‍♂ Os melhores defletores de ventilação para 2020

0

Um defletor é um bico que é montado em um exaustor, chaminé, carro, o que aumenta o fluxo de ar de dentro para fora.

São inúmeras as propostas de aparelhos de ventilação, diferentes em forma, funcionalidade e custo, por isso trataremos de suas características e finalidade, além de considerar os critérios para a escolha de uma bica de ventilação. Os editores do site "Ya Nashla" oferecem uma visão geral dos melhores defletores de ventilação para 2020.

Defletor - o que é

A ventilação interna é necessária para criar um microclima normal. A instalação de ventilação é uma solução razoável para este problema. Mas o capô pode nem sempre funcionar bem por diversos motivos, portanto, para aumentar a tração através do sistema de ventilação, defletores são instalados adicionalmente nele.

Em linguagem simples: O defletor é um bocal, uma coifa na abertura de ventilação, que facilita a entrada de ar e a liberação dos produtos da combustão.

Não requer uma conexão elétrica, operando com energia eólica natural.

Inscrição

Os defletores têm várias áreas funcionais:

  • ativação e aumento da circulação dos fluxos de ar;
  • aumentar o desempenho geral do sistema de ventilação em 20%;
  • proteção contra a formação de empuxo reverso, acúmulo de gordura nas paredes do compartimento de ventilação;
  • proteção contra a entrada de precipitação atmosférica na mina de ventilação e a formação de consequências negativas de sua entrada;
  • bloquear a entrada de pequenos objetos, entulhos, pássaros, poeira, folhas, etc;
  • como extrator de fumaça;
  • amortecedor de faísca.

Essa. ao instalar este dispositivo, muitas tarefas são resolvidas de uma vez.

Dependendo do projeto, seu uso é possível em vários casos:

  • telhado - em chaminés em casas particulares (com caldeiras, lareiras, fogões), em telhados de edifícios de vários andares, instalações industriais, garagens e outros edifícios;
  • cave - para circulação de ar em porões, remoção de umidade, radônio (gás radioativo perigoso para a saúde humana), reposição de ar fresco;

  • automóvel - interrompe o fluxo de ar externo e o perigo de vários objetos entrando na rota, sujeira, partículas de poeira, areia, precipitação. Colocado nas janelas laterais, no tejadilho, no vidro traseiro, por cima dos faróis. O tamanho e a curvatura dependem do modelo do carro ao qual se destina.

  • Para condicionadores de ar - telas defletoras que refletem o fluxo de ar da instalação para as paredes ou teto (usando uma determinada inclinação), distribuindo o fluxo uniformemente por toda a sala.

  • Em ambientes internos - montados em ambientes internos, difundindo o fluxo de ar fresco e evitando correntes de ar. A velocidade do deslocamento interno do ar aumenta sem a necessidade de uma tiragem.

Como funciona, o princípio de ação

O princípio de funcionamento dos defletores de ventilação para salas é simples e baseado nas leis da física. As correntes de ar do vento, curvando-se ao redor da cerca (duto de ventilação, tubo, avião) de diferentes lados, criam ar rarefeito ao redor dela e uma zona de baixa pressão. É graças à zona criada que a tração do compartimento de ventilação é aumentada.

Sem um defletor, durante um vento forte, a ventilação é bloqueada do exterior pela forte pressão de ar criada, e a saída dos gases internos formados torna-se difícil. Não há tiragem, o funcionamento do fluxo de ar é difícil. O defletor diminui a pressão externa, forçando os gases acumulados no interior a escapar.

Como funciona o defletor de telhado

Existe um tipo básico de dispositivo defletor de teto, que são:

  • corpo - feito em forma de anel ou cilindro. A peça corta um fluxo direto de ar em movimento. Uma baixa pressão atmosférica é criada dentro dele. Ele é conectado ao difusor por meio de várias montagens.
  • O difusor é uma peça em forma de cone com um cone truncado. É pela parte truncada que ele se liga ao corpo, com uma extensão na parte superior. Uma vez dentro, o movimento do ar diminui e se ramifica.
  • Um capuz ou guarda-chuva é a parte superior de todo o dispositivo. O ar do difusor entra nele e a pressão diminui. Conecta-se diretamente ao difusor com fechos para proteger o interior.

Esses elementos, combinados em uma única estrutura, criam um poderoso amplificador de tração.


O que são

De acordo com o formato da tampa externa, os defletores têm a forma:

  • plano;
  • semicircular;
  • dispositivo de empena.

Por design, os exaustores são divididos em vários tipos:

  • estático (estacionário) - o tipo mais simples que você mesmo pode fazer;
  • estático com ventilador - um ventilador de ejeção é instalado sob a cobertura fixa do vento. Depois que um sensor especial detecta uma diminuição na tiragem, o ventilador é ligado para continuar funcionando.
  • Giro - feito como um cata-vento, gira dependendo da direção do vento.
    Rotativo ou turbo - com elemento rotativo. Sua base é fixa (estática), e o guarda-chuva, composto de lâminas, gira.
  • Cone duplo - eficaz em casos de reflexão do guarda-chuva do fluxo de ar. Um dos guarda-chuvas fica mais baixo em relação ao outro e desempenha a função de retirar o ar do ambiente. Ambos estão ligados a uma base comum.

Os designs populares incluem:

  • TsAGI

Desenvolvido por especialistas do Central Aero Hydro Dynamic Institute - um bico universal. Baseado no uso de uma tampa em forma de cone que proporciona maior tração em uma base redonda ou retangular. Funciona melhor a uma altura de 1 - 1,5 m do telhado. A operação ininterrupta ocorre mesmo com ventos fortes.

As vantagens indiscutíveis incluem:

  1. proteção contra precipitação atmosférica da parte superior do tubo ramal (seção do tubo base);
  2. prevenção da formação de retrocesso;
  3. na saída dos gases frios, é possível substituir as peças de aço por peças de plástico, com economia parcial.

As desvantagens incluem:

  1. dependência do trabalho na direção do fluxo de ar externo;
  2. no inverno, a superfície interna das peças pode ser coberta com uma crosta de neve e bloquear a passagem.
  • Turbo -, em forma de bola com rotação

Turbo defletor ou turbina rotativa. A ação ocorre devido às lâminas rotativas da parte superior esférica, fixadas na base.

  • Astato - gatilho aberto, tipo estatodinâmico

Modelo de dupla ação da marca francesa Astato. A tração é aumentada pelas correntes de vento e um ventilador embutido.

  • Grigorovich - um dispositivo clássico simples

Os materiais de produção são chapa galvanizada, aço ou metal especial para caldeiras, com 0,5 mm de espessura.A base em forma de cone truncado consiste em várias seções de tubos, um cilindro superior (difusor) colocado sobre ele, uma placa de dois guarda-chuvas (um boné e um cone reverso) e suportes. A desvantagem deste projeto é a redução do seu trabalho em condições da direção do vento de baixo.

  • Volpert-Grigorovich

Um modelo mais complexo baseado no acima. Difusor, cone reverso e tampa são combinados.

  • Cata-vento - mecanismo de giro aprimorado

Faz curvas seguindo a direção do vento, como uma vela. Como resultado, a tração é aumentada, a ventilação é formada e as faíscas são evitadas. A proteção adicional é fornecida pela aba, que também gira.

As partes constituintes da estrutura são:

  1. elemento semicilíndrico para criar um obstáculo ao vento;
  2. amortecedor - proteção contra detritos externos;
  3. vela de lona - para criar rotação do vento;
  4. dispositivo de fixação do sistema;
  5. o eixo principal é para fixar todos os componentes.
  • Tipo H

Adequado para uso em edifícios industriais e industriais. O nome vem da semelhança externa do defletor com a letra n. Um tubo horizontal é preso à base do dispositivo, ao longo das bordas do qual existem dois tubos verticais. Uma característica especial é a ausência de tampa protetora devido à sua inutilidade e operação eficiente em qualquer direção do vento.

  • "Dente de fumaça"

Difere na forma de instalação. A instalação ocorre na porta de entrada de fumaça. Uma extremidade do dispositivo é conduzida para fora, atrás da parede da sala. O segundo está na superfície do telhado. Este tipo não requer elevação acima do telhado. Com a ajuda de uma instalação de tal desenho, torna-se possível regular o aumento ou diminuição no fluxo das massas de ar.

  • Rodada "Volper"

Um análogo modificado do defletor TsAGI. Ele tem uma diferença: uma tampa protetora em forma de cone, localizada acima do difusor. Desempenha funções de proteção contra precipitação, detritos, poeira, folhas, pequenos roedores. O resto dos designs são semelhantes.

  • Khanzhonkova

Uma base fixa é instalada ao redor do tubo. Um bico em forma de placa é conectado a ele na parte superior. Serve como peça extensível e proteção contra a precipitação.

  • Série DS

Um tipo de defletor estático que se parece com Astato. Ela difere na fixação fixa de todas as partes estruturais constituintes. Um guarda-chuva truncado em forma de cone está preso a uma base fixa, acima dele há outro do mesmo tipo. Eles estão localizados distantes um do outro e são presos ao longo de todo o diâmetro com uma tela de malha. O capô em forma de cone completa o design.

  • Porão

Instalado para ventilação e redução de umidade em porões. Tem a aparência de um tubo em forma de L, cujo comprimento pode ser alterado construindo ou serrando.

Material para fazer

Os defletores são diferenciados pelo material de fabricação:

  • plástico - devido à fragilidade da estrutura, não são comuns;
  • metal revestido de plástico - uma opção mais durável e visualmente atraente;
  • metal - um metal especial para caldeiras, mais caro, mas altamente resistente à queima por fluxo de ar quente;
  • o aço galvanizado é o tipo mais comum devido à sua praticidade e custo;
  • alumínio - outro tipo de material popular, com boa relação qualidade / preço;
  • o cobre é um material caro, portanto raro.

Dimensões

As dimensões do defletor devem coincidir com as dimensões do duto de ventilação para que funcione de forma eficiente.

As dimensões necessárias para todo o dispositivo podem ser obtidas por meio de cálculos simples, que requerem o conhecimento apenas do primeiro valor - o diâmetro da escotilha:

  • 1,7 * diâmetro de incubação = altura de toda a estrutura;
  • 1,8 * diâmetro do nascimento = tamanho da tampa;
  • 2 * diâmetro de incubação = largura do difusor.

Depois de receber os dados necessários, você pode adquirir ou fazer sua própria estrutura de ventilação para o seu nicho.

Por conveniência, os defletores pré-fabricados recebem números de 3 a 10, correspondendo ao tamanho do nicho em decímetros. Assim, a retirada do fluxo de ar do duto de ventilação é levada em consideração.

Instalação

As regras para instalação de defletores de ventilação são apresentadas no documento normativo SNiP 41012003, que indica suas dimensões permitidas e a altura do ponto de fixação.

A junção do defletor com o eixo pode ser:

  • flangeado - um produto acabado redondo ou quadrado com orifícios para parafusos, garantindo uma conexão firme;
  • retangular - utilizado no caso de base quadrada do defletor;
  • redondo - o mais comum, devido ao uso mais frequente de um tipo de base redonda.

Recomendações de instalação:

  • a unidade de ventilação deve ser acessível para fluxos de ar em diferentes direções;
  • a altura da estrutura deve exceder a altura da cumeeira em 1,5 m (altura ideal para melhor eficiência);
  • não ser instalado na área de sombras aerodinâmicas (espaço morto entre edifícios com a formação de fluxos de ar rotativos).

Os defletores podem ser fornecidos montados ou desmontados, portanto, antes da instalação, deve-se montá-los primeiro.

Você pode fazer isso sozinho em apenas algumas etapas:

  • instale a parte inferior no orifício de ventilação, fixe com parafusos ou porcas;
  • em seguida, o difusor é conectado (usando uma braçadeira);
  • fixação da tampa com ou sem cone invertido por meio de um suporte.

Ideal quando a abertura e o defletor são do mesmo tamanho.

Mas se a coincidência for problemática por algum motivo, o buraco existente pode ser reduzido usando um fio de aço previamente destorcido e enrolado em torno dele.

O que procurar

  • Além disso, o defletor deve atender a todos os parâmetros de projeto adotados no documento TU 36233780.
  • Se a liberação de massas de ar agressivas for esperada, um defletor de ferro galvanizado não é usado.
  • Para reduzir a tiragem durante ventos fortes, é aconselhável instalar uma válvula na frente do defletor.
  • Um cálculo preliminar da temperatura do ar do compartimento de ventilação permitirá que você escolha o material correto com o qual a unidade é feita.

Reparos

O correto funcionamento do sistema de ventilação, como qualquer outro dispositivo, deve ser monitorado.

Um mau funcionamento do sistema será relatado por:

  • o cheiro de umidade, putrefação, debate;
  • o aparecimento de infecções fúngicas de mofo em locais apropriados com alta umidade (atrás da pia, no banheiro, atrás de armários, mesinhas de cabeceira) e em locais abertos (em paredes, tetos);
  • condensação (em janelas, paredes, superfícies de móveis);
  • umidade e frieza - especialmente sentidas nas coisas armazenadas na sala;
  • dificuldades no suprimento de oxigênio e, conseqüentemente, dificuldade em respirar;
  • o próprio sistema pode emitir um zumbido ou estalos surdos, exalando um cheiro de queimado.

Não só o microclima interno da sala depende do bom funcionamento de todo o sistema de ventilação, mas também da segurança de estar nele, pois os produtos da combustão podem começar a se acumular e provocar complicações no trato respiratório.

Se notar o aparecimento desses sinais, é necessário diagnosticar, identificar e eliminar as causas da falha ventilatória.

Solução de problemas

Sem dúvida, recorrer aos serviços de um especialista nesta matéria é da maior prioridade.

Mas é possível realizar o diagnóstico preliminar usando um dos seguintes métodos:

  1. em um dos quartos uma janela / janela se abre ligeiramente. E uma folha de papel é levada para a grelha de ventilação. Ele é sugado e mantido na grade durante a operação normal.
  2. Para obter um resultado mais preciso, o uso de um dispositivo especial - um anemômetro - ajudará. Com sua ajuda, a taxa de fluxo de ar é medida.
    Correlacionando-o com o diâmetro do eixo, um cálculo preciso da vazão é obtido a partir dos dados de uma tabela especial.
    Ou usando a fórmula: Q = V * S * 360
    V - leituras do anemômetro;
    S é a área do orifício de ventilação;
    Q é o volume do fluxo de passagem.

O resultado é comparado com as taxas de circulação aceitas:

  • na cozinha - 60 metros cúbicos / hora;
  • no banheiro e banheiro - 25 metros cúbicos / hora.

Agora, vamos considerar as causas mais comuns de quebras, são elas:

  • instalação incorreta da unidade;
  • operação inadequada;
  • ignorar medidas preventivas;
  • dano mecânico;
  • processo de corrosão;
  • resistência ao desgaste reduzida;
  • entupimento de detritos;
  • o compressor está com potência insuficiente ou avaria;
  • ineficiência de filtros, etc.

Os motivos listados podem levar à falha do sistema de ventilação e interrupção de todo o processo de circulação.

Por conta própria, recomenda-se a realização apenas de pequenas reparações, manutenção preventiva e limpeza das paredes da mina de ventilação, sem intervenção grave e desmontagem da estrutura.

Para não cometer erros significativos, a melhor solução seria chamar o mestre.

Defletor faça você mesmo

Um modelo de bocal de ventilação de desenho simples, sem mecanismos complexos, é perfeitamente possível criá-lo você mesmo, tendo adquirido um material de construção adequado e preparado as ferramentas necessárias:

  • roleta;
  • Tesouras para trabalhos em metal;
  • moedor;
  • broca;
  • um conjunto de chaves;
  • parafusos, braçadeiras, porcas.

Um plano passo a passo para fazer e instalar um defletor com suas próprias mãos:

  • realizamos um desenho do projeto selecionado, com a designação de todas as dimensões relevantes;
  • transferimos as partes obtidas do produto para cartão em tamanho real, recortado;
  • usando modelos de papelão, nós os duplicamos em uma folha de aço;
  • conectamos os espaços vazios resultantes com parafusos, porcas, suportes da maneira prescrita (veja acima);
    instalar no telhado.

Agora resta desfrutar do trabalho de uma estrutura devidamente montada e crescer aos olhos das famílias e aos seus próprios.

Para criar uma versão econômica do bocal da chaminé, você pode optar pelo dispositivo Grigorovich ou um modelo simples de cata-vento.

Classificação de defletores de ventilação de alta qualidade populares entre os compradores

Defletor de telhado / D 200 mm, aço galvanizado

  • Fabricante: Rússia;
  • Material: aço galvanizado;
  • Custo médio: 792 rublos.

Dispositivo de ventilação da marca russa "Aeroblock", que fabrica filtros, silenciadores, conectores flexíveis, válvulas de ar e muito mais.

O defletor é feito de aço galvanizado com 0,5 mm de espessura. Sua altura é de 34 cm; diâmetro do cilindro - 40 cm, com uma altura - 24 cm. Peso 4 kg, adequado para instalação em uma saída de ar com um diâmetro de 20 cm.

O design consiste em uma base redonda, um difusor em forma de cone com uma borda truncada, um guarda-chuva.

O produto ajudará a aumentar os desejos, proteger contra poluição, detritos, pequenos animais e precipitação natural.

Defletor de telhado / D 200 mm, aço galvanizado

Vantagens:

  • tração aumentada;
  • material anti-corrosão;
  • proteção contra contaminação externa;
  • versatilidade de design;
  • espessura do material.

Desvantagens:

  • preço;
  • o diâmetro não é adequado para todos os compartimentos de ventilação.

Cume defletor Alipai / 75 para ventilação do telhado

  • Fabricante: Rússia-Finlândia;
  • Custo médio: 2.500 rublos.

Este modelo de uma empresa russo-finlandesa é feito em 3 versões - 31 cm, 38 cm, 43 cm. O diâmetro dos tubos, respectivamente, é 11 cm; 7,5 cm; 16 cm.

Esta é uma boa oportunidade para selecionar o tamanho necessário do produto aeronáutico para a abertura de ventilação existente.

Peso do defletor - 0,8 kg, cor marrom, que é universal em produtos deste tipo.

A base de dois planos inclinados permite a instalação do defletor na cobertura com um ângulo de inclinação de 27 graus. A instalação é realizada diretamente sob as telhas.

Cume defletor Alipai / 75 para ventilação do telhado

Vantagens:

  • boa aparência;
  • a capacidade de escolher um tamanho adequado;
  • eficiência;
  • leveza;
  • compacidade.

Desvantagens:

  • caro.

Saída de ventilação Wirplast / K88-2 não isolado D125 marrom

  • Fabricante: Polônia;
  • Preço médio: 2665 rublos.

O tipo de defletor não isolado (não isolado) da marca Wirplast é feito para a possibilidade de ventilação de ambientes, cozinhas, banheiros, esgotos.

Tubo de ventilação com diâmetro de 12,5 cm e altura de 50 cm, fabricado em polipropileno na cor marrom universal.

Possui camada protetora contra os raios UV. Fixação no telhado acabado.

Instalado em um telhado inclinado.

Saída de ventilação Wirplast / K88-2 não isolado D125 marrom

Vantagens:

  • qualidade;
  • Projeto;
  • eficiência.

Desvantagens:

  • não encontrado.

Defletor inclinado

  • Fabricante: Polônia;
  • Preço médio: 2.400 rublos.

Outro modelo de defletor da marca VILPE ​​/ ALIPA, projetado para instalação em telhados inclinados.

O arejador consiste em uma tampa que protege o dispositivo e a sala ventilada da precipitação.
Diâmetro do defletor: 11 cm, largura da passagem: 48,8 cm, comprimento da passagem: 58,3 cm, altura total: 68,6 cm.

Defletor inclinado VILPE ​​/ ALIPA

Vantagens:

  • qualidade de proteção;
  • produtividade;
  • Belo design.

Desvantagens:

  • caro;
  • adequado para uma opção de telhado.

Teto defletor / TD-150, aço inoxidável.

  • Fabricante: Rússia;
  • Material: st. aço;
  • Preço médio: 3315 rub.

Turbo defletor de telhado para ventilação de salas, lavatórios, caves, garagens privadas.

Grande seleção de tamanhos para diferentes diâmetros de dutos. O fabricante dá garantia de 1 ano para o produto.
Fabricado em aço inoxidável, funciona silenciosamente. Instalado em instalações residenciais de vários apartamentos e em instalações industriais (quintas, hangares, armazéns, etc.).

Diâmetro: 15 cm A quantidade necessária é calculada em função do tamanho da sala.

Teto defletor / TD-150, aço inoxidável.

Vantagens:

  • bela aparência;
  • trabalho silencioso;
  • material;
  • trabalho contínuo;
  • ventilação efetiva;
  • proteção do compartimento de ventilação.

Desvantagens:

  • tamanho pequeno;
  • preço.

Defletor de base / TechnoNIKOL, marrom

  • Fabricante: Rússia;
  • Material: PVC;
  • Preço médio: 3.000 rublos.

Uma das principais marcas europeias, desde 1992 produzindo materiais para telhados, impermeabilizantes e isolantes térmicos. Expande constantemente a linha de sortimento, atendendo às necessidades do consumidor.

O modelo é projetado para ventilação de garagens, saunas, caves, caldeiras, etc.

Fabricado em policloreto de vinila resistente a álcalis, ácidos, óleos minerais, solventes.

Alta resistência ao fogo (dependendo dos aditivos), resistência ao calor.
Não é alta resistência à geada.

Defletor de base / TechnoNIKOL, marrom

Vantagens:

  • design elegante;
  • facilidade de instalação;
  • eficiência;
  • funções de proteção;
  • regulamento de comprimento.

Desvantagens:

  • preço;
  • não é alta resistência à geada.

Defletor de base Vilpe / Ross-125/135 790311

  • Fabricante: Finlândia;
  • Preço médio: 4024 rublos.

Produto de uma marca finlandesa que fabrica acessórios para telhados e produtos para ventilação interna desde 1970. A empresa começou a utilizar o material PVC para a fabricação de seus produtos, rompendo com o estereótipo da fragilidade desse material.

O defletor de embasamento tem dimensões: no orifício menor D - 12,5 cm, no externo - 13,1 cm, comprimento total - 10,3 cm. Consiste em duas partes tubulares que são conectadas em um único dispositivo em forma de L.

Aparência elegante e ampla gama de cores de cinza, preto, bege, branco e marrom permitem que você combine o dispositivo com a cor da fachada do edifício. A fixação adicional com suportes à superfície do edifício cria uma posição estável para o dispositivo aerodinâmico visualmente frágil. A saída, localizada na parte lateral superior, é protegida por uma grade e impede a entrada de pequenos objetos.

Dimensões compactas não interferem no movimento próximo a ele.

O pacote inclui: defletor; 2 grampos; 4 suportes para parede; um conjunto de porcas, parafusos, buchas, parafusos. A parte horizontal do defletor é conectada à parte vertical, que é então fixada na parede por meio de suportes.

É utilizado para ventilação de instalações, fornecimento de ar fresco e purificação de radônio, perigoso para a saúde humana.

Defletor de base Vilpe / Ross-125/135 790311

Vantagens:

  • facilidade de instalação;
  • ampla gama de cores;
  • bom equipamento;
  • proteção de fatores externos;
  • durabilidade;
  • montagem estável.
  • remoção de radônio.

Desvantagens:

  • requer fixação adicional.

Conclusão

O ar insalubre em uma sala está repleto de problemas de saúde respiratória para seus residentes e a ameaça do desenvolvimento de doenças crônicas, sua exacerbação.

Os defletores desempenham a função de renovação do ar da sala, livrando-a do ar estagnado, removendo componentes de resíduos nocivos, mantendo um microclima saudável.

Um defletor de alta qualidade escolhido corretamente é uma garantia da saúde de toda a família e da segurança da casa. Se você tem experiência no uso dos defletores de ventilação descritos na classificação, ou um modelo mais interessante, compartilhe sua opinião nos comentários.

DEIXE UMA AVALIAÇÃO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Eu li os termos Termo de Acordo do Usuário *