo prazo, os grãos são submetidos a um tratamento térmico lento.

Os grãos são vendidos em embalagem a vácuo com válvula de liberação de ar e são acondicionados em barris. O preço de 1 kg pode subir até 15.000 rublos.

Feijão arábica Blue Mountain

Vantagens:

  • gosto nobre e refinado;
  • embalagem diferente.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

Café expresso

Uma mistura de grãos arábica, coletados em 6 regiões da América Central, Brasil, África. O tratamento térmico lento dos frutos do café permite manter um sabor rico e brilhante. Os grãos são acondicionados em latas de metal e, em vez de ar, o espaço livre é preenchido com gás inerte - isso aumenta a vida útil.

Produzido na Itália, um pacote de 1 kg custa 1.290 rublos. recomendado para máquinas de café.

grãos arábica Caffe Espresso

Vantagens:

  • ótimo café expresso;
  • preço acessível.

Desvantagens:

  • não encontrado.

Assado forte

Quando profundamente torrados, os grãos são de cor marrom escuro, com leves manchas oleosas. O assado francês é uma qualificação europeia. Há também um grau superior - espanhol ou francês escuro.

Xícara de sobremesa

Uma combinação equilibrada de grãos selecionados da América Central e da África. O café é torrado com a tecnologia Thermo Two (torra em tambor com convecção), que permite obter uma torra uniforme com preservação do aroma. O café fermentado é rico com um nobre acidez frutada, e o sabor amargo como o mel é preenchido com o aroma de uma sobremesa.

Embalagem de café Jardin sem acesso ao ar Livre de oxigênio. Custo de 500 g - 461 rublos.

Xícara de sobremesa de feijão arábica

Vantagens:

  • sabor revigorante de café fresco;
  • preço.

Desvantagens:

  • não.

Illy dark

Selecionado 9 variedades de grãos de café arábica com torrado escuro. Isso dá ao café italiano um sabor rico e profundo com um gosto residual achocolatado. O café é selado em uma embalagem hermética usando um método de pressurização original que permite preservar o sabor único do café Illy.

O custo de uma lata de 250 g é de 619 rublos.

feijão arábica Illy escuro

Vantagens:

  • sabor rico;
  • preço acessível.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Barista Art Botticelli

Barista é o maior fornecedor de café verde para a República da Bielo-Rússia. Os especialistas da empresa examinam a qualidade da fruta em laboratório e controlam todo o processo de torra.

Os grãos de café Art Botticelli são cultivados no Brasil e na Etiópia e têm uma torra escura. O café fermentado tem gosto de chocolate, baunilha, nozes e caramelo com um sabor residual de cacau. É usado para fazer café expresso Americano. Embalagem flexível com válvula de desgaseificação.

O custo de 1 kg é de 1250 rublos.

Feijão arábica Barista Art Botticelli

Vantagens:

  • sabor e sabor agradáveis;
  • embalagem conveniente.

Desvantagens:

  • Não encontrado.

Julius Meinl Wiener Mokka

O "Vienna Mocha" da austríaca Julius Meinl é 100% Arábica de plantações brasileiras. O assado escuro vienense dá à bebida um sabor intenso e uma espuma cremosa de nozes. Os grãos de café são embalados a vácuo.

Um pacote de 250 g custa 537 rublos.

feijão arábica Julius Meinl Wiener Mokka

Vantagens:

  • sabor rico de café preparado;
  • grãos de qualidade.

Desvantagens:

  • não.

O café é uma bebida, sem a qual muitas pessoas não conseguem imaginar seu café da manhã. Esperamos que nosso artigo tenha ajudado a aprender algo novo sobre a bebida e a elite de sabores, variedades únicas de Arábica.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *